Mab.ko (1992, Paris – França) vive e trabalha em Porto, Portugal. Formou-se em Arquitetura pela Escola Nacional de Arquitetura de Versalhes (2017).
Em sua trajetória, destacam-se o prêmio da Mostra Nacional de Jovens Criadores em Portugal (2022), na categoria Escultura, com a obra “Totem”. Também é fundadora da associação artística e cultural MACS, um espaço de exposições, eventos e atelier para artistas internacionais. Dentre as exposições das quais participou, destacam-se as coletivas e individuais em Portugal, como “Sanctuaire”, no espaço Inguqu, Porto, Portugal (2023). Recentemente, esteve nas residências artísticas Duplex (Lisboa, Portugal, 2024) e GlogauAir (Berlim, Alemanha, 2024).
A prática de Mab.ko está enraizada na pesquisa de um vocabulário pessoal, composto por diversos padrões e formas arquetípicas. Através desse processo, ela procura criar novos símbolos que integrem um inconsciente coletivo, manifestando-se em mitos e rituais. Inspirada em antigos instrumentos místicos ou religiosos, sua obra evoca figuras e objetos sagrados destinados à proteção e contemplação. Mab.ko explora maneiras para ativar esses santuários através da ideia de ritual, buscando estimular a sensibilidade e a memória pessoais.