A exposição “Entre Bordas e Bordados – Desmanchando Limites”, da artista visual Bia Bender, encerra temporada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP) no próximo domingo, dia 22/11. A mostra, que tem curadoria do Coletivo Eco, reúne cerca de 50 obras desenvolvidas com técnicas têxteis. Panneaux / tecidos, esculturas e peças de vestuário são alguns dos trabalhos que poderão ser vistos pelo público.
Continuam na programação do Museu as exposições “Surface” e “Da Humanidade: 100 artistas do acervo”. Devido às restrições impostas pela pandemia, o horário de visitação foi alterado e é obrigatório o agendamento prévio pelo site: https://visitante.agendamento.faap.br/.
Programação até 2021
A exposição “Surface” apresenta, até 31 de janeiro de 2021, obras do fotógrafo Gabriel Wickbold. São séries autorais construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas pelo artista.
A mostra foi reaberta com uma nova sala, denominada SóMóS, com obras exclusivas feitas durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. O artista se reinventou e mergulhou na criação de algo que representasse esse momento de desconexão tátil e traduzisse o desejo da aproximação física.
A série inédita traz obras que exploram uma linguagem híbrida entre a fotografia de estúdio, a manipulação digital e a pintura diretamente sobre a imagem, refletindo sobre o contato, o tato, o isolamento, a incerteza e o escurecimento de vidas.
A exposição “Da Humanidade: 100 artistas do acervo” traz obras que refletem a vida em sociedade. Está dividida em 10 núcleos: identidade, infância, arte, habitat, urbe, labor, ócio, sagrado, cultura e agruras e fica na programação até 4 de julho de 2021.
mostra tem como ponto de partida as ideias expressas por Hannah Arendt no livro “A Condição Humana”, de 1958, no qual a autora faz uma análise sobre o que é específico e genérico do ser humano. Em sua obra, Arendt aponta que todas as três atividades humanas fundamentais – o trabalho ou labor, a obra e a ação ou discurso – estão intimamente relacionadas com a condição mais geral da existência humana: o nascimento e a morte.
Entre as obras e artistas que compõem a mostra estão: “Homem Brasileiro”, de Ernesto de Fiori (1938); “Murmúrios II”, de Hannah Brandt (1981); “Tenista na Praia”, de Gustavo Rosa (1983); e “Encarne e Viva”, de Rodolpho Parigi (2009/2010).
Visitação MAB FAAP
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo
Horário: das 11h às 17h – todos os dias da semana, exceto às terças-feiras
Agendamento de visitas: https://visitante.agendamento.faap.br/
Informações: (11) 3662- 7198
Entrada Gratuita