Semana de formação e capacitação docente FAAP aborda IA na educação 

FOTOS

Rafayane Carvalho / FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Da esquerda para direita: Luis Sobral, CEO da FAAP, Srᵃ Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú, Rogério Massaro, Diretor Acadêmico da FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Como faz anualmente, antes do início do período letivo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) deu start, nesta segunda-feira, à Semana de Formação e Capacitação Acadêmica para professores da Instituição. 

Mais de 200 professores estiveram no primeiro encontro, no Centro de Convenções, que contou com discurso de boas-vindas do CEO da FAAP, Luis Sobral, e depoimento do Diretor Acadêmico, Rogério Massaro, sobre diretrizes, normas e expectativas acadêmicas para 2025, depois de relembrar pontos altos do ano passado como a inauguração do cinema e a da nova ala de audiovisual, a mais completa e tecnológica do país, em um Centro Universitário.   

O convidado de honra da abertura da Semana foi Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú, que fez uma palestra interessante e extremamente necessária e atual sobre Inteligência Artificial na Educação e o papel dela na produção e difusão do conhecimento.  

Durante a apresentação, Saron contextualizou o marco inicial da IA e o seu desenvolvimento ao longo dos anos; destacou a relevância de aproximar as universidades da produção de conhecimento aplicado, especialmente diante das novas fronteiras da IA. Abordou os desafios associados ao uso da IA e as habilidades e competências que são necessárias desenvolver para se tornar protagonista nesse novo cenário. 

“A história da FAAP ilustra uma das formas mais significativas de manter o ser humano no centro desta revolução digital: o encontro entre arte, cultura e educação como pilares para ampliar e fortalecer nossos saberes e conhecimentos”, afirma Eduardo.  

No evento, também tivemos a honra de contar com a presença da Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, e do Diretor-Presidente da FAAP, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon.  

Confira abaixo a programação: 

28 de janeiro (terça-feira) 

9h – Palestra de Psicopedagogia:  

“Conflitos em grupos de trabalho: qual o papel do professor”, com Paula Fava Ditt Lutti 

10h – Intervalo 

10h30 – Palestra sobre Inteligência Artificial 

“ChatGPT e outras ferramentas de IA: exemplos de uso”, com Prof. Marcelo Succi 

14h – Workshop: IA 

“Midjourney e a Geração de Imagens”, com Rodrigo Vieira 

29 de janeiro (quarta-feira) 

9h – Palestra de Psicopedagogia  

“Desafios da inclusão no Ensino Superior. Adaptar é facilitar?”, com Rosana Mendes 

10h – Intervalo  

10h30 – Workshop: IA 

“Engenharia de Prompts”, com Prof. Marcelo Succi  

14h – Práticas Extensionistas 

“Diálogos Apreciativos”, com Prof. Valdir Cimino 

30 de janeiro (quinta-feira) 

9h – Workshop: IA 

“Engenharia de Prompts”, com Prof. Marcelo Succi 

10h – Intervalo 

10h30 – Palestra sobre Inteligência artificial  

“Reflexões sobre o futuro da educação na Era da IA” com Prof. Rodrigo Petrônio  

14h – Workshop: IA 

“Recursos para criação de imagens em movimento”, com Rodrigo Vieira 

31 de janeiro (sexta-feira) 

9h – Planejamento acadêmico das Coordenações 

10h – Intervalo  

10h30 – Planejamento acadêmico das Coordenações 

14h – Planejamento acadêmico das Coordenações 


FOTOS

Rafayane Carvalho / FAAP


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

MasterClass: Insights Exclusivos sobre Projetos Vencedores do Prêmio Master Imobiliário

A FAAP, integrante da Comissão Julgadora do Prêmio Master Imobiliário, tem a satisfação de anunciar a continuação da série MasterClass: Insights Exclusivos sobre Projetos Vencedores, realizado pela FIABCI-BRASIL e o Secovi-SP. O evento acontece no dia 25 de fevereiro, das 9h às 12h, na sede das entidades, em São Paulo. Este evento faz parte de uma série exclusiva que visa proporcionar uma visão aprofundada dos projetos mais inovadores e impactantes que foram premiados no Prêmio Master Imobiliário 2024. Nesta edição serão explorados três empreendimentos premiados, que se destacaram pela inovação, qualidade e impacto no mercado. QUADDRA Butantã – Vencedor na categoria Habitação Econômica, este empreendimento de grande porte conta com 1.197 apartamentos e se tornou um grande sucesso de vendas, elevando o padrão de qualidade do segmento. Ayra Pinheiros – Premiado na categoria Multifamily, esse projeto inovador traz uma torre de 25 andares e soluções modernas para moradia por assinatura, um conceito em crescimento no Brasil. GLP Guarulhos 2 – Na categoria Empreendimento Logístico, destaca-se como o maior condomínio logístico Triple A do Brasil, com infraestrutura sustentável certificada LEED Gold e localização estratégica para empresas de e-commerce. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre esses projetos de sucesso e se inspirar com insights exclusivos do setor imobiliário! Inscreva-se: https://secovi.com.br/evento/3a-edicao-masterclass-insights-exclusivos-sobre-os-projetos-vencedores/ Data: 25 de fevereiro de 2025 Horário: 9h às 12h Local: Rua Doutor Bacelar, 1043 – 2° andar – Vila Mariana – São Paulo (sede


Business and International Affairs

Pós-Graduação em Estudos Regionais: América Latina abre vagas para turma em 27 de março de 2025

A FAAP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Regionais: América Latina, com início em 27 de março de 2025. O programa faz parte de um projeto institucional que visa integrar perspectivas globais e regionais aos cursos da FAAP, alinhando-se às necessidades do mercado de trabalho e ampliando o conhecimento sobre a realidade dos países latino-americanos.  Com uma abordagem interdisciplinar, o curso combina estudos culturais com treinamento profissional avançado, visando aprofundar a compreensão da América Latina contemporânea. A pós-graduação oferece duas trilhas de formação: uma voltada para Administração, Relações Internacionais e Economia, e outra para Arte e Cultura, atendendo às demandas de profissionais que buscam se especializar nas questões regionais da América Latina.  A trilha de Administração, Relações Internacionais e Economia analisa a história recente da região, o estado de direito, processos democráticos e questões econômicas e ambientais, com foco em relações internacionais intra-regionais e com outros países. Já a trilha de Arte e Cultura investiga as culturas regionais, movimentos filosóficos, literários e artísticos, relações sociais, diversidade, interculturalidade e relações de gênero, abordando a descolonização e seus efeitos nas manifestações sociais, culturais e artísticas.  O curso inclui disciplinas obrigatórias sobre a realidade latino-americana, seminários de integração e aulas de idiomas (espanhol, português e chinês), além de atividades presenciais no campus da FAAP e encontros síncronos on-line. O programa também oferece projetos de cooperação virtual (COIL) com outras universidades da América Latina e a participação de professores estrangeiros renomados em palestras e seminários.  Os alunos poderão cursar disciplinas em instituições de ensino superior parceiras da FAAP e têm a possibilidade de continuar seus estudos no exterior. O curso também proporciona experiências internacionais, como visitas técnicas e a Missão do Cone Sul, que inclui países como Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.  Saiba mais:


Internacional

Curso de Chinês para Negócios começa em 24 de fevereiro

O Curso de Chinês para Negócios, oferecido pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP, visa ensinar o Mandarim em seus principais aspectos – escrita (ideogramas), leitura, fala e compreensão – enquanto desenvolve a competência intercultural dos alunos. Para garantir uma imersão completa no idioma, as aulas são ministradas exclusivamente por professores nativos chineses e utilizam materiais recomendados pelo HANBAN. Além disso, o curso inclui preparação para o teste HSK, exame oficial de proficiência em chinês. Dividido em dois módulos, curso é destinado a pessoas que desejam fazer negócios com chineses, que trabalham em uma empresa chinesa ou que desejam aprender a língua, mas não têm disponibilidade para ir presencialmente às aulas. Chinês para Negócios I Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Chinês para Negócios II Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Importante: Para ingressar diretamente no módulo II, é necessário demonstrar conhecimento prévio do idioma. Início das aulas: 24 de fevereiro de 2025 Mais informações e inscrições: https://www.faap.br/extensao-e-livres/chines-para-negocios/ Não perca essa oportunidade única de impulsionar sua carreira e se destacar no competitivo mercado de


Na FAAP

FAAP e IGENSIA assinam acordo de cooperação para participar do Programa Erasmus+ 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e o grupo educacional francês IGENSIA selaram um novo acordo de cooperação que amplia as oportunidades de intercâmbio para seus alunos, corpo docente e administrativo, agora com a possibilidade de participação no programa Erasmus+. A assinatura do acordo ocorreu com a presença de Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP, Meo Kositpaiboon, Gerente de relações internacionais da IGENSIA e Valida Mechri, Diretora do departamento Internacional para intercâmbios, projetos e parcerias da IGENSIA, que na mesma ocasião renovou outra assinatura de um acordo de colaboração já existente entre as duas instituições.  O Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia voltada para a educação, que oferece bolsas de estudo e intercâmbio, divididas em diferentes categorias, para estudantes, professores e profissionais de universidades localizadas fora da UE. O programa visa proporcionar experiências acadêmicas e profissionais internacionais, permitindo que os participantes ampliem seus horizontes educacionais e culturais, em uma relação bilateral de troca de conhecimentos que possam enriquecer de forma prática as aulas e projetos do centro universitário.  “A ideia é que possamos promover a Europa, principalmente a França, entre os seus colegas, mas também entre os alunos, além de dar a vocês a oportunidade de desenvolver projetos conosco e nos enviar seus colegas, seus alunos e seus professores, para que nos mostrem aquilo que vocês possuem aqui no Brasil que talvez não tenhamos na França. Essa é a ideia da cooperação que queremos criar entre as instituições”, afirma Meo Kositpaiboon, Gerente de RI da IGENSIA.  Além disso, a parceria prevê dar oportunidade – principalmente – para os alunos com vulnerabilidade social. O programa oferece uma ajuda de custo para que os alunos passem até 6 meses na França, podendo optar entre os campus de Paris, Lyon ou Toulouse, enquanto os professores e staff podem permanecer de 1 semana a 2 meses, ampliando as perspectivas e o desenvolvimento profissional dos participantes. A aplicação para o programa ocorre no dia 19 de fevereiro e o resultado sobre a aprovação será anunciada em julho.


Cinema

Alunos de Cinema da FAAP exibem filmes na Mostra de Tiradentes

Três produções realizadas por alunos da FAAP foram selecionadas para a Mostra de Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Os filmes “Fulano de Tal”, “KM 100” e “Coisas que eu lembro sobre vc” tiveram exibições especiais no evento, destacando o talento e a diversidade criativa dos estudantes, que foram acompanhados pelo coordenador do curso Humberto Neiva. O documentário “Fulano de Tal”, desenvolvido por alunos do quinto semestre, parte da redescoberta da obra de Otoniel, cineasta brasileiro e figura central do cinema da Boca do Lixo. Já “KM 100”, curta-metragem de conclusão de curso de Lucas Ribeiro, propõe uma reflexão sobre identidade, origem e ancestralidade, enquanto “Coisas que eu lembro sobre vc”, projeto extracurricular de Lucca Baraldi, traz uma abordagem experimental sobre a memória. O impacto da participação no festival Para os realizadores das produções, a experiência de exibir seus trabalhos na Mostra de Tiradentes foi transformadora. Fulano de Tal “Iniciamos como um projeto do semestre de documentário e ficamos extremamente felizes quando ele foi aceito em Tiradentes, um festival que admiramos imensamente. A ideia de nos aproximarmos do cinema de Otoniel partiu da qualidade poética e política que enxergamos nas obras, que dialogam com a produção cinematográfica brasileira realizada no período da ditadura militar, e que se manteve esquecida em caixas empoeiradas por várias décadas. Otoniel foi cineasta relevante entre seus pares à época, inspirando, por exemplo, o famoso letreiro de ‘O bandido da luz vermelha’, de Rogério Sganzerla, amigo com quem trabalhou em alguns projetos. Levar o filme ao festival para dialogar com tantas outras obras de qualidade superou nossas expectativas, estamos muito felizes e gratos”. Afirmam os diretores do filme. Ficha técnica Produção – Lune Pilipczuk Direção – André P. Barata, Reinê Pires Muzzi, Vanessa Ferreira Assistência de Direção – Lune Pilipczuk Roteiro – Reinê Pires Muzzi, André P. Barata, Vanessa Ferreira, Lune Pilipczuk Arte – Marvin Oliveira, Reinê Pires Muzzi Fotografia – Reinê Pires Muzzi Som – Uli Castex Montagem – Marvin Oliveira KM 100 “Exibir ‘KM 100’ em Tiradentes e participar da Mostra foram experiências transformadoras. Desde que li o tema deste ano, ‘Que cinema é esse?’, imaginei um festival voltado à reflexão sobre o cinema que estamos fazendo no país e o que queremos construir para o futuro. No entanto, estar ali, imerso nas exibições, debates e seminários, revelou um cenário ainda mais rico e pulsante do que eu previa. As trocas e aprendizados sobre as múltiplas facetas da nossa atividade foram essenciais neste fechamento da minha formação. Mais do que isso, ver ‘KM 100’ reconhecido como parte ativa e relevante deste debate foi uma honra imensurável. É emocionante ver nossa faculdade ocupando esse espaço e contribuindo para o cinema brasileiro de hoje e do amanhã!”, afirma Lucas Ribeiro, diretor e roteirista de “KM 100”. Ficha técnica Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt, Valdo Boaventura Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno, Sofia Gullane Produção Executiva – Ricardo Monastero Assistência de Direção – Isabel Amarante Fotografia – Erica Duarte, Gabriela Piserni Arte – Marcela Fornazari, Mariana Ruiz Som – Luís Miguel Marquina Montagem – Gabriela Piserni, Lucas Ribeiro Trilha Original – Lucas Ribeiro, Talita Collado Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki Coisas que eu lembro sobre vc “Foi uma experiência muito nova, nunca tinha acompanhado de cabo a rabo um evento deste tamanho – muito menos como um dos realizadores. Ainda é difícil processar essa situação da exposição do seu trabalho para um público alheio. Mesmo assim pretendo tentar me encaixar nesse mundo louco e, se tudo der certo, ano que vem estaremos de volta”. Afirma Lucca Baraldi, diretor que também foi responsável por toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som. A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter