Não é difícil assistir aos filmes produzidos por nossos alunos em exibições nos mais importantes festivais do Brasil e do mundo. De fato, esses espaços são verdadeiras vitrines para os futuros profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje, contamos a história de dois alunos e suas obras que estão se destacando nesse mercado.
Dirigido pelo aluno de Cinema Patrick Hanser, “A Obra Final” foi premiado na categoria melhor curta-metragem universitário no ReadingFilmFest, realizado na Pensilvânia (EUA), no formato híbrido. A produção também já ganhou o prêmio de melhor direção no Cinalfama Lisbon International Film Festival.
Patrick também traz no currículo outros projetos de destaque, a exemplo da série “Sociedade do Cansaço”, do canal GNT, e a direção dos episódios “Privatização”, “O Que É Droga?” e “Robôs x Humanos”, da série Quebrando o Tabu, também para o canal GNT. Para saber mais, clique aqui.
Outro curta que vem se destacando em premiações e exibições em festivais em todo o mundo é “Ela Luta”, da aluna de Cinema Luiza Giuliani. Tendo como ponto de partida sua experiência autobiográfica como mulher praticante de esportes, ela iniciou um processo de investigação para o seu TCC.
“Foi surpreendente observar que 90% de todas elas passaram por algum tipo de discriminação no esporte. E muitas das vivências que ouvi foram incorporadas no filme. Basicamente o curta-metragem deixou de ser uma experiência só minha e passou a ser uma história coletiva”, conta Luiza, que assina a direção e o roteiro.
O curta participou da seleção oficial do 32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, figurando no Top 10 Filmes Favoritos do Público. E a lista dos festivais em que o filme já foi exibido é extensa: semifinalista no Flickers’ Rhode Island International Film Festival, 35th Cinekid Festival, 4ª Mostra SESC de Cinema Estadual entre outros. “Ter estudado na FAAP me colocou numa posição muito boa no mercado e estou muito satisfeita onde me encontro hoje”, diz Luiza.