A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), por meio do Business Hub (B-Hub), lança um novo e criativo projeto extensionista em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA): o Troféu Picadeiro. Envolvendo os alunos em uma jornada colaborativa e interdisciplinar, integrando arte, design e cultura circense.
“Os alunos, através das suas atividades complementares da universidade, poderão desenvolver propostas de um protótipo de um troféu. Para quem não sabe, o troféu é uma obra de arte que a gente guarda ad aeternum, extremamente exclusivo. Muito importante a gente assinar essa união entre a Secretaria da Cultura, através da Associação Paulista de Amigos da Arte, com a Fundação Armando Alvares Penteado”, disse Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O principal objetivo do projeto é a criação do protótipo do troféu pelos alunos, que será entregue em uma cerimônia oficial do prêmio, em dezembro. Para participar, os alunos devem se inscrever pelo Canvas (sistema dos alunos) na aba de “práticas extensionistas”.
O projeto será dividido em seis etapas, garantindo a participação ativa de alunos, professores e diversos cursos da FAAP. A primeira etapa foi o convite que aconteceu hoje (27). Intitulado como “A Transformação do Palhaço nos Intervalos de Aula”, personagens de palhaços apareceram de forma inesperada pelos corredores e áreas comuns da FAAP, criando uma atmosfera lúdica e engajando os estudantes para participarem dessa prática extensionista.
A segunda etapa será dividida em dois momentos: em uma mesa-redonda, artistas circenses e profissionais da APAA compartilharão suas experiências, oferecendo uma base teórica sobre a importância do circo na cultura brasileira e o papel do design na criação de troféus. No segundo momento, os alunos serão imersos na vida circense, visitando o Circo Moscow, em São Paulo, onde vivenciarão as tradições e inovações dessa arte.
A etapa culmina no desafio criativo, em que os alunos desenvolverão conceitos iniciais para o troféu, com sessões de feedback de professores e profissionais.
O projeto incentiva uma ampla pesquisa sobre o circo, desde sua estética visual até a técnica de design de troféus. Além de assistir aos documentários como “Pagliacci” e “O Palhaço”, os alunos participarão de workshops práticos e sessões de feedback com especialistas, como parte da terceira etapa. Ao final, cada grupo apresentará protótipos do troféu, utilizando ferramentas como modelagem 3D e prototipagem física.
Após receberem feedbacks, os alunos trabalharão na quarta etapa – a produção final do troféu. Com orientação técnica de professores, o troféu será produzido em quantidade suficiente para as categorias do Troféu Picadeiro, com uma entrega formal prevista para a cerimônia oficial da premiação. Finalizando, assim, a quinta etapa.
O Projeto APAA – Troféu Picadeiro oferece aos alunos uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos de forma prática e criativa, ao mesmo tempo em que contribuem para um evento cultural de grande relevância no cenário brasileiro.
Além da produção, para finalizar as etapas, será organizada uma exposição dos troféus no espaço da FAAP, para que o público possa conhecer os trabalhos realizados. A documentação de todo o processo também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre o aprendizado e enriqueçam seus portfólios.
Em 2025, o projeto continuará com a APAA sendo o cliente de novas práticas extensionistas no Curso de Audiovisual, Arquitetura e Urbanismo, e Cinema, promovendo ainda mais oportunidades de integração criativa e educacional aos alunos.
Se você é aluno FAAP e tem interesse em participar, inscreva-se pelo sistema e divirta-se!
Personagens de palhaços apareceram de forma inesperada pelos corredores e áreas comuns da FAAP, criando uma atmosfera lúdica e engajando os estudantes para participarem dessa prática extensionista.