RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP ABRE AS PORTAS PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO OPEN STUDIO COM ARTISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS.

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A Residência Artística FAAP, mantida pela Fundação no Edifício Lutetia, localizado no centro de São Paulo, realiza no dia 7 de abril o primeiro Open Studio do ano, com os atuais artistas residentes.

Na ocasião, o público poderá visitar as instalações desse espaço privilegiado, que apoia as atividades de criação, bem como estabelecer uma interação com os artistas e entrar em contato com seus projetos, experimentações técnicas, percepções e a presença da cidade em suas investigações.

Fazem parte da atividade os atuais residentes Catalina Jaramillo Quijano (Colômbia), Joélson Bugila (Rio de Janeiro, Brasil), Julia Volpato (Argentina), Léa Meier (Suíça), Lyz Parayzo (Rio de Janeiro, Brasil), Thomas Stempka (Estados Unidos), Ursula Gaisbauer (Alemanha) e os artistas participantes do Programa de Residência Artística da FAAP em parceria com a 33ª Bienal de São Paulo, Tal Isaac Hadad (França) e Tamar Guimarães (Belo Horizonte, Brasil/Dinamarca).

Com objetivo de apoiar e incentivar a produção artística contemporânea, a Residência Artística FAAP mantém parceria cultural com a Bienal, desde 2006, e já recebeu mais de 40 artistas do evento.

Por meio do Programa da Residência Artística FAAP, os participantes da 33ª Bienal de São Paulo, cujo tema deste ano será Afinidades Afetivas, desenvolverão pesquisas, atividades e produzirão obras inéditas para a exposição, que serão apresentadas no pavilhão da Bienal a partir de setembro de 2018.

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer tempo e espaço para a pesquisa e o desenvolvimento de projetos – de forma temporária – para artistas estrangeiros e, também, para brasileiros que residem foram do Estado de São Paulo.

 

Open Studio

Data: 7 de abril

Horário: das 12h às 17h

Local: Residência Artística FAAP – Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé

Mais informações: (11) 3101-1776

resartisfaap.info@faap.br

www.faap.br/residenciaartistica

 

CATALINA JARAMILLO QUIJANO

Colômbia

 

Nascida em Medellín (Colômbia), é formada em Artes Plásticas pela Universidade Nacional de Colômbia, com intercâmbio na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Exibiu, individualmente, na Galería Senda (Barcelona, Espanha), Galería Sextante (Bogotá, Colômbia), Galería Jenny Vilà (Cali, Colômbia) e Espacio Odeón (Bogotá, Colômbia), tendo seu trabalho já exposto em galerias e instituições na Colômbia, Chile, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Bélgica e França. Entre seus diferenciais, destacam-se o primeiro prêmio no Salón Cano (2007); segundo lugar no Concurso de Arte Joven, Embaixada da Espanha-Colsanitas (2014), Residência El Ranchito, Matadero Madrid (2015), residência Escuela Flora ars+natura (2016), residência “Pivô Research Program” (2017).

 

Joélson Bugila

Brasil (Rio de Janeiro)Joelson Bugila é artista visual e designer gráfico. Estudou Artes Visuais na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Em 2015, frequentou o grupo de estudos da Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foi selecionado para o Programa de Formação de Práticas Artísticas Contemporâneas do EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro. Vencedor do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, em 2014, foi contemplado com uma bolsa-residência na Cité des Arts em Paris. Vive atualmente em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

 

JULIA VOLPATO

Argentina

Nascida em 1992 em Buenos Aires (Argentina), onde vive e trabalha atualmente. Segundo a artista: “Da atração pelos materiais, técnicas, os modos de fazer e as relações entre corpo e objeto, me formei como desenhista industrial (roubar conhecimento X concreto, aplicá-lo à arte). Interessa-me a conexão mente-mão-realidade, o valor da ideia e a palavra. A relação entre linguagem e comportamento. A coerência interna-externa, o tempo.”Mais informações: juliavolpato.xyz

 

LEA MEIER

Suíça

 

Léa Meier é artista e trabalha com questões de gênero, corpo, sujeira e desejo. Bacharel (2012) em Artes Visuais pela Universidade de Berna (Suíça) e com máster (2015) em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Universidade de Genebra. Nos últimos anos, realizou várias performances e exposições em teatros e galerias na Suíça, desenvolveu colaborações com artistas da música e da dança, como “Les Mauvais Jours Finiront!”, “Lipstick Big Enough” e “Ma maison est une maison sale”. Foi integrante das residências “Watch and Talk”, no Festival de Teatro FAR, Le Programme Commun (2016-17, Nyon, Lausana, Suíça) e Arc artistic residency (2017, Romainmôtier, Suíça).

 

LYZ PARAYZO

Brasil (Rio de Janeiro)

 

Representada pela galeria Tato (SP), vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo. Indicada ao Prêmio PIPA 2017. Graduanda em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, formou-se como artista visual na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage (2013-2016). Sua especialidade é borrar as fronteiras do que é oficial. Tem o corpo como principal suporte de trabalho e sua performance diária como plataforma de pesquisa. Suas bombas-plásticas desestabilizam as tecnologias heteronormativas da colonialidade, são projeções anabolizadas da sua existência. Desenvolve videoinstalações com conteúdo pós-pornográfico, joias bélicas e, atualmente, está pesquisando as performances de gênero e classe a partir da cor em seu “Salão Parayzo”, dispositivo itinerante no qual atua como manicura. Já participou de coletivas nacionais e internacionais, dentre as principais: Histórias da Sexualidade (Museu de Arte de São Paulo); Inauguração do SESC 24 de Maio; Mostra Performatus 2 (SESC Santos); 2 gran Bienal Tropical (Porto Rico), Imersões (Casa França-Brasil), Encruzilhada (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), Abre Alas 13 (Galeria A gentil Carioca), A Urgência de Cada Um (Largo das Artes) e Descamada (Antiga Fábrica da Behring).

 

TAMAR GUIMARÃES

Brasil / DinamarcaTamar Guimarães trabalha com filme, som e instalações. Sua obra se baseia em pesquisa histórica e frequentemente incorpora materiais encontrados tais como fotos, textos, documentos e objetos. O reprocessamento dessa matéria-prima produz narrativas de natureza híbrida entre o documentário, o ensaio e a ficção. A artista investiga a maneira como relações sociais de raça, classe e trabalho se manifestam em produtos culturais distintos pertinentes à arquitetura, à literatura religiosa ou à dança, por exemplo.Dentre suas exposições estão as individuais “The Florists from Beyond the Grave”, SKMU Sørlandets Kunstmuseum, Kristiansand, Noruega (2015) e ?”Canoas”, Pink Summer, Palazzo Ducale, Genova, Itália (2014); e as coletivas 56ª Bienal de Veneza, Pavilhão Belga, Veneza, Itália (2015), “Rainbow in the Dark”, Malmö Kunstmuseum, Suécia (2015) e 31ª Bienal de São Paulo (2014).Realizou residência no 18th Street Arts Center, em Los Angeles, EUA (2016), Akademie Schloss Solitude, em Stuttgart, Alemanha (2012), na Cité des Arts: Danish Arts Council, Paris, França (2011) e Capacete, Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP (2009). Premiada por Edstrandska Foundation Fellows, Malmö, Suécia (2014), Cisneros Fontanals Art Foundation, Grants and Commissions Program, Miami, EUA (2012) e Fair Play Award, Berlim, Alemanha (2007).

 

ÚRSULA GAISBAUER

Alemanha / ÁustriaEm sua obra artística, Úrsula Gaisbauer está preocupada com as particularidades do espaço em relação ao tempo. Após a graduação no curso voltado ao Site Specific, foi assistente de Adrien Tirtiaux, na Bélgica e na França. Vive e trabalha em Viena e é membro do Kunsthalle Wien Denkfabrik há vários anos.Os trabalhos de Úrsula existem em um contexto espaço-tempo e são dissolvidos após a mudança do valor do material para artístico. Seus materiais de construção são aqueles que, em função do uso, ou por estarem incompletos, tornaram-se comercialmente sem valor. Assim, acumulações que redirecionam caminhos, hábitos visuais e atenções são produzidas. Tais acumulações são construídas apenas para se desintegrar logo após a sua existência.Mais informações: http://www.ursulagaisbauer.com/

 

TAL ISAAC HADAD

França

 

Tal Isaac Hadad desenvolve performances como uma celebração de conexão e encontro em que se aprende a ouvir. Ele cria experiências de escuta e pesquisas coletivas levando a novas formas de troca com o público e narrativas musicais. Seus trabalhos anteriores foram apresentados no Museu do Herault (bps22), na Philharmonie de Paris, no Festival Verbo em São Paulo, e nos programas de performance Internacional Istanbul e Fiac Paris.Em sua última peça, envolveu cantores de ópera e coro de orquestra trazendo um grande público junto com performances contínuas e instalação de arte. Usando acústica fisiológica e psicologia coletiva, o “canto” se torna uma ferramenta que aborda a atenção para novos tipos de respostas sensoriais. Definir novos parâmetros para o público. Envolve-se o cérebro, o corpo dos artistas ou o público em experiências meditativas, primitivas e íntimas.

 

THOMAS STEMPKA

Estados Unidos

 

Nascido na Filadélfia, Thomas Stempka é um artista nômade / antidesigner nos últimos 12 anos, vivendo entre os EUA e a Europa. Estudou Arquitetura na Cooper Union, Desenho, na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e, atualmente, está terminando seu mestrado em Estratégias de Espaço e Design na Kunstuniversität Linz. O foco principal de seu trabalho são os aspectos fenomenológicos e performativos da Arquitetura: nossas sórdidas relações com o ambiente construído e abraçando o não construído. Ele expôs e realizou trabalhos em galerias e festivais na Áustria, Catalunha, Chile, Alemanha, Itália, Sérvia, Portugal e EUA.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Residência Artística FAAP, mantida pela Fundação no Edifício Lutetia, localizado no centro de São Paulo, realiza no dia 7 de abril o primeiro Open Studio do ano, com os atuais artistas residentes.

Na ocasião, o público poderá visitar as instalações desse espaço privilegiado, que apoia as atividades de criação, bem como estabelecer uma interação com os artistas e entrar em contato com seus projetos, experimentações técnicas, percepções e a presença da cidade em suas investigações.

Fazem parte da atividade os atuais residentes Catalina Jaramillo Quijano (Colômbia), Joélson Bugila (Rio de Janeiro, Brasil), Julia Volpato (Argentina), Léa Meier (Suíça), Lyz Parayzo (Rio de Janeiro, Brasil), Thomas Stempka (Estados Unidos), Ursula Gaisbauer (Alemanha) e os artistas participantes do Programa de Residência Artística da FAAP em parceria com a 33ª Bienal de São Paulo, Tal Isaac Hadad (França) e Tamar Guimarães (Belo Horizonte, Brasil/Dinamarca).

Com objetivo de apoiar e incentivar a produção artística contemporânea, a Residência Artística FAAP mantém parceria cultural com a Bienal, desde 2006, e já recebeu mais de 40 artistas do evento.

Por meio do Programa da Residência Artística FAAP, os participantes da 33ª Bienal de São Paulo, cujo tema deste ano será Afinidades Afetivas, desenvolverão pesquisas, atividades e produzirão obras inéditas para a exposição, que serão apresentadas no pavilhão da Bienal a partir de setembro de 2018.

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer tempo e espaço para a pesquisa e o desenvolvimento de projetos – de forma temporária – para artistas estrangeiros e, também, para brasileiros que residem foram do Estado de São Paulo.

 

Open Studio

Data: 7 de abril

Horário: das 12h às 17h

Local: Residência Artística FAAP – Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé

Mais informações: (11) 3101-1776

resartisfaap.info@faap.br

www.faap.br/residenciaartistica

 

CATALINA JARAMILLO QUIJANO

Colômbia

 

Nascida em Medellín (Colômbia), é formada em Artes Plásticas pela Universidade Nacional de Colômbia, com intercâmbio na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Exibiu, individualmente, na Galería Senda (Barcelona, Espanha), Galería Sextante (Bogotá, Colômbia), Galería Jenny Vilà (Cali, Colômbia) e Espacio Odeón (Bogotá, Colômbia), tendo seu trabalho já exposto em galerias e instituições na Colômbia, Chile, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Bélgica e França. Entre seus diferenciais, destacam-se o primeiro prêmio no Salón Cano (2007); segundo lugar no Concurso de Arte Joven, Embaixada da Espanha-Colsanitas (2014), Residência El Ranchito, Matadero Madrid (2015), residência Escuela Flora ars+natura (2016), residência “Pivô Research Program” (2017).

 

Joélson Bugila

Brasil (Rio de Janeiro)Joelson Bugila é artista visual e designer gráfico. Estudou Artes Visuais na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Em 2015, frequentou o grupo de estudos da Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foi selecionado para o Programa de Formação de Práticas Artísticas Contemporâneas do EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro. Vencedor do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, em 2014, foi contemplado com uma bolsa-residência na Cité des Arts em Paris. Vive atualmente em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

 

JULIA VOLPATO

Argentina

Nascida em 1992 em Buenos Aires (Argentina), onde vive e trabalha atualmente. Segundo a artista: “Da atração pelos materiais, técnicas, os modos de fazer e as relações entre corpo e objeto, me formei como desenhista industrial (roubar conhecimento X concreto, aplicá-lo à arte). Interessa-me a conexão mente-mão-realidade, o valor da ideia e a palavra. A relação entre linguagem e comportamento. A coerência interna-externa, o tempo.”Mais informações: juliavolpato.xyz

 

LEA MEIER

Suíça

 

Léa Meier é artista e trabalha com questões de gênero, corpo, sujeira e desejo. Bacharel (2012) em Artes Visuais pela Universidade de Berna (Suíça) e com máster (2015) em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Universidade de Genebra. Nos últimos anos, realizou várias performances e exposições em teatros e galerias na Suíça, desenvolveu colaborações com artistas da música e da dança, como “Les Mauvais Jours Finiront!”, “Lipstick Big Enough” e “Ma maison est une maison sale”. Foi integrante das residências “Watch and Talk”, no Festival de Teatro FAR, Le Programme Commun (2016-17, Nyon, Lausana, Suíça) e Arc artistic residency (2017, Romainmôtier, Suíça).

 

LYZ PARAYZO

Brasil (Rio de Janeiro)

 

Representada pela galeria Tato (SP), vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo. Indicada ao Prêmio PIPA 2017. Graduanda em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, formou-se como artista visual na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage (2013-2016). Sua especialidade é borrar as fronteiras do que é oficial. Tem o corpo como principal suporte de trabalho e sua performance diária como plataforma de pesquisa. Suas bombas-plásticas desestabilizam as tecnologias heteronormativas da colonialidade, são projeções anabolizadas da sua existência. Desenvolve videoinstalações com conteúdo pós-pornográfico, joias bélicas e, atualmente, está pesquisando as performances de gênero e classe a partir da cor em seu “Salão Parayzo”, dispositivo itinerante no qual atua como manicura. Já participou de coletivas nacionais e internacionais, dentre as principais: Histórias da Sexualidade (Museu de Arte de São Paulo); Inauguração do SESC 24 de Maio; Mostra Performatus 2 (SESC Santos); 2 gran Bienal Tropical (Porto Rico), Imersões (Casa França-Brasil), Encruzilhada (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), Abre Alas 13 (Galeria A gentil Carioca), A Urgência de Cada Um (Largo das Artes) e Descamada (Antiga Fábrica da Behring).

 

TAMAR GUIMARÃES

Brasil / DinamarcaTamar Guimarães trabalha com filme, som e instalações. Sua obra se baseia em pesquisa histórica e frequentemente incorpora materiais encontrados tais como fotos, textos, documentos e objetos. O reprocessamento dessa matéria-prima produz narrativas de natureza híbrida entre o documentário, o ensaio e a ficção. A artista investiga a maneira como relações sociais de raça, classe e trabalho se manifestam em produtos culturais distintos pertinentes à arquitetura, à literatura religiosa ou à dança, por exemplo.Dentre suas exposições estão as individuais “The Florists from Beyond the Grave”, SKMU Sørlandets Kunstmuseum, Kristiansand, Noruega (2015) e ?”Canoas”, Pink Summer, Palazzo Ducale, Genova, Itália (2014); e as coletivas 56ª Bienal de Veneza, Pavilhão Belga, Veneza, Itália (2015), “Rainbow in the Dark”, Malmö Kunstmuseum, Suécia (2015) e 31ª Bienal de São Paulo (2014).Realizou residência no 18th Street Arts Center, em Los Angeles, EUA (2016), Akademie Schloss Solitude, em Stuttgart, Alemanha (2012), na Cité des Arts: Danish Arts Council, Paris, França (2011) e Capacete, Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP (2009). Premiada por Edstrandska Foundation Fellows, Malmö, Suécia (2014), Cisneros Fontanals Art Foundation, Grants and Commissions Program, Miami, EUA (2012) e Fair Play Award, Berlim, Alemanha (2007).

 

ÚRSULA GAISBAUER

Alemanha / ÁustriaEm sua obra artística, Úrsula Gaisbauer está preocupada com as particularidades do espaço em relação ao tempo. Após a graduação no curso voltado ao Site Specific, foi assistente de Adrien Tirtiaux, na Bélgica e na França. Vive e trabalha em Viena e é membro do Kunsthalle Wien Denkfabrik há vários anos.Os trabalhos de Úrsula existem em um contexto espaço-tempo e são dissolvidos após a mudança do valor do material para artístico. Seus materiais de construção são aqueles que, em função do uso, ou por estarem incompletos, tornaram-se comercialmente sem valor. Assim, acumulações que redirecionam caminhos, hábitos visuais e atenções são produzidas. Tais acumulações são construídas apenas para se desintegrar logo após a sua existência.Mais informações: http://www.ursulagaisbauer.com/

 

TAL ISAAC HADAD

França

 

Tal Isaac Hadad desenvolve performances como uma celebração de conexão e encontro em que se aprende a ouvir. Ele cria experiências de escuta e pesquisas coletivas levando a novas formas de troca com o público e narrativas musicais. Seus trabalhos anteriores foram apresentados no Museu do Herault (bps22), na Philharmonie de Paris, no Festival Verbo em São Paulo, e nos programas de performance Internacional Istanbul e Fiac Paris.Em sua última peça, envolveu cantores de ópera e coro de orquestra trazendo um grande público junto com performances contínuas e instalação de arte. Usando acústica fisiológica e psicologia coletiva, o “canto” se torna uma ferramenta que aborda a atenção para novos tipos de respostas sensoriais. Definir novos parâmetros para o público. Envolve-se o cérebro, o corpo dos artistas ou o público em experiências meditativas, primitivas e íntimas.

 

THOMAS STEMPKA

Estados Unidos

 

Nascido na Filadélfia, Thomas Stempka é um artista nômade / antidesigner nos últimos 12 anos, vivendo entre os EUA e a Europa. Estudou Arquitetura na Cooper Union, Desenho, na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e, atualmente, está terminando seu mestrado em Estratégias de Espaço e Design na Kunstuniversität Linz. O foco principal de seu trabalho são os aspectos fenomenológicos e performativos da Arquitetura: nossas sórdidas relações com o ambiente construído e abraçando o não construído. Ele expôs e realizou trabalhos em galerias e festivais na Áustria, Catalunha, Chile, Alemanha, Itália, Sérvia, Portugal e EUA.


DATA



CATEGORIA

Business Communication and Media

Saiba mais

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema

Professor da FAAP ministra oficina na Expocine 2024 

A FAAP marcará presença na Expocine 2024 com a oficina ‘Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora – Um breve traçado evolutivo’ que será ministrada pelo Maestro Prof. Dr. Rafael Righini. A 11ª edição do maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica acontece entre os dias 8 e 11 de outubro em dois espaços no já tradicional Cine Marquise e no Renaissance Hotel.   A oficina conduzida por Rafael Righini acontecerá no dia 11, na sala Ancine do Cine Marquise, das 10h às 12h, e tem como objetivo principal realizar uma apreciação sobre a evolução da trilha sonora desde seus primórdios aos dias atuais, abordando os desafios do período chamado “cinema mudo”, a transformação com a sonorização e sincronização do “cinema sonoro”, as origens estruturais da trilha.  “É com imensa alegria que recebo o convite para apresentar na Expocine a palestra sobre ‘A Trilha Sonora no Universo Cinematográfico’, onde irei falar sobre as principais estruturas, fundamentos e principais técnicas de criação, produção e sincronização da trilha musical e a imagem”, afirma Rafael. O espaço é limitado a até 90 pessoas e tem acesso exclusivo às credenciais FÓRUM, PREMIUM e convidados.  “Aproveito para agradecer essa honrosa oportunidade à Expocine e à FAAP. É um verdadeiro privilégio e enorme prazer poder dissertar e interagir com a plateia numa sala de cinema sobre o tema que é a base de minhas disciplinas na FAAP (nos cursos de cinema, animação e produção audiovisual), além de ser o meu campo de atuação como compositor, diretor musical e produtor musical no mercado cinematográfico, e, sem dúvida nenhuma, uma das maiores paixões da minha vida!”, relata


Na FAAP

Venha estudar na FAAP: inscrições abertas para 2025 

Não fique de fora, estão abertas as inscrições para o Vestibular FAAP 2025. Esta é uma oportunidade imperdível para os estudantes que desejam ingressar em uma das instituições de ensino superior mais renomadas do país e iniciar uma trajetória acadêmica de excelência.   Para participar da prova do Vestibular, que ocorrerá no dia 24 de novembro, às 10h, tanto na modalidade presencial quanto on-line, o candidato deverá escolher um ou mais meios de ingresso: I. Vestibular – 2025/1; II. Processo Seletivo Internacional (ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT); III. Processo Seletivo Transferência Externa; IV. Processo Seletivo 2ª Graduação (portador de diploma); V. Processo Seletivo ENEM; VI. Processo Seletivo Ensino Médio FAAP; VII. PROUNI.   As inscrições para todos os processos seletivos devem ser feitas através do site oficial da FAAP. Os interessados devem acessar a plataforma, preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais, escolher o curso desejado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.    A prova terá 2 horas de duração. Todos os candidatos inscritos farão uma prova com 36 questões, com valor de 1 ponto cada, cujo conteúdo não ultrapassará o currículo do Ensino Médio – sem desprezar conteúdo do Ensino Fundamental – e uma redação com valor de 10 pontos. As questões serão diferenciadas por cursos.  É importante que os candidatos leiam atentamente o edital do processo seletivo, disponível no site, para se informar sobre as etapas do processo, os documentos necessários e as datas importantes. Se você pensa à frente, estude em um Centro Universitário que segue junto com você.  Formas de Ingresso   I – Vestibular Tradicional: destinado aos candidatos que já concluíram o ensino médio e desejam iniciar os estudos no ano de 2025.   II – Processo Seletivo Internacional (ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT): No momento da inscrição o candidato deverá optar pelo cadastro para estudantes nacionais ou para estudantes internacionais (que cursaram ABITUR, Diplôme du Baccalauréat International – BAC, American College Testing – ACT, Scholastic Aptitude Test – SAT ou International Baccalaureate – IB).   Os candidatos inscritos nos Processos Internacionais ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT não realizam prova. A classificação e a convocação serão conforme a pontuação obtida no exame, de acordo com os critérios determinados pela FAAP. As inscrições e pagamento da taxa de inscrição poderão ser realizados até 02 de Fevereiro de 2025, às 10h em: https://vestibular.faap.br/ .  III – Transferência Externa: estudantes que já estão matriculados em outras instituições de ensino superior podem ingressar na FAAP por meio de transferência externa. É necessário verificar os critérios e as condições estabelecidas pela instituição para a realização da transferência.  IV – Segunda Graduação: a FAAP oferece a possibilidade de ingresso para candidatos que já possuem um diploma de ensino superior e desejam realizar uma segunda graduação.  V – Nota do ENEM: a FAAP aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso. Os candidatos que obtiverem uma pontuação mínima definida pela instituição podem utilizar a nota do ENEM como critério de seleção.   VI – Ensino Médio FAAP: O ingresso na graduação para alunos do Ensino Médio dos Colégios FAAP será realizado com base nas médias aritméticas anuais dos três anos de estudo. A média mínima exigida para aprovação no Vestibular da FAAP é de 6.  Para alunos que cursaram apenas 1 ou 2 anos, será atribuído o valor zero à média aritmética do(s) ano(s) não cursado(s) na FAAP, a fim de possibilitar o ranqueamento dos candidatos na seleção das vagas.  VII – PROUNI: A FAAP aceita alunos oriundos do Programa Universidade para Todos (Prouni), conforme as condições estabelecidas pela legislação federal. O número de vagas disponíveis para este programa é regulado por normas específicas e não interfere nas vagas destinadas a cada curso. As orientações sobre as vagas e o cronograma do programa estão disponíveis no portal do MEC. DATAS  01/10/2024 – Início das inscrições para o Vestibular 2025/1  23/11/2024 – Término das inscrições para o Vestibular 2025/1  24/11/2024 – Data da Prova do Vestibular 2025/1  27/11/2024 – Divulgação do resultado do Vestibular 2025/1  15/03/2025 – Término da validade deste processo seletivo que oferece vagas para 2025/1.  Resultado das Provas e Processos Seletivos  A divulgação do resultado acontece em até 72h após a realização da prova e os aprovados serão informados, mediante telefone, E-mail e WhatsApp cadastrado pelo aluno na inscrição. É de exclusiva responsabilidade do candidato manter-se ciente e atualizado acerca do calendário de matrícula e convocações, para mais informações confira o edital.   Nossos cursos  Confira os nossos cursos de alta qualidade para você fazer a melhor escolha para a sua carreira:  Programa de tripla titulação: Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais –  Business and International Affairs (BIA) –  Matutino / Noturno   Programa de tripla titulação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas –  Business Communication and Media (BCM) –  Matutino   Cinema – Matutino / Noturno  Design – Matutino  Direito – Matutino  Economia – Matutino / Noturno  Jornalismo – Matutino  Moda – Matutino / Vespertino  Produção Audiovisual – Noturno  Publicidade e Propaganda – Matutino  Relações Internacionais – Matutino / Noturno  Para mais informações entre em contato com o setor de Relacionamento FAAP – vestibular@faap.br / Whatsapp: 11


Artes Visuais

Inscrições abertas para a 54 Anual de Arte FAAP

Estão abertas as inscrições para a 54ª edição da Anual de Arte FAAP, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea em São Paulo. Todas/os alunas/os matriculadas/os e frequentando, regularmente, os cursos do Centro Universitário Armando Alvares Penteado podem participar e enviar seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2024. A mostra visa incentivar, divulgar e estimular a produção artística dos estudantes, promovendo a integração de diferentes formas de visualidade contemporânea. A Anual de arte da FAAP Criada em 1965, a Anual de Arte FAAP se consolidou como uma vitrine para o trabalho de jovens artistas, explorando diversas linguagens e suportes, como pinturas, desenhos, vídeos, performances, gravuras, fotografias, esculturas e publicações. O caráter experimental é uma das marcas registradas da exposição, que promove a liberdade criativa e a inovação. A seleção dos trabalhos considera critérios como a potencialidade das obras, as referências artísticas utilizadas e a capacidade de superação dessas influências. Além da visibilidade, os participantes concorrem a: 3 (três) Bolsas de Estudo de 90%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 75%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 60%, válidas especificamente para o ano seguinte ao da premiação. A Anual de Arte FAAP é uma oportunidade única para os alunos compartilharem sua produção com a comunidade acadêmica e o cenário artístico de São Paulo, abrindo portas para novas descobertas e conexões. Sobre os trabalhos Inscrições para a 54 Anual de Arte FAAP estão abertas até o dia 22/10/2024. Todos os alunos regularmente matriculados nas unidades da FAAP são elegíveis para participar. Cada estudante poderá inscrever-se com até três trabalhos ou propostas (dentre os quais devem ser considerados trabalhos em grupo, se houver). No caso de trabalhos que não possam ser entregues por suas especificidades de linguagem (como instalações, intervenções, ocupações, performances etc), serão aceitos projetos, sendo que apenas um dos trabalhos inscritos poderá ser um projeto. Para se inscrever e obter informações detalhadas sobre o regulamento, por favor, acesse o link. Certifique-se de ler todas as informações atentamente para garantir que sua inscrição seja completa e dentro do prazo estabelecido. Inscreva-se: https://faapinscricao.crmeducacional.com/login/2910 Contato:


Artes Visuais

Veja como foi o primeiro Open Studio do semestre

No último sábado, 28 de setembro, a Residência Artística FAAP – São Paulo realizou o primeiro Open Studio do semestre, proporcionando a alunos e visitantes a chance de explorar os estúdios dos artistas residentes e conhecer seus processos criativos. O evento contou com a participação de 10 artistas: Enero y Abril, Florencia Alvarez Guardo, Isabela Sá Roriz, Lorenzo Beust, Manuel La Rosa, Marcus Deusdedit, Mónica Heller, Rosângela Andrade Boss, Thix Noronha e Zoë Marden, que apresentaram suas pesquisas e trabalhos em desenvolvimento. “Nós tivemos a oportunidade de abrir e entrar em 10 estúdios para conhecer os processos de criação, os trabalhos, as pesquisas e alguns dos resultados de 10 artistas que estão aqui desde agosto deste ano e que estão desenvolvendo os seus processos e investigações”, destacou Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP. “Esses artistas estão aqui em função de um dos mais antigos e conceituados programas de residência artística que temos no Brasil, que é esse mantido pela FAAP”. Além da abertura dos estúdios, o evento marcou o lançamento oficial da publicação sobre a exposição “Paris está em chamas”, que reuniu obras produzidas por artistas que fizeram parte da Residência Artística FAAP – Paris. Marcos Moraes ressaltou a importância da conexão entre as várias iniciativas institucionais da FAAP: “Conseguimos reunir boa parte desses equipamentos e programas institucionais: o curso de artes visuais da FAAP, a Residência Artística em Paris, a Residência Artística em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e mais uma das funções fundamentais da fundação que é o apoio e o desenvolvimento da Produção Artística Cultural com essa publicação. Então essa oportunidade de reunir todas essas atividades num único evento”. Localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo oferece um ambiente de imersão para artistas de diversas partes do mundo, proporcionando infraestrutura e tempo para o desenvolvimento de projetos em um cenário de intensa troca criativa e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter