RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP ABRE AS PORTAS PARA MAIS UM OPEN STUDIO DOS ARTISTAS RESIDENTES – 30 DE NOVEMBRO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


No dia 30 de novembro, os artistas residentes da Residência Artística FAAP participarão do último Open Studio do ano. São eles: Demps (Brasil/Rio de Janeiro), Gauri Kulkarni (Índia), Gabriela Godoi (Canadá/ Brasil), Maíra Dietrich (Brasil/ Santa Catarina), Tolis Tatolas (Grécia), Nathan Braga (Brasil/ Rio de Janeiro), Maria Palmeiro (Brasil/ Rio de Janeiro) e Andres Pasinovich (Argentina).

Durante o evento – gratuito –, o visitante terá a oportunidade de conhecer os artistas, suas diferentes culturas, bem como as pesquisas e os trabalhos que estão realizando, inclusive nos ateliês e oficinas da FAAP.

Além de suas formações, trajetórias e produções anteriores, as ações e experiências vividas por eles são objetos de discussões com alunos e interessados que frequentam também os Seminários de Investigações Contemporâneas I e II, promovidos pelos cursos de Artes Visuais da FAAP.

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. Instalada no Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. Mais de 350 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço.

Open Studio – Residência Artística FAAP

Data: 30/11 (sábado) Horário: das 13h às 18h

Local: Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – SéMais informações: (11) 3101-1776 ou resartisfaap.info@faap.brSite: http://www.faap.br/residenciaartistica

SAIBA MAIS SOBRE OS ARTISTAS RESIDENTES:

Gabriela Godoi (1988, São Paulo/SP)

Gabriela Godoi é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Emily Carr University of Art and Design (Vancouver, Canadá). Licenciada pela Belas Artes (São Paulo, SP), e bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP (São Paulo, SP). Em anos prévios, foi selecionada para participar em exposições coletivas como o 44º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e o 41º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Sua pesquisa aborda questões que permeiam o corpo, a identidade, relações interpessoais e a sexualidade. Trabalha primariamente com pintura e objetos manufaturados na intenção de expandir os limites binários entre figura e fundo, o revelar e ocultar, o Eu e o Outro. Vive e trabalha, atualmente, em Vancouver, no Canadá.

Gauri Kulkarni (1997, Índia)

Recém graduada pelo Instituto Srishti de Design de Arte e Tecnologia (Bangalore/Índia), a artista desenvolve projeto de um espaço público maior dobrando e desdobrando o caminho para a compreensão da arte natural em torno de nós.Sua prática é inclinada para pesquisa e como fazer com que cada movimento seu seja para a sustentabilidade. Usa cinco palavras para sua prática: 1. Sustentável, 2. Versátil, 3. Inovador, 4. Organizado, 5. Delineado. É uma artista multidisciplinar e designer. O design do espaço urbano sempre a intrigou. Além disso, também mantém uma profunda paixão e gosto pela vida selvagem e fotografia dessa vida.

Demps (1986, Rio de Janeiro/RJ)

Demps teve sua educação artística inicial em ateliês de escultura e de joalheria, assim como em grupos de pesquisa, estudos e produções artísticas. Participou de programas de formação com bolsas de estudo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Fundamentação, Práticas Artísticas Contemporâneas, nível 2, Núcleo de Imagem em Movimento, entre outros). Atualmente, é mestrando no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde desenvolve pesquisa sobre a estética do embaçamento de fronteiras entre práticas artísticas contemporâneas e processos cotidianos. Seu trabalho se propõe a lidar com as condições e imprecisões do uso da linguagem humana, tendo como referência o corpo e suas manifestações cotidianas e atravessando diversas mídias da produção artística. Desde 2013, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua primeira individual ocorrido em 2018, na Galeria Oriente (Rio de Janeiro, RJ).

Maíra Dietrich (1988, Florianópolis/SC)

Bacharel em Artes Plásticas pela UDESC-Florianópolis, mestre em Fine Arts pelo KASK-Ghent (Gante, Bélgica) e graduanda em Biblioteconomia na USP-São Paulo. Exposições individuais como Spelling P no 019, Gante, Visão periférica, no Paço das Artes, São Paulo, e Escrito, na Fundação Cultural BADESC, Florianópolis. Exposições coletivas no Musée des Abattoirs, Toulouse (França), e no Convent, espaço de arte contemporânea em Gante, entre outras. Participou de residências na Casa Tomada, em São Paulo, Proyecto ‘Ace, em Buenos Aires, e AFFECT, em Berlim. Desde 2015, colabora com a Casa do Povo, São Paulo, onde desenvolveu a Oficina de Anedotas Anecdote, em 2017. Desde 2012, coordena a editora freestyle A Missão.

Andres Pasinovich (1978, Argentina/Buenos Aires)

Andres Pasinovich, em sua formação, frequentou a oficina de Marina De Caro, os seminários de Ana Gallardo e o Centro de Investigação Artística (CIA). Ganhou, em 2019, o National Arts Fund Award e, em 2018, a Bolsa de Mobilidade do Secretário de Cultura da Nação. Em 2016, recebeu as Bolsas de Estudo do Bicentenário da FNA e da Oxenford, Patrocínio Cultural (2014-17). Participou das residências La Verdi CDMX, México, em 2019, PIVO, em São Paulo, e Shigaraki CCP, no Japão, em 2017. O artista teve as individuais “Horizonte” (Laboratório-Festival), “Sabotaje” (Fundação OSDE), “Ecuánime” (Galeria Sputnik), “A revolução da mágica” (Una.House) e “Temporária” (Art x Art Gallery). Participou das exposições coletivas: “Não é o rio que canta é el pantano” (María Casado Galería), “Como um flash” (Casa Nacional do Bicentenário), “Uma escala humana” (EAC Montevidéu), “Sobre mudança” (Estados Unidos do Banco Mundial), entre outros. Participou dos prêmios FNA, KLEMM, ITAÚ, UADE e Salón Nacional de Rosario, entre outros. Ele codirige o projeto Marabunta com Lucila Gradín, vive e trabalha em Buenos Aires.

Maria Palmeiro (Rio de Janeiro, 1983)

É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Sua dissertação, intitulada “Ateliê Performativo: Fazimento, Ocultamento, Deslocamento”, trata de pintura, performance e do status do ateliê como lugar de enunciação. Iniciou sua formação como pintora com João Magalhães, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2011. Em 2012, foi aluna de Mel Prest, no California College of the Arts, e manteve ateliê na cidade de São Francisco. Seu trabalho conjuga reflexão teórica e pesquisa formal, aspectos que se manifestam tanto em sua produção artística quanto nos textos críticos que publica.

Nathan Braga (Rio de Janeiro, 1994)

Mestrando em Artes Visuais pela UERJ e pós-graduando na Especialização em Linguagens Artísticas, Cultural e Educação no IFRJ, Nathan Braga desenvolve um estudo investigativo sobre a morte e sua relação, ainda hoje um tabu para a sociedade. A interdisciplinaridade e a intermaterialidade são questões caras à sua poética pessoal. O artista é também técnico em Química e faz uso das especificidades dessa ciência em seus processos artísticos. A aproximação com a Química abre seus trabalhos para propostas de constituições múltiplas, tanto na escrita quanto na plasticidade, reafirmando a convulsão entre arte e escritura. E organiza-se a um só tempo como pesquisa teórica em arte e produção artística, uma vez que atualiza e materializa termos e conceitos como memento mori (lembre-se de que vc é mortal). Historicamente esses conceitos são difundidos e ligados à arte e à história da arte por meio das mitologias pessoais, que são violentadas por sua identidade latino-brasileira, marginal e por sua vivência na alegórica cidade do Rio de Janeiro, tratando, assim, a morte como alegoria.

Tolis Tatolas (1978, Grécia)

Bacharel (2008) pela Faculdade de Artes e Design de Vakalo e bacharel (2002) em biologia pela Universidade Aristóteles de Tessalônica. Teve oito exposições individuais e participou de vinte e uma exposições coletivas na Grécia, Reino Unido e Áustria. Escreveu o livro Animals in the Homeric Ages (2005, Erodios) e contribuiu para o volume Science and Tehcnology in Homeric Epics (2008, Springer). Textos e obras de sua autoria foram publicados na imprensa grega e internacional. No âmbito da sua atividade artística, criou os cenários e figurinos de obras de dramaturgos gregos e internacionais em Atenas. Suas obras fazem parte de coleções particulares na Grécia, EUA, Reino Unido, França, Canadá e República Tcheca. Ele é membro da Câmara de Belas Artes da Grécia desde 2014. Os interesses artísticos de Tatolas se concentram na geometria e na abstração, e em como eles podem refletir ideias e condições, criar e comunicar sentimentos de uma forma semelhante à arte representacional. Criativamente, ele emprega uma abordagem holística da estética, dentro de uma estrutura de unidade de todas as artes.

 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

No dia 30 de novembro, os artistas residentes da Residência Artística FAAP participarão do último Open Studio do ano. São eles: Demps (Brasil/Rio de Janeiro), Gauri Kulkarni (Índia), Gabriela Godoi (Canadá/ Brasil), Maíra Dietrich (Brasil/ Santa Catarina), Tolis Tatolas (Grécia), Nathan Braga (Brasil/ Rio de Janeiro), Maria Palmeiro (Brasil/ Rio de Janeiro) e Andres Pasinovich (Argentina).

Durante o evento – gratuito –, o visitante terá a oportunidade de conhecer os artistas, suas diferentes culturas, bem como as pesquisas e os trabalhos que estão realizando, inclusive nos ateliês e oficinas da FAAP.

Além de suas formações, trajetórias e produções anteriores, as ações e experiências vividas por eles são objetos de discussões com alunos e interessados que frequentam também os Seminários de Investigações Contemporâneas I e II, promovidos pelos cursos de Artes Visuais da FAAP.

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. Instalada no Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. Mais de 350 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço.

Open Studio – Residência Artística FAAP

Data: 30/11 (sábado) Horário: das 13h às 18h

Local: Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – SéMais informações: (11) 3101-1776 ou resartisfaap.info@faap.brSite: http://www.faap.br/residenciaartistica

SAIBA MAIS SOBRE OS ARTISTAS RESIDENTES:

Gabriela Godoi (1988, São Paulo/SP)

Gabriela Godoi é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Emily Carr University of Art and Design (Vancouver, Canadá). Licenciada pela Belas Artes (São Paulo, SP), e bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP (São Paulo, SP). Em anos prévios, foi selecionada para participar em exposições coletivas como o 44º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e o 41º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Sua pesquisa aborda questões que permeiam o corpo, a identidade, relações interpessoais e a sexualidade. Trabalha primariamente com pintura e objetos manufaturados na intenção de expandir os limites binários entre figura e fundo, o revelar e ocultar, o Eu e o Outro. Vive e trabalha, atualmente, em Vancouver, no Canadá.

Gauri Kulkarni (1997, Índia)

Recém graduada pelo Instituto Srishti de Design de Arte e Tecnologia (Bangalore/Índia), a artista desenvolve projeto de um espaço público maior dobrando e desdobrando o caminho para a compreensão da arte natural em torno de nós.Sua prática é inclinada para pesquisa e como fazer com que cada movimento seu seja para a sustentabilidade. Usa cinco palavras para sua prática: 1. Sustentável, 2. Versátil, 3. Inovador, 4. Organizado, 5. Delineado. É uma artista multidisciplinar e designer. O design do espaço urbano sempre a intrigou. Além disso, também mantém uma profunda paixão e gosto pela vida selvagem e fotografia dessa vida.

Demps (1986, Rio de Janeiro/RJ)

Demps teve sua educação artística inicial em ateliês de escultura e de joalheria, assim como em grupos de pesquisa, estudos e produções artísticas. Participou de programas de formação com bolsas de estudo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Fundamentação, Práticas Artísticas Contemporâneas, nível 2, Núcleo de Imagem em Movimento, entre outros). Atualmente, é mestrando no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde desenvolve pesquisa sobre a estética do embaçamento de fronteiras entre práticas artísticas contemporâneas e processos cotidianos. Seu trabalho se propõe a lidar com as condições e imprecisões do uso da linguagem humana, tendo como referência o corpo e suas manifestações cotidianas e atravessando diversas mídias da produção artística. Desde 2013, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua primeira individual ocorrido em 2018, na Galeria Oriente (Rio de Janeiro, RJ).

Maíra Dietrich (1988, Florianópolis/SC)

Bacharel em Artes Plásticas pela UDESC-Florianópolis, mestre em Fine Arts pelo KASK-Ghent (Gante, Bélgica) e graduanda em Biblioteconomia na USP-São Paulo. Exposições individuais como Spelling P no 019, Gante, Visão periférica, no Paço das Artes, São Paulo, e Escrito, na Fundação Cultural BADESC, Florianópolis. Exposições coletivas no Musée des Abattoirs, Toulouse (França), e no Convent, espaço de arte contemporânea em Gante, entre outras. Participou de residências na Casa Tomada, em São Paulo, Proyecto ‘Ace, em Buenos Aires, e AFFECT, em Berlim. Desde 2015, colabora com a Casa do Povo, São Paulo, onde desenvolveu a Oficina de Anedotas Anecdote, em 2017. Desde 2012, coordena a editora freestyle A Missão.

Andres Pasinovich (1978, Argentina/Buenos Aires)

Andres Pasinovich, em sua formação, frequentou a oficina de Marina De Caro, os seminários de Ana Gallardo e o Centro de Investigação Artística (CIA). Ganhou, em 2019, o National Arts Fund Award e, em 2018, a Bolsa de Mobilidade do Secretário de Cultura da Nação. Em 2016, recebeu as Bolsas de Estudo do Bicentenário da FNA e da Oxenford, Patrocínio Cultural (2014-17). Participou das residências La Verdi CDMX, México, em 2019, PIVO, em São Paulo, e Shigaraki CCP, no Japão, em 2017. O artista teve as individuais “Horizonte” (Laboratório-Festival), “Sabotaje” (Fundação OSDE), “Ecuánime” (Galeria Sputnik), “A revolução da mágica” (Una.House) e “Temporária” (Art x Art Gallery). Participou das exposições coletivas: “Não é o rio que canta é el pantano” (María Casado Galería), “Como um flash” (Casa Nacional do Bicentenário), “Uma escala humana” (EAC Montevidéu), “Sobre mudança” (Estados Unidos do Banco Mundial), entre outros. Participou dos prêmios FNA, KLEMM, ITAÚ, UADE e Salón Nacional de Rosario, entre outros. Ele codirige o projeto Marabunta com Lucila Gradín, vive e trabalha em Buenos Aires.

Maria Palmeiro (Rio de Janeiro, 1983)

É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Sua dissertação, intitulada “Ateliê Performativo: Fazimento, Ocultamento, Deslocamento”, trata de pintura, performance e do status do ateliê como lugar de enunciação. Iniciou sua formação como pintora com João Magalhães, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2011. Em 2012, foi aluna de Mel Prest, no California College of the Arts, e manteve ateliê na cidade de São Francisco. Seu trabalho conjuga reflexão teórica e pesquisa formal, aspectos que se manifestam tanto em sua produção artística quanto nos textos críticos que publica.

Nathan Braga (Rio de Janeiro, 1994)

Mestrando em Artes Visuais pela UERJ e pós-graduando na Especialização em Linguagens Artísticas, Cultural e Educação no IFRJ, Nathan Braga desenvolve um estudo investigativo sobre a morte e sua relação, ainda hoje um tabu para a sociedade. A interdisciplinaridade e a intermaterialidade são questões caras à sua poética pessoal. O artista é também técnico em Química e faz uso das especificidades dessa ciência em seus processos artísticos. A aproximação com a Química abre seus trabalhos para propostas de constituições múltiplas, tanto na escrita quanto na plasticidade, reafirmando a convulsão entre arte e escritura. E organiza-se a um só tempo como pesquisa teórica em arte e produção artística, uma vez que atualiza e materializa termos e conceitos como memento mori (lembre-se de que vc é mortal). Historicamente esses conceitos são difundidos e ligados à arte e à história da arte por meio das mitologias pessoais, que são violentadas por sua identidade latino-brasileira, marginal e por sua vivência na alegórica cidade do Rio de Janeiro, tratando, assim, a morte como alegoria.

Tolis Tatolas (1978, Grécia)

Bacharel (2008) pela Faculdade de Artes e Design de Vakalo e bacharel (2002) em biologia pela Universidade Aristóteles de Tessalônica. Teve oito exposições individuais e participou de vinte e uma exposições coletivas na Grécia, Reino Unido e Áustria. Escreveu o livro Animals in the Homeric Ages (2005, Erodios) e contribuiu para o volume Science and Tehcnology in Homeric Epics (2008, Springer). Textos e obras de sua autoria foram publicados na imprensa grega e internacional. No âmbito da sua atividade artística, criou os cenários e figurinos de obras de dramaturgos gregos e internacionais em Atenas. Suas obras fazem parte de coleções particulares na Grécia, EUA, Reino Unido, França, Canadá e República Tcheca. Ele é membro da Câmara de Belas Artes da Grécia desde 2014. Os interesses artísticos de Tatolas se concentram na geometria e na abstração, e em como eles podem refletir ideias e condições, criar e comunicar sentimentos de uma forma semelhante à arte representacional. Criativamente, ele emprega uma abordagem holística da estética, dentro de uma estrutura de unidade de todas as artes.

 


DATA



CATEGORIA

Business Communication and Media

Saiba mais

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema

Professor da FAAP ministra oficina na Expocine 2024 

A FAAP marcará presença na Expocine 2024 com a oficina ‘Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora – Um breve traçado evolutivo’ que será ministrada pelo Maestro Prof. Dr. Rafael Righini. A 11ª edição do maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica acontece entre os dias 8 e 11 de outubro em dois espaços no já tradicional Cine Marquise e no Renaissance Hotel.   A oficina conduzida por Rafael Righini acontecerá no dia 11, na sala Ancine do Cine Marquise, das 10h às 12h, e tem como objetivo principal realizar uma apreciação sobre a evolução da trilha sonora desde seus primórdios aos dias atuais, abordando os desafios do período chamado “cinema mudo”, a transformação com a sonorização e sincronização do “cinema sonoro”, as origens estruturais da trilha.  “É com imensa alegria que recebo o convite para apresentar na Expocine a palestra sobre ‘A Trilha Sonora no Universo Cinematográfico’, onde irei falar sobre as principais estruturas, fundamentos e principais técnicas de criação, produção e sincronização da trilha musical e a imagem”, afirma Rafael. O espaço é limitado a até 90 pessoas e tem acesso exclusivo às credenciais FÓRUM, PREMIUM e convidados.  “Aproveito para agradecer essa honrosa oportunidade à Expocine e à FAAP. É um verdadeiro privilégio e enorme prazer poder dissertar e interagir com a plateia numa sala de cinema sobre o tema que é a base de minhas disciplinas na FAAP (nos cursos de cinema, animação e produção audiovisual), além de ser o meu campo de atuação como compositor, diretor musical e produtor musical no mercado cinematográfico, e, sem dúvida nenhuma, uma das maiores paixões da minha vida!”, relata


Na FAAP

Venha estudar na FAAP: inscrições abertas para 2025 

Não fique de fora, estão abertas as inscrições para o Vestibular FAAP 2025. Esta é uma oportunidade imperdível para os estudantes que desejam ingressar em uma das instituições de ensino superior mais renomadas do país e iniciar uma trajetória acadêmica de excelência.   Para participar da prova do Vestibular, que ocorrerá no dia 24 de novembro, às 10h, tanto na modalidade presencial quanto on-line, o candidato deverá escolher um ou mais meios de ingresso: I. Vestibular – 2025/1; II. Processo Seletivo Internacional (ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT); III. Processo Seletivo Transferência Externa; IV. Processo Seletivo 2ª Graduação (portador de diploma); V. Processo Seletivo ENEM; VI. Processo Seletivo Ensino Médio FAAP; VII. PROUNI.   As inscrições para todos os processos seletivos devem ser feitas através do site oficial da FAAP. Os interessados devem acessar a plataforma, preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais, escolher o curso desejado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.    A prova terá 2 horas de duração. Todos os candidatos inscritos farão uma prova com 36 questões, com valor de 1 ponto cada, cujo conteúdo não ultrapassará o currículo do Ensino Médio – sem desprezar conteúdo do Ensino Fundamental – e uma redação com valor de 10 pontos. As questões serão diferenciadas por cursos.  É importante que os candidatos leiam atentamente o edital do processo seletivo, disponível no site, para se informar sobre as etapas do processo, os documentos necessários e as datas importantes. Se você pensa à frente, estude em um Centro Universitário que segue junto com você.  Formas de Ingresso   I – Vestibular Tradicional: destinado aos candidatos que já concluíram o ensino médio e desejam iniciar os estudos no ano de 2025.   II – Processo Seletivo Internacional (ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT): No momento da inscrição o candidato deverá optar pelo cadastro para estudantes nacionais ou para estudantes internacionais (que cursaram ABITUR, Diplôme du Baccalauréat International – BAC, American College Testing – ACT, Scholastic Aptitude Test – SAT ou International Baccalaureate – IB).   Os candidatos inscritos nos Processos Internacionais ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT não realizam prova. A classificação e a convocação serão conforme a pontuação obtida no exame, de acordo com os critérios determinados pela FAAP. As inscrições e pagamento da taxa de inscrição poderão ser realizados até 02 de Fevereiro de 2025, às 10h em: https://vestibular.faap.br/ .  III – Transferência Externa: estudantes que já estão matriculados em outras instituições de ensino superior podem ingressar na FAAP por meio de transferência externa. É necessário verificar os critérios e as condições estabelecidas pela instituição para a realização da transferência.  IV – Segunda Graduação: a FAAP oferece a possibilidade de ingresso para candidatos que já possuem um diploma de ensino superior e desejam realizar uma segunda graduação.  V – Nota do ENEM: a FAAP aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso. Os candidatos que obtiverem uma pontuação mínima definida pela instituição podem utilizar a nota do ENEM como critério de seleção.   VI – Ensino Médio FAAP: O ingresso na graduação para alunos do Ensino Médio dos Colégios FAAP será realizado com base nas médias aritméticas anuais dos três anos de estudo. A média mínima exigida para aprovação no Vestibular da FAAP é de 6.  Para alunos que cursaram apenas 1 ou 2 anos, será atribuído o valor zero à média aritmética do(s) ano(s) não cursado(s) na FAAP, a fim de possibilitar o ranqueamento dos candidatos na seleção das vagas.  VII – PROUNI: A FAAP aceita alunos oriundos do Programa Universidade para Todos (Prouni), conforme as condições estabelecidas pela legislação federal. O número de vagas disponíveis para este programa é regulado por normas específicas e não interfere nas vagas destinadas a cada curso. As orientações sobre as vagas e o cronograma do programa estão disponíveis no portal do MEC. DATAS  01/10/2024 – Início das inscrições para o Vestibular 2025/1  23/11/2024 – Término das inscrições para o Vestibular 2025/1  24/11/2024 – Data da Prova do Vestibular 2025/1  27/11/2024 – Divulgação do resultado do Vestibular 2025/1  15/03/2025 – Término da validade deste processo seletivo que oferece vagas para 2025/1.  Resultado das Provas e Processos Seletivos  A divulgação do resultado acontece em até 72h após a realização da prova e os aprovados serão informados, mediante telefone, E-mail e WhatsApp cadastrado pelo aluno na inscrição. É de exclusiva responsabilidade do candidato manter-se ciente e atualizado acerca do calendário de matrícula e convocações, para mais informações confira o edital.   Nossos cursos  Confira os nossos cursos de alta qualidade para você fazer a melhor escolha para a sua carreira:  Programa de tripla titulação: Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais –  Business and International Affairs (BIA) –  Matutino / Noturno   Programa de tripla titulação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas –  Business Communication and Media (BCM) –  Matutino   Cinema – Matutino / Noturno  Design – Matutino  Direito – Matutino  Economia – Matutino / Noturno  Jornalismo – Matutino  Moda – Matutino / Vespertino  Produção Audiovisual – Noturno  Publicidade e Propaganda – Matutino  Relações Internacionais – Matutino / Noturno  Para mais informações entre em contato com o setor de Relacionamento FAAP – vestibular@faap.br / Whatsapp: 11


Artes Visuais

Inscrições abertas para a 54 Anual de Arte FAAP

Estão abertas as inscrições para a 54ª edição da Anual de Arte FAAP, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea em São Paulo. Todas/os alunas/os matriculadas/os e frequentando, regularmente, os cursos do Centro Universitário Armando Alvares Penteado podem participar e enviar seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2024. A mostra visa incentivar, divulgar e estimular a produção artística dos estudantes, promovendo a integração de diferentes formas de visualidade contemporânea. A Anual de arte da FAAP Criada em 1965, a Anual de Arte FAAP se consolidou como uma vitrine para o trabalho de jovens artistas, explorando diversas linguagens e suportes, como pinturas, desenhos, vídeos, performances, gravuras, fotografias, esculturas e publicações. O caráter experimental é uma das marcas registradas da exposição, que promove a liberdade criativa e a inovação. A seleção dos trabalhos considera critérios como a potencialidade das obras, as referências artísticas utilizadas e a capacidade de superação dessas influências. Além da visibilidade, os participantes concorrem a: 3 (três) Bolsas de Estudo de 90%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 75%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 60%, válidas especificamente para o ano seguinte ao da premiação. A Anual de Arte FAAP é uma oportunidade única para os alunos compartilharem sua produção com a comunidade acadêmica e o cenário artístico de São Paulo, abrindo portas para novas descobertas e conexões. Sobre os trabalhos Inscrições para a 54 Anual de Arte FAAP estão abertas até o dia 22/10/2024. Todos os alunos regularmente matriculados nas unidades da FAAP são elegíveis para participar. Cada estudante poderá inscrever-se com até três trabalhos ou propostas (dentre os quais devem ser considerados trabalhos em grupo, se houver). No caso de trabalhos que não possam ser entregues por suas especificidades de linguagem (como instalações, intervenções, ocupações, performances etc), serão aceitos projetos, sendo que apenas um dos trabalhos inscritos poderá ser um projeto. Para se inscrever e obter informações detalhadas sobre o regulamento, por favor, acesse o link. Certifique-se de ler todas as informações atentamente para garantir que sua inscrição seja completa e dentro do prazo estabelecido. Inscreva-se: https://faapinscricao.crmeducacional.com/login/2910 Contato:


Artes Visuais

Veja como foi o primeiro Open Studio do semestre

No último sábado, 28 de setembro, a Residência Artística FAAP – São Paulo realizou o primeiro Open Studio do semestre, proporcionando a alunos e visitantes a chance de explorar os estúdios dos artistas residentes e conhecer seus processos criativos. O evento contou com a participação de 10 artistas: Enero y Abril, Florencia Alvarez Guardo, Isabela Sá Roriz, Lorenzo Beust, Manuel La Rosa, Marcus Deusdedit, Mónica Heller, Rosângela Andrade Boss, Thix Noronha e Zoë Marden, que apresentaram suas pesquisas e trabalhos em desenvolvimento. “Nós tivemos a oportunidade de abrir e entrar em 10 estúdios para conhecer os processos de criação, os trabalhos, as pesquisas e alguns dos resultados de 10 artistas que estão aqui desde agosto deste ano e que estão desenvolvendo os seus processos e investigações”, destacou Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP. “Esses artistas estão aqui em função de um dos mais antigos e conceituados programas de residência artística que temos no Brasil, que é esse mantido pela FAAP”. Além da abertura dos estúdios, o evento marcou o lançamento oficial da publicação sobre a exposição “Paris está em chamas”, que reuniu obras produzidas por artistas que fizeram parte da Residência Artística FAAP – Paris. Marcos Moraes ressaltou a importância da conexão entre as várias iniciativas institucionais da FAAP: “Conseguimos reunir boa parte desses equipamentos e programas institucionais: o curso de artes visuais da FAAP, a Residência Artística em Paris, a Residência Artística em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e mais uma das funções fundamentais da fundação que é o apoio e o desenvolvimento da Produção Artística Cultural com essa publicação. Então essa oportunidade de reunir todas essas atividades num único evento”. Localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo oferece um ambiente de imersão para artistas de diversas partes do mundo, proporcionando infraestrutura e tempo para o desenvolvimento de projetos em um cenário de intensa troca criativa e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter