O levantamento feito recentemente pelo Relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) – relativo ao primeiro trimestre de 2016 – revela que as marcas estão dando a devida importância ao relacionamento com o consumidor nas redes sociais. A pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers.
Em 2015, no primeiro trimestre, o tempo médio que as marcas levavam para responder ao consumidor era de 9 horas 34 minutos. No mesmo período, em 2016, esse número caiu para 2 horas e 51 minutos. Mas o setor de e-commerce foi o que mais chamou a atenção.
Na pesquisa do relatório realizado no último trimestre de 2015, as empresas de e-commerce respondiam ao consumidor, em média, em 44 minutos. Agora a média é de 22 horas e 52 minutos.
YouTube: crescimento no número de inscritos
Se as interações do Facebook têm ganhado em velocidade por parte das marcas, o YouTube mostra-se como a de maior ampliação. Na apuração feita há um ano, a média de visualizações dos vídeos no período de janeiro, fevereiro e março era de 134.098. Na apuração mais recente, no mesmo período, esse número é de 205.678. Além disso, o número médio de inscritos nos canais das 100 principais marcas era de 17.692 no primeiro trimestre de 2015. Já no mesmo período de 2016, esse número cresceu para 36.313.
Facebook:
A pesquisa mostrou também que no primeiro trimestre de 2016, o setor que mais teve interações do público no Facebook foi o de Mídia/Notícias, com uma média de 9.215.109, a maior parte delas como comentários.
O #MS360FAAP analisa trimestralmente o comportamento das 100 marcas com mais interações nas redes sociais brasileiras, desde 2014. É composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas e de seus seguidores. Os relatórios são divulgados sempre nos meses de janeiro, abril, julho e outubro no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.