RELATÓRIO #MS360FAAP REVELA QUE INSTAGRAM CRESCE ENTRE FÃS QUE UTILIZAM REDES SOCIAIS PARA ACOMPANHAR SEUS ÍDOLOS

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O Instagram tem se consolidado como uma plataforma de comunicação do público com as celebridades. É o que mostra o estudo #MS360FAAP, desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP e a Socialbakers.

A pesquisa analisa os 100 perfis brasileiros com mais interações nas plataformas de redes sociais, considerando celebridades e marcas. Nessa nova edição, revelou um crescimento de 80% no volume médio de seguidores de celebridades no Instagram, na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2018.

Nos meses de abril, maio e junho do ano passado, as celebridades possuíam, em média, 5.497.600 seguidores no Instagram. A análise do mesmo período de 2019 mostra que esse número subiu para 9.851.696.

Por outro lado, no Twitter – que sempre foi uma plataforma reconhecida por aproximar as personalidades dos usuários – o crescimento médio de seguidores foi menor comparando os mesmos trimestres: de 3.280.711 em 2018 para 3.386.775 em 2019, o que representa um acréscimo de apenas 3,2%. Nessa rede social, a metodologia da pesquisa divide os perfis entre “Marcas” e “Não Marcas”, categoria na qual se encontram celebridades e políticos.

Mas não foram apenas as celebridades que tiveram crescimento no Instagram. Juntas, as 100 primeiras marcas com mais interação na plataforma saltaram de uma média de 1.199.516 seguidores, de abril a junho de 2018, para 1.742.355 no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 45%.

 

Facebook e Twitter

No mesmo período analisado pelo estudo #MS360FAAP, o Facebook teve um aumento de 3,5% no segmento de páginas classificadas como “Marcas/Institucional”, que saiu de uma média de 2.996.034 fãs no segundo trimestre de 2018 para 3.100.941 em 2019.No Twitter, a categoria “Marcas” perdeu seguidores. A média em 2018 era de 333.980 fãs e no segundo trimestre de 2019 caiu para 324.808.

 

Outros destaques

• O segmento “Bens de Consumo” é o que mais impulsionou posts no Facebook no segundo trimestre de 2019: 69% de suas publicações tiveram impulso monetário.

•As marcas estudadas fazem, em média, 23 postagens no Instagram por semana.

•22% das postagens dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram usaram entre duas e três hashtags em abril, maio e junho de 2019.

•Os perfis da categoria “Não Marcas” do Twitter fizeram, no segundo trimestre deste ano, uma média de 27 tweets por dia.

Os dados completos do estudo estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.


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O Instagram tem se consolidado como uma plataforma de comunicação do público com as celebridades. É o que mostra o estudo #MS360FAAP, desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP e a Socialbakers.

A pesquisa analisa os 100 perfis brasileiros com mais interações nas plataformas de redes sociais, considerando celebridades e marcas. Nessa nova edição, revelou um crescimento de 80% no volume médio de seguidores de celebridades no Instagram, na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2018.

Nos meses de abril, maio e junho do ano passado, as celebridades possuíam, em média, 5.497.600 seguidores no Instagram. A análise do mesmo período de 2019 mostra que esse número subiu para 9.851.696.

Por outro lado, no Twitter – que sempre foi uma plataforma reconhecida por aproximar as personalidades dos usuários – o crescimento médio de seguidores foi menor comparando os mesmos trimestres: de 3.280.711 em 2018 para 3.386.775 em 2019, o que representa um acréscimo de apenas 3,2%. Nessa rede social, a metodologia da pesquisa divide os perfis entre “Marcas” e “Não Marcas”, categoria na qual se encontram celebridades e políticos.

Mas não foram apenas as celebridades que tiveram crescimento no Instagram. Juntas, as 100 primeiras marcas com mais interação na plataforma saltaram de uma média de 1.199.516 seguidores, de abril a junho de 2018, para 1.742.355 no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 45%.

 

Facebook e Twitter

No mesmo período analisado pelo estudo #MS360FAAP, o Facebook teve um aumento de 3,5% no segmento de páginas classificadas como “Marcas/Institucional”, que saiu de uma média de 2.996.034 fãs no segundo trimestre de 2018 para 3.100.941 em 2019.No Twitter, a categoria “Marcas” perdeu seguidores. A média em 2018 era de 333.980 fãs e no segundo trimestre de 2019 caiu para 324.808.

 

Outros destaques

• O segmento “Bens de Consumo” é o que mais impulsionou posts no Facebook no segundo trimestre de 2019: 69% de suas publicações tiveram impulso monetário.

•As marcas estudadas fazem, em média, 23 postagens no Instagram por semana.

•22% das postagens dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram usaram entre duas e três hashtags em abril, maio e junho de 2019.

•Os perfis da categoria “Não Marcas” do Twitter fizeram, no segundo trimestre deste ano, uma média de 27 tweets por dia.

Os dados completos do estudo estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.


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FAAPCast recebe Eduardo Toldi, Diretor Criativo da Egrey e ex-aluno de economia da FAAP 

Personalidade, sofisticação e beleza definem Eduardo Toldi, criador da marca de roupas Egrey e ex-aluno de Economia da FAAP. Após se formar e trabalhar no mercado financeiro, com a crise financeira de 2008, Eduardo decidiu mudar de setor e resgatar o trabalho com moda e tecelagem, ramo com o qual sua mãe e avós já tinham experiência. Até que, em 2011, Eduardo fundou a própria marca de moda contemporânea, a Egrey . “Egrey é a mistura de cinza com Eduardo. E cinza é a mistura de preto com branco e tem muitas nuances entre o preto e o branco. E eu acho que eu sempre fui meio detalhista”, afirma o Diretor Criativo.   A Egrey atende diversos estados do Brasil, porém o seu foco de vendas é o estado de São Paulo, principalmente no eixo que se divide entre os bairros Higienópolis, Jardins e Itaim, onde inclusive se localizam as duas lojas físicas, uma na rua da Consolação e a outra no Shopping Iguatemi.   Eduardo considera importante as colaborações entre os criadores. Uma coleção cápsula que fez muito sucesso entre as suas clientes foi fruto da parceria com Lucas Nascimento, “dentro dessa jornada do cliente eu acho que as colaborações são muito importantes. E tem tantas pessoas talentosas, como o Lucas Nascimento, que já ganhou muitos prêmios fora do Brasil. Eu achei que as minhas clientes iam gostar de conhecer os produtos dele”.   Outra collab que merece destaque foi realizada em 2020 com a consultora de estilo, Gloria Kalil.  “O processo começa na parte do desenho, no que a gente imagina, no público que a gente quer atingir, no que a gente quer trazer de novidade, depois vem a pesquisa, pilotagem, escolha do tecido etc, e só depois a comercialização. É uma jornada longa”, explica Eduardo sobre a criação de coleções.  Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Toldi e da sua marca Egrey, acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube.

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