O estudo #MS360FAAP, conduzido em parceria entre a FAAP e a Emplifi, revela que o Facebook ainda mantém sua relevância, contrariando especulações sobre sua obsolescência. A pesquisa destaca um aumento no número médio de seguidores de influenciadores na plataforma, atingindo mais de 466 mil no último trimestre de 2023, um crescimento de 60 mil em relação ao ano anterior. Contrariamente ao declínio previsto, as postagens por página no Facebook permaneceram estáveis, com exceção da categoria Mídia, que registrou uma quantidade notavelmente maior de postagens, mas com uma queda nas interações.
O estudo também destaca que, embora a preferência por vídeos esteja em ascensão, o formato Foto ainda é o mais utilizado tanto por marcas quanto por influenciadores no Facebook. As Lives emergem como uma ferramenta eficaz para gerar engajamento, com uma mediana de 273 interações por transmissão. Além disso, a categoria E-Commerce se destaca como a mais engajadora, indicando um possível crescimento do mercado.
No Instagram, o estudo revela uma preferência crescente pelo formato Reels, tanto por marcas quanto por influenciadores, embora o formato Carrossel seja o mais eficaz em gerar engajamento, especialmente para os influenciadores.
O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, responsável pelo estudo, visa capacitar profissionais e fornecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação, além de compartilhar reflexões com o mercado. Por fim, a Emplifi, parceira na pesquisa, é uma plataforma global líder em Customer Experience, utilizada por diversas marcas renomadas para oferecer experiências excepcionais aos clientes em todos os pontos de contato.
Sobre o NIMD-FAAP
O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.