Pesquisa do NiMD da FAAP mostra que os perfis com mais interações não são de influenciadores digitais


DATA


COMPARTILHE


Freepik

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Núcleo de Inovação e Mídia Digital da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) anuncia a publicação da mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), uma análise abrangente do comportamento dos usuários nas plataformas Facebook e Instagram, realizada em parceria com a Emplifi, empresa referência na área de Customer Experience.

Esta edição do relatório oferece uma visão detalhada sobre a dinâmica das interações e do engajamento nas redes sociais, destacando a estabilidade no número de seguidores das páginas do Facebook e evidenciando sua boa performance como plataforma para vendas online, com a categoria de E-Commerce liderando em termos de interações. Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esporte, Mídia e Entretenimento emergem como os mais engajadores, sugerindo uma alta capacidade de atração de usuários interessados nesses temas.

Uma análise comparativa entre o quadro de Mediana de Interações por Página no Facebook e o quadro da Mediana de Interações por Perfil no Instagram revela, apesar das métricas distintas, uma clara superioridade do Instagram no que se refere à capacidade de engajar seus usuários nos perfis da plataforma. O quadro da Mediana de Fãs por Página pode ser uma ferramenta valiosa para as marcas notarem que, nas redes sociais, existe um interesse maior em conteúdos de categorias como Influenciadores (495 mil fãs), Mídia (258 mil fãs), Comunidades (198 mil fãs) e Entretenimento (189 mil fãs). “Estes dados mostram que páginas das categorias de Influenciadores, Mídia, Comunidades e Entretenimento representam áreas nas quais as marcas poderiam alinhar seu conteúdo, seja marcando presença nessas páginas ou incorporando esses temas às suas páginas institucionais”, explica o Prof. Adriano Cerullo, professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP.

Influenciadores possuem mais seguidores, mas Esportes geram mais interações

O relatório reforçar aquilo que vemos no dia a dia: a categoria de Influenciadores no Instagram, tem uma mediana de seguidores significativamente maior em comparação com outras categorias. Esta tendência sublinha o papel central dos influenciadores digitais e celebridades na dinâmica de interações e engajamento na rede.

Contudo, os dados apresentados neste relatório sobre o Instagram, referentes ao primeiro trimestre do ano, indicam que o tema Esporte liderou em termos de interações dos usuários, alcançando 330 mil interações. Este destaque sugere uma alta capacidade de engajamento e interesse dos usuários por conteúdos relacionados a atividades esportivas. Seguindo Esporte, a categoria Mídia, com 289 mil interações, demonstra sua força em gerar conversas e reações, sublinhando a importância das notícias e do jornalismo no estímulo ao diálogo e à interação na plataforma. Os temas de Entretenimento, por sua vez, também mostram um desempenho significativo, com 181 mil interações, evidenciando o interesse contínuo dos usuários por conteúdo diversificado que inclui cultura, lazer e diversão.

Esta análise revela oportunidades estratégicas para as marcas. “A integração de temas de Esporte, Mídia e Entretenimento em seus perfis, ou a adoção de estratégias de colaboração com perfis influentes dessas categorias, pode ser uma abordagem eficaz para capturar a atenção e o interesse dos usuários”, comenta o professor Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.

O relatório completo está disponível para download no link: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp 

Sobre o NIMD-FAAP

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.

Sobre a Emplifi

A Emplifi é a plataforma unificada líder global em Customer Experience, que reúne marketing, atendimento ao cliente e comércio social para ajudar as empresas a oferecer excelência em atendimento ao cliente. Mais de sete mil marcas no mundo, entre elas McDonald’s, Ford Motor Company e Delta Air Lines, confiam na plataforma para fornecer a seus clientes experiências excepcionais em cada ponto de contato. Para obter mais informações visite www.emplifi.io.


DATA


banners-site-faap_pp1

Publicidade e Propaganda na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_pp2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Conheça o FAAP 4.0 o novo projeto de transformação digital da instituição

Na última segunda-feira, 9 de junho, a FAAP lançou o projeto FAAP 4.0, um novo passo estratégico rumo à transformação digital da instituição. A apresentação foi conduzida pelo CEO da FAAP, Luis Sobral, e contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, marcando um momento simbólico para o futuro da educação no país. O projeto reúne uma série de iniciativas voltadas à integração de novas tecnologias ao cotidiano acadêmico. Inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas passam a fazer parte da experiência de ensino e aprendizagem na FAAP, preparando os alunos para os desafios de um mundo em constante transformação. Ainda neste segundo semestre, mais de 100 disciplinas dos cursos de graduação passarão a abordar essas tecnologias, criando trilhas de formação inovadoras. A transformação também acontece nos bastidores: professores e funcionários estão sendo capacitados, ferramentas de inteligência artificial incorporadas aos processos internos e novas soluções digitais testadas e integradas à rotina da instituição. A partir do próximo ano, a FAAP também oferecerá novos cursos de extensão, livres e de pós-graduação voltados à capacitação em tecnologias digitais. Desde 1947, a FAAP forma, inspira e transforma talentos nas áreas de artes, comunicação e negócios. Esse é um marco não só para a FAAP, mas também para o futuro da educação no Brasil, abrindo caminho para uma formação cada vez mais conectada com a


Na FAAP

Dicas para o Vestibular FAAP deste domingo, dia 15 de junho 

O dia do vestibular da FAAP é sempre carregado de expectativa e ansiedade. É a hora de ver o resultado de toda a dedicação aos estudos para iniciar uma nova fase, a graduação! Para quem ainda não se inscreveu, inscreva-se até sexta-feira, dia 13 de junho.    Para ajudar nossos candidatos a se prepararem para o grande dia, aqui estão algumas dicas importantes sobre como chegar e o que é permitido levar no dia da prova, domingo, 15 de junho:      Como chegar?  Acesse o endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.  O que eu posso levar?   Documentos: é obrigatório levar um documento de identificação original e com foto. Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte (para estrangeiros).    Alimentos e bebidas: chocolates, doces e garrafa de água transparente são permitidos. Eles devem ser colocados ao lado da carteira.   Materiais permitidos na carteira: lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul. A caneta esferográfica deve ser transparente e de tinta preta, conforme exigência do Inep. Leve pelo menos duas canetas.   Todos os objetos, como celulares, smartwatches e outros equipamentos eletrônicos, devem ser desligados e serão colocados dentro de sacolinhas fornecidas pelo fiscal antes da prova.   O que eu não posso levar:  Artigos de chapelaria: bonés, chapéus, boinas, viseiras e similares não são permitidos e devem ser evitados. Na sala, serão colocados nos sacos plásticos.   Equipamentos eletrônicos: celulares, smartwatches, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas, pen drives, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico são proibidos.   Óculos escuros e relógios: não é permitido usar óculos escuros ou qualquer tipo de relógio.   Materiais de escrita não permitidos: Canetas que não sejam transparentes, lapiseiras, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações não serão permitidos.   Lembre-se de seguir essas orientações para evitar imprevistos e garantir que tudo corra bem no dia da prova. Boa prova!   VESTIBULAR FAAP – 15 de junho de 2025   Para os candidatos   8h – Abertura dos Portões   10h – Início da Prova    11h45 – Os candidatos que tiverem terminado a prova podem ser liberados   12h – Término do exame   12-12h30 – Candidatos com necessidade educacional especial poderão solicitar até 30 minutos a mais de prova, mediante laudo médico   13h – Encerramento geral   Para os Pais e Responsáveis   8h – Abertura dos portões, acesso ao campus   10h – Palestra com o Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, no Teatro FAAP   11h – Reunião com os coordenadores do curso escolhido    13h – Encerramento Geral   FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado   Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP,

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter