Com o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, tem crescido também as denúncias de violência doméstica. Em função disso, as alunas Anna Beatriz e Luiza Falchi, do curso de Rádio e Televisão da FAAP, resgataram o “Projeto__mulheres”, cujo slogan é “História de mulheres para mulheres”.
As estudantes estão usando o perfil @projeto__mulheres e fazendo posts para que as mulheres denunciem qualquer violência que estão sofrendo em casa durante a quarentena.
O objetivo do projeto é incentivá-las e ajudá-las a denunciar os seus agressores por meio de códigos, além de criar uma rede de apoio que gere e leve informações a elas, promovendo, assim, um ambiente de conscientização e debate.
O post viralizou e hoje o perfil já conta com mais de 11 mil seguidores. Até agora, a publicação foi compartilhada mais de 75 mil vezes e conta com mais de 73 mil curtidas. Confira aqui:
https://www.instagram.com/p/B_Gjz6JAOPV/
O projeto foi criado em 2018 para a disciplina Comunicação e Hipermídia, ministrada pelo professor Eric Messa, coordenador doNúcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) e do curso de Publicidade de Propaganda da FAAP. Na ocasião, as estudantes criaram e produziram uma websérie documental para a rede social, que contou com o depoimento de mulheres sobre assuntos relevantes para a conscientização e o debate.
O perfil já recebeu diversas mensagens de mulheres pedindo orientação, relatando suas experiências em relacionamentos abusivos, denúncias de agressão e pedidos codificados de socorro, além de ter conseguido ajudar dezenas de mulheres a reconhecerem seus direitos.