PARCERIA COM EMPRESAS POSSIBILITA AOS ALUNOS VIVENCIAR DESAFIOS REAIS DA COMUNICAÇÃO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Na FAAP, a prática caminha junto com a teoria na busca pelo conhecimento e por uma formação de excelência. Com o Lab Experimental de Comunicação, criado pelo curso de Publicidade e Propaganda, além do contato próximo com empresas diversas, os alunos colocam a mão na massa ao desenvolver planos reais e solucionar problemas. Como exemplos, é possível citar os trabalhos realizados em parceria com a Nestlé, Sampapé e Ontex. 

“Nosso Laboratório Experimental promove a experimentação dentro da multidisciplinaridade, que hoje é tão valorizada na área da comunicação. É gratificante ver nossos alunos envolvidos em problemas reais de comunicação para diferentes tipos de clientes, ganhando experiência profissional ainda durante o curso”, comemora o professor e diretor criativo José Roberto D’Elboux, coordenador do Lab Experimental de Comunicação. 

Sampapé 

A Sampapé, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade a pé como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade, é o mais novo ‘cliente’ do Lab Experimental de Comunicação. Os alunos que participam do projeto iniciaram um processo de pesquisa para desenvolver um programa de rebranding para a ONG. O objetivo é estabelecer uma nova linha de posicionamento da comunicação. O projeto está previsto para ser finalizado ainda em 2022. 

Nestlé 

O desafio dado aos alunos pela equipe de marketing da Nestlé neste primeiro semestre de 2022 foi desenvolver ideias para a linha Homebaking da empresa, voltada para quem tem o hábito de cozinhar em casa. O intuito era comunicar com as camadas mais jovens. Desafio dado é desafio cumprido: os alunos que participaram do projeto chegaram à conclusão que era preciso criar colabs com outras empresas do segmento digital para conversar com a geração Z, além de ampliar a comunicação em redes sociais. 

Ontex 

A multinacional belga Ontex, do segmento de higiene pessoal, foi um dos primeiros clientes do Lab Experimental. Em junho de 2021, a empresa criou a Maratona de Criação, uma competição que contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Animação. 

Duas alunas do sexto semestre foram as vencedoras da ação, que garantiria a elas a participação exclusiva em um processo seletivo para uma vaga de estágio na empresa, além da escolha de uma instituição que receberia a doação de produtos: Giovanna Henriques Barbatto de Souza e Mariana Ibarra Marruffo criaram um plano de comunicação para os produtos Bigfral Pants Premium e Miss Premium. 

A vaga de estágio foi conquistada pela aluna Mariana, que acabou sendo efetivada pela Ontex e hoje é analista de marketing Jr em um dos produtos, a fralda Turma da Mônica Baby. A ONG escolhida por ela foi a Casa Ondina Lobo de amparo ao idoso, que recebeu a doação de 2 mil pacotes de fraldas descartáveis. 

“Foi emocionante ver o engajamento e crescimento dos alunos durante todo o processo”, disse Isadora Mendez, da equipe de Marketing da Ontex. 

Os outros dois finalistas foram as equipes formadas pelos alunos Anne Liz Bruno e Thiago Cavassani de Brito, e Bruno Sereno e Valentina de Luca. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.    


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Na FAAP, a prática caminha junto com a teoria na busca pelo conhecimento e por uma formação de excelência. Com o Lab Experimental de Comunicação, criado pelo curso de Publicidade e Propaganda, além do contato próximo com empresas diversas, os alunos colocam a mão na massa ao desenvolver planos reais e solucionar problemas. Como exemplos, é possível citar os trabalhos realizados em parceria com a Nestlé, Sampapé e Ontex. 

“Nosso Laboratório Experimental promove a experimentação dentro da multidisciplinaridade, que hoje é tão valorizada na área da comunicação. É gratificante ver nossos alunos envolvidos em problemas reais de comunicação para diferentes tipos de clientes, ganhando experiência profissional ainda durante o curso”, comemora o professor e diretor criativo José Roberto D’Elboux, coordenador do Lab Experimental de Comunicação. 

Sampapé 

A Sampapé, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade a pé como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade, é o mais novo ‘cliente’ do Lab Experimental de Comunicação. Os alunos que participam do projeto iniciaram um processo de pesquisa para desenvolver um programa de rebranding para a ONG. O objetivo é estabelecer uma nova linha de posicionamento da comunicação. O projeto está previsto para ser finalizado ainda em 2022. 

Nestlé 

O desafio dado aos alunos pela equipe de marketing da Nestlé neste primeiro semestre de 2022 foi desenvolver ideias para a linha Homebaking da empresa, voltada para quem tem o hábito de cozinhar em casa. O intuito era comunicar com as camadas mais jovens. Desafio dado é desafio cumprido: os alunos que participaram do projeto chegaram à conclusão que era preciso criar colabs com outras empresas do segmento digital para conversar com a geração Z, além de ampliar a comunicação em redes sociais. 

Ontex 

A multinacional belga Ontex, do segmento de higiene pessoal, foi um dos primeiros clientes do Lab Experimental. Em junho de 2021, a empresa criou a Maratona de Criação, uma competição que contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Animação. 

Duas alunas do sexto semestre foram as vencedoras da ação, que garantiria a elas a participação exclusiva em um processo seletivo para uma vaga de estágio na empresa, além da escolha de uma instituição que receberia a doação de produtos: Giovanna Henriques Barbatto de Souza e Mariana Ibarra Marruffo criaram um plano de comunicação para os produtos Bigfral Pants Premium e Miss Premium. 

A vaga de estágio foi conquistada pela aluna Mariana, que acabou sendo efetivada pela Ontex e hoje é analista de marketing Jr em um dos produtos, a fralda Turma da Mônica Baby. A ONG escolhida por ela foi a Casa Ondina Lobo de amparo ao idoso, que recebeu a doação de 2 mil pacotes de fraldas descartáveis. 

“Foi emocionante ver o engajamento e crescimento dos alunos durante todo o processo”, disse Isadora Mendez, da equipe de Marketing da Ontex. 

Os outros dois finalistas foram as equipes formadas pelos alunos Anne Liz Bruno e Thiago Cavassani de Brito, e Bruno Sereno e Valentina de Luca. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.    


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP recebe Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco em evento sobre empreendedorismo sustentável

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o prazer de receber, na última sexta-feira (7), Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco para o evento Building Tomorrow Together, dedicado à reflexão sobre inovação e empreendedorismo com foco na sustentabilidade. O encontro, realizado nas dependências da FAAP, reuniu estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de empreendedores comprometidos com soluções de impacto socioambiental. A visita do Príncipe à FAAP marca seu retorno à instituição, onde já esteve anteriormente por ocasião da exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco. A escolha da FAAP como palco para esse importante diálogo internacional reforça o papel da Fundação como centro de excelência acadêmica e de articulação de temas globais relevantes. A recepção oficial foi conduzida pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, que deu as boas-vindas à comitiva monegasca. Também participaram da cerimônia a Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP e o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP. Em conversa reservada, Sua Alteza, o Príncipe, e a Mantenedora da FAAP falaram sobre interesses em comum de ambas as Fundações e sobre parcerias futuras, planos, eventos e projetos mais estruturados no que diz respeito às áreas de artes e negócios. O Sr. Arnoldo Wald, Cônsul Honorário de Mônaco no Brasil e presidente da filial latino-americana da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco; o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança e o Príncipe Charles Philippe d’Orléans estiveram presentes juntamente com outras autoridades e convidados ilustres. O evento, mediado pela professora Fernanda Magnotta, coordenadora do programa BIA, destacou dez jovens empreendedores latino-americanos, que apresentaram iniciativas inovadoras alinhadas às pautas da COP30. As soluções abordaram desafios ambientais urgentes, demonstrando o potencial transformador do empreendedorismo sustentável. Em seu discurso de boas-vindas, Sra. Celita lembrou que “os objetivos da Fundação Príncipe Albert II vêm ao encontro dos objetivos do nosso centro de inovação e empreendedorismo – o FAAP Business Hub – cuja meta é trabalhar o perfil empreendedor de nosso corpo discente e, para que isso se realize na prática, são desenvolvidos uma série de programas para todos os estágios de desenvolvimento, transformando ideias em ações, como também inserindo conteúdos de sustentabilidade em todos os seus cursos”. Dois alunos da graduação da FAAP também participaram ativamente do encontro. Gabriela Guimarães, do 3º semestre de Moda compartilhou projetos desenvolvidos na própria instituição, como os programas “Start. From Ideas to Action”, “FAABRICA” e “Empreenda FAAP”. Essas iniciativas refletem o compromisso da FAAP com a formação de lideranças criativas e engajadas, além de abrirem espaço para novos diálogos e parcerias estratégicas. Cauê Micheletti, do 8° semestre de Cinema, falou como a FAAP tem papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal. “A FAAP me ensinou que conhecimento não é apenas informação – é matéria-prima para a transformação. Há setenta e oito anos, esta instituição forma gerações de pensadores, criadores e inovadores. E eu tenho orgulho de fazer parte desse legado. Mas o que mais me inspira é ver como a FAAP continua evoluindo. É uma instituição que ousa estar à frente do seu tempo. Aqui, descobri meus talentos e aprendi a transformá-los em vocação. Percebi que o sucesso não é privilégio de poucos – é de quem acredita em si mesmo, de quem arrisca, de quem sonha grande”, disse a todos os presentes. Em suas considerações finais, Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II enfatizou a profunda transformação ecológica, social, econômica e tecnológica em curso no mundo contemporâneo e agradeceu à FAAP pela disponibilidade em sediar evento tão importante, comprovando nossa relevância internacional e nosso protagonismo como instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a formação de cidadãos


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário


Na FAAP

FAAP realiza 36ª Campanha de Doação de Sangue  

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Fundação Armando Alvares Penteado promoveu a 36ª edição da tradicional Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo. A ação aconteceu no Centro de Convenções, sala Anexa, reunindo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade interessados em fazer a diferença.  “Na FAAP, acreditamos que responsabilidade social também se expressa em gestos de solidariedade que salvam vidas. Doar sangue é um deles: um ato simples, rápido e de profundo impacto humano.Por meio das campanhas realizadas anualmente em parceria com a Fundação Pró-Sangue, buscamos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância de manter esse compromisso coletivo com a vida”, afirma Bianca Rosetti, Gerente do setor de Responsabilidade Socioambiental. Desde 2001, o FAAP Social realiza periodicamente campanhas de doação de sangue, que já mobilizaram mais de 5 mil doadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, incentivando cada participante a contribuir diretamente para salvar vidas.  Durante o período da manhã, entre 8h30 e 11h15, o espaço recebeu um fluxo constante de doadores, muitos realizando o gesto pela primeira vez. Para participar, os 56 voluntários precisaram atender aos critérios básicos estabelecidos pelo Hemocentro, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e ter feito uma refeição leve antes da doação.  A FAAP agradece a todos que participaram da campanha e reforça a importância desse ato simples e generoso que ajuda a manter os estoques de sangue dos hospitais e hemocentros sempre


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter