PARCERIA COM EMPRESAS POSSIBILITA AOS ALUNOS VIVENCIAR DESAFIOS REAIS DA COMUNICAÇÃO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Na FAAP, a prática caminha junto com a teoria na busca pelo conhecimento e por uma formação de excelência. Com o Lab Experimental de Comunicação, criado pelo curso de Publicidade e Propaganda, além do contato próximo com empresas diversas, os alunos colocam a mão na massa ao desenvolver planos reais e solucionar problemas. Como exemplos, é possível citar os trabalhos realizados em parceria com a Nestlé, Sampapé e Ontex. 

“Nosso Laboratório Experimental promove a experimentação dentro da multidisciplinaridade, que hoje é tão valorizada na área da comunicação. É gratificante ver nossos alunos envolvidos em problemas reais de comunicação para diferentes tipos de clientes, ganhando experiência profissional ainda durante o curso”, comemora o professor e diretor criativo José Roberto D’Elboux, coordenador do Lab Experimental de Comunicação. 

Sampapé 

A Sampapé, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade a pé como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade, é o mais novo ‘cliente’ do Lab Experimental de Comunicação. Os alunos que participam do projeto iniciaram um processo de pesquisa para desenvolver um programa de rebranding para a ONG. O objetivo é estabelecer uma nova linha de posicionamento da comunicação. O projeto está previsto para ser finalizado ainda em 2022. 

Nestlé 

O desafio dado aos alunos pela equipe de marketing da Nestlé neste primeiro semestre de 2022 foi desenvolver ideias para a linha Homebaking da empresa, voltada para quem tem o hábito de cozinhar em casa. O intuito era comunicar com as camadas mais jovens. Desafio dado é desafio cumprido: os alunos que participaram do projeto chegaram à conclusão que era preciso criar colabs com outras empresas do segmento digital para conversar com a geração Z, além de ampliar a comunicação em redes sociais. 

Ontex 

A multinacional belga Ontex, do segmento de higiene pessoal, foi um dos primeiros clientes do Lab Experimental. Em junho de 2021, a empresa criou a Maratona de Criação, uma competição que contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Animação. 

Duas alunas do sexto semestre foram as vencedoras da ação, que garantiria a elas a participação exclusiva em um processo seletivo para uma vaga de estágio na empresa, além da escolha de uma instituição que receberia a doação de produtos: Giovanna Henriques Barbatto de Souza e Mariana Ibarra Marruffo criaram um plano de comunicação para os produtos Bigfral Pants Premium e Miss Premium. 

A vaga de estágio foi conquistada pela aluna Mariana, que acabou sendo efetivada pela Ontex e hoje é analista de marketing Jr em um dos produtos, a fralda Turma da Mônica Baby. A ONG escolhida por ela foi a Casa Ondina Lobo de amparo ao idoso, que recebeu a doação de 2 mil pacotes de fraldas descartáveis. 

“Foi emocionante ver o engajamento e crescimento dos alunos durante todo o processo”, disse Isadora Mendez, da equipe de Marketing da Ontex. 

Os outros dois finalistas foram as equipes formadas pelos alunos Anne Liz Bruno e Thiago Cavassani de Brito, e Bruno Sereno e Valentina de Luca. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.    


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Na FAAP, a prática caminha junto com a teoria na busca pelo conhecimento e por uma formação de excelência. Com o Lab Experimental de Comunicação, criado pelo curso de Publicidade e Propaganda, além do contato próximo com empresas diversas, os alunos colocam a mão na massa ao desenvolver planos reais e solucionar problemas. Como exemplos, é possível citar os trabalhos realizados em parceria com a Nestlé, Sampapé e Ontex. 

“Nosso Laboratório Experimental promove a experimentação dentro da multidisciplinaridade, que hoje é tão valorizada na área da comunicação. É gratificante ver nossos alunos envolvidos em problemas reais de comunicação para diferentes tipos de clientes, ganhando experiência profissional ainda durante o curso”, comemora o professor e diretor criativo José Roberto D’Elboux, coordenador do Lab Experimental de Comunicação. 

Sampapé 

A Sampapé, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade a pé como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade, é o mais novo ‘cliente’ do Lab Experimental de Comunicação. Os alunos que participam do projeto iniciaram um processo de pesquisa para desenvolver um programa de rebranding para a ONG. O objetivo é estabelecer uma nova linha de posicionamento da comunicação. O projeto está previsto para ser finalizado ainda em 2022. 

Nestlé 

O desafio dado aos alunos pela equipe de marketing da Nestlé neste primeiro semestre de 2022 foi desenvolver ideias para a linha Homebaking da empresa, voltada para quem tem o hábito de cozinhar em casa. O intuito era comunicar com as camadas mais jovens. Desafio dado é desafio cumprido: os alunos que participaram do projeto chegaram à conclusão que era preciso criar colabs com outras empresas do segmento digital para conversar com a geração Z, além de ampliar a comunicação em redes sociais. 

Ontex 

A multinacional belga Ontex, do segmento de higiene pessoal, foi um dos primeiros clientes do Lab Experimental. Em junho de 2021, a empresa criou a Maratona de Criação, uma competição que contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Animação. 

Duas alunas do sexto semestre foram as vencedoras da ação, que garantiria a elas a participação exclusiva em um processo seletivo para uma vaga de estágio na empresa, além da escolha de uma instituição que receberia a doação de produtos: Giovanna Henriques Barbatto de Souza e Mariana Ibarra Marruffo criaram um plano de comunicação para os produtos Bigfral Pants Premium e Miss Premium. 

A vaga de estágio foi conquistada pela aluna Mariana, que acabou sendo efetivada pela Ontex e hoje é analista de marketing Jr em um dos produtos, a fralda Turma da Mônica Baby. A ONG escolhida por ela foi a Casa Ondina Lobo de amparo ao idoso, que recebeu a doação de 2 mil pacotes de fraldas descartáveis. 

“Foi emocionante ver o engajamento e crescimento dos alunos durante todo o processo”, disse Isadora Mendez, da equipe de Marketing da Ontex. 

Os outros dois finalistas foram as equipes formadas pelos alunos Anne Liz Bruno e Thiago Cavassani de Brito, e Bruno Sereno e Valentina de Luca. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.    


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP participa de evento de Integração Sul promovido pelo CEAL Brasil e Uruguai em Montevidéu

Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) participou da Missão organizada pelo Conselho Empresarial de América Latina (CEAL), reunindo representantes da região.  O evento, sediado nas instalações da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) e na Zonamerica (zona franca de Montevidéu), foi palco de discussões estratégicas sobre o futuro econômico, social e político do continente.  Com o intuito de fortalecer a integração regional baseada no protagonismo de líderes empresariais e institucionais, o encontro contou com a participação de figuras-chave de diversos setores, que debateram desafios e oportunidades emergentes na conjuntura geopolítica atual. Em um momento marcado por intensas transformações internacionais, a Missão CEAL destacou a necessidade urgente de cooperação pragmática entre países da América Latina, especialmente diante dos impactos causados pelas recentes mudanças no cenário global.  O evento contou com a participação da Presidente em exercício do Uruguai, Carolina Cosse, além de autoridades de diversos países da América Latina. Pela FAAP, estiveram presentes Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP e Vice-Presidente do CEAL Brasil; o Sr. Luis Sobral, CEO da FAAP; e Dra. Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.    Durante o evento, os participantes se engajaram em painéis e mesas-redondas que abordaram questões fundamentais para a região, incluindo: Agroindústria e Segurança Estratégica, Geopolítica e Transformação Digital e Diálogo Político e Econômico Regional.  Neste contexto, a FAAP, representada por seu Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, sublinhou a relevância central da educação como motor do desenvolvimento sustentável e enfatizou que a educação precisa ser reimaginada para estimular competências críticas, digitais, tecnológicas e humanas, preparando líderes aptos a impulsionar a prosperidade nos próximos anos.  Como destaque especial, foi anunciada a formação da Aliança Acadêmica América Latina de Liderança. Essa iniciativa inovadora, conduzida no âmbito do CEAL, visa integrar instituições de educação superior sul-americanas, solidificando parcerias, intercâmbios e projetos colaborativos para a formação de lideranças regionais.  Além disso, representa um compromisso institucional para intensificar a colaboração educacional e intelectual como base para uma América Latina mais unida, competitiva e socialmente


Relações Internacionais

Alunos da FAAP exploram a magia na Missão Estudantil em Orlando

Entre os dias 10 e 18 de outubro, um grupo de estudantes de Relações Internacionais participou de mais uma edição da Missão Estudantil à Cidade de Orlando – uma iniciativa estratégica da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que visa promover discussões e análises sobre Hospitalidade, Turismo, Gestão e Criatividade na “capital mundial do entretenimento”.  Sob a curadoria e acompanhamento do professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP e ex-Cast Member dos parques da Disney, os discentes cumpriram uma agenda abrangente que combinou exercícios observacionais nos parques temáticos da Disney e da Universal, sessões de diálogo com executivos, Cast Members e influenciadores – os quais forneceram diversas perspectivas dos negócios atrelados a esta indústria – e visitas especializadas.  As visitas incluíram a Visit Orlando – empresa responsável pela promoção turística da cidade –, o Consulado-Geral do Brasil em Orlando – onde foram recebidos pelo Cônsul-Geral, Sr. João Lucas Quental Novaes de Almeida –, a sede do Disney Programs – local onde realizaram um tour exclusivo, acompanharam atividades acadêmicas e participaram de uma Special Engagement Session com duas personalidades de destaque da empresa, Bob Weis e Djuan Rivers, que atuaram, respectivamente, como presidente da Walt Disney Imagineering e vice-presidente do Disney’s Animal Kingdom –, além de uma masterclass com visitação à Rosen College – University of Central Florida, uma das mais prestigiadas instituições de ensino no setor de hospitalidade.  “Essa viagem se configura como uma das mais valiosas experiências interdisciplinares que oferecemos. Embora, superficialmente, haja o componente recreativo de estar na Disney, conforme os próprios estudantes ressaltam, abordar essa vivência com uma ótica acadêmica, observando pessoas, processos e a atuação em tempo real, agrega uma nuance significativa às teorias ligadas a Customer Experience, Liderança e Inovação, o que é altamente relevante para seus currículos. Compreender o ‘padrão Disney’ é um diferencial no mercado de trabalho e, por essa razão, esses alunos se destacam profissionalmente”, salienta o professor Grinberg.  A Missão Estudantil foi precedida por atividades preparatórias. Semanas antes da viagem, o grupo visitou a sede da The Walt Disney Company no Brasil para dialogar com a equipe de Parks & Resorts, responsável pela promoção dessa linha de negócios no país. Nesse encontro, foram abordados tópicos como Marketing, Comunicação, Relações Públicas e projetos especiais, que, inegavelmente, estabeleceram uma base sólida para as observações in loco. O ciclo da Missão será finalizado nesta semana com uma roda de conversa on-line com a equipe da Vekoma, uma das principais fabricantes globais de sistemas de atrações e montanhas-russas.  “Embora eu já tenha participado de diversas Missões da FAAP, no 8º semestre e estagiando em uma multinacional que também valoriza a relação com o cliente, foi extremamente enriquecedor descobrir o que está por trás da magia – incluindo a análise de como outras empresas do segmento operam e como a cidade, e até mesmo a diplomacia brasileira, reage a todo esse ecossistema. Foi uma experiência notável!”, afirma Renata Pertusi, uma das participantes da Missão.  Esta é a terceira vez que a FAAP realiza essa imersão, e a cada edição, a instituição busca oferecer mais exclusividade, acesso e conhecimento aos seus participantes.  Para obter mais informações sobre as Missões e Imersões que a FAAP promoverá para todos os cursos de graduação em 2026, recomenda-se acompanhar os canais oficiais da instituição, onde todos os detalhes serão divulgados em


Na FAAP

FAAP recebe Seminário Internacional para discutir a saúde em SP 

Durante os dias 15 e 16 de outubro, a Fundação Armando Alvares Penteado recebeu em seu Auditório 1 o “Seminário Internacional de Redes Regionais de Atenção à Saúde”. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde da América Latina, reuniu representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto de Estudos Para Políticas de Saúde (IEPS) para discutir e aprimorar a organização do sistema de saúde no estado de São Paulo, focando na constituição e eficiência das redes regionais de atenção à saúde.  Na abertura do seminário, Luis Sobral, o CEO da FAAP, destacou ser uma grande honra para a instituição receber um evento de tamanha relevância para a saúde paulista. Em seu discurso, também deu as boas-vindas a Eleuses Paiva, Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, a Renilson Rehem, Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e Coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo, ao Dr. Luiz Carlos Zamarco, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, além de saudar todos os profissionais presentes na ocasião.   Sobre o “Seminário Internacional de Redes Regionais de Atenção à Saúde”  O estado de São Paulo está em pleno processo de Regionalização da Saúde, comprometido em induzir mudanças nas práticas de governança que reforcem as Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS), com o propósito de assegurar a abrangência completa do cuidado, promovendo a integração harmoniosa de ações e serviços de saúde, e garantindo uma oferta contínua, abrangente, responsável e de alta qualidade, centrada no usuário.  Faz parte desse processo o fomento à troca de experiências nacionais e internacionais sobre Regionalização e a organização das Redes de Atenção à Saúde, com um olhar sobre a utilização de recursos, coerência entre necessidade e oferta, integração das RRAS e fluxos assistenciais. O evento reuniu especialistas internacionais e nacionais para compartilhar experiências, pesquisas inovadoras e estratégias bem-sucedidas implementadas em diferentes contextos ao redor do mundo.  Confira aqui a programação completa dos dois dias de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter