Organizações da Sociedade Civil, Grupo Mulheres do Brasil e Vaga Lume recebem campanhas publicitárias desenvolvidas pelos alunos de Rádio, TV e Internet


DATA


COMPARTILHE


Com o objetivo de dar voz e fortalecer o discurso de movimentos sociais e organizações da sociedade civil (OSC), alunos do curso de Rádio, TV e Internet da FAAP criaram produtoras/agências de comunicação para trabalhar, voluntariamente, a comunicação das instituições Vaga Lume e Grupo Mulheres do Brasil. 

A iniciativa faz parte do Curso de Rádio TV e Internet e envolve as disciplinas Branding e Promoção em TV e Produção Executiva e terá como palco de entrega dos materiais de comunicação o programa Transform(Ação). 

Criado pelo professor da FAAP e empreendedor social, Valdir Cimino, a cada semestre o projeto incentiva os alunos a criarem produtoras que contribuam para o trabalho das ONGS, como um exercício que reúne cidadania, empreendedorismo e o estudo da comunicação.

“Possibilitamos aos alunos exercer uma cidadania participativa, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento do terceiro setor, área que carece muito de apoio”, explica o professor Cimino. Ele acrescenta que esta é uma forma de fomentar o empreendedorismo social entre os estudantes, uma vez que são criadas agências experimentais para acolher essas causas.

Visibilidade às causas 

A agência Motion, dos alunos Bruna Vivolo, Carolina Amaral, Gabriela Zatta, Guilherme Marconato, Lara Godoy, Maria Lucia Azevedo e Maria Luísa de Almeida, desenvolveu um vídeo institucional para a Vaga Lume, organização sem fins lucrativos, que promove ações e atividades que levam o acesso à leitura infantil para comunidades rurais da Amazônia. 

O projeto audiovisual da Motion possui o objetivo de comunicar a importância da leitura no desenvolvimento que se inicia na infância. Portanto, visa propagar a importância do trabalho da Vaga Lume, e também da doação, para ajudar e fortalecer ainda mais a iniciativa da ONG. 

A agência Beverly é formada pelos alunos Dominique Bueno, Julia Beneduzi, Luis Vasconcelos, Rodrigo Garcia e Victoria Zanetti. O projeto idealizado pelo grupo é composto por três spots institucionais para o Grupo Mulheres do Brasil, ONG criada pela empresária Luiza Trajano, que visa o protagonismo feminino em diversos âmbitos sociais.Sem fins lucrativos, o intuito do projeto é divulgar o trabalho da ONG e empoderar as mulheres brasileiras. 

A apresentação dos trabalhos será realizada no próximo dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 10h, no Business Hub (B-Hub) FAAP, com apoio da FAAP Social e do departamento de RTV e Internet. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FAAP. 

O projeto Transform(Ação) faz parte das ações de Responsabilidade Social da FAAP, com o objetivo de valorizar o trabalho voluntário.

Conheça um pouco mais sobre as agências no Instagram:

Motion – @motion_rtv 

Beverly – @agenciabeverly


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Com o objetivo de dar voz e fortalecer o discurso de movimentos sociais e organizações da sociedade civil (OSC), alunos do curso de Rádio, TV e Internet da FAAP criaram produtoras/agências de comunicação para trabalhar, voluntariamente, a comunicação das instituições Vaga Lume e Grupo Mulheres do Brasil. 

A iniciativa faz parte do Curso de Rádio TV e Internet e envolve as disciplinas Branding e Promoção em TV e Produção Executiva e terá como palco de entrega dos materiais de comunicação o programa Transform(Ação). 

Criado pelo professor da FAAP e empreendedor social, Valdir Cimino, a cada semestre o projeto incentiva os alunos a criarem produtoras que contribuam para o trabalho das ONGS, como um exercício que reúne cidadania, empreendedorismo e o estudo da comunicação.

“Possibilitamos aos alunos exercer uma cidadania participativa, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento do terceiro setor, área que carece muito de apoio”, explica o professor Cimino. Ele acrescenta que esta é uma forma de fomentar o empreendedorismo social entre os estudantes, uma vez que são criadas agências experimentais para acolher essas causas.

Visibilidade às causas 

A agência Motion, dos alunos Bruna Vivolo, Carolina Amaral, Gabriela Zatta, Guilherme Marconato, Lara Godoy, Maria Lucia Azevedo e Maria Luísa de Almeida, desenvolveu um vídeo institucional para a Vaga Lume, organização sem fins lucrativos, que promove ações e atividades que levam o acesso à leitura infantil para comunidades rurais da Amazônia. 

O projeto audiovisual da Motion possui o objetivo de comunicar a importância da leitura no desenvolvimento que se inicia na infância. Portanto, visa propagar a importância do trabalho da Vaga Lume, e também da doação, para ajudar e fortalecer ainda mais a iniciativa da ONG. 

A agência Beverly é formada pelos alunos Dominique Bueno, Julia Beneduzi, Luis Vasconcelos, Rodrigo Garcia e Victoria Zanetti. O projeto idealizado pelo grupo é composto por três spots institucionais para o Grupo Mulheres do Brasil, ONG criada pela empresária Luiza Trajano, que visa o protagonismo feminino em diversos âmbitos sociais.Sem fins lucrativos, o intuito do projeto é divulgar o trabalho da ONG e empoderar as mulheres brasileiras. 

A apresentação dos trabalhos será realizada no próximo dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 10h, no Business Hub (B-Hub) FAAP, com apoio da FAAP Social e do departamento de RTV e Internet. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FAAP. 

O projeto Transform(Ação) faz parte das ações de Responsabilidade Social da FAAP, com o objetivo de valorizar o trabalho voluntário.

Conheça um pouco mais sobre as agências no Instagram:

Motion – @motion_rtv 

Beverly – @agenciabeverly


DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

FAAP e Spark inauguram uso acadêmico da Sprout Social

A FAAP firmou uma parceria inédita com a Spark, powerhouse de marketing de influência e parceira oficial da plataforma Sprout Social no Brasil. O objetivo é levar ao ambiente acadêmico uma das ferramentas mais utilizadas pelo mercado na gestão de influenciadores, potencializada por IA, para campanhas completas de ponta a ponta.   A Sprout nasceu nos EUA e atende mais de 30 mil clientes em mais de 100 países e foi eleita por duas vezes como a “Best Influencer Marketing Platform” no Global Influencer Marketing Awards.  A partir desta parceria, a FAAP passa a utilizar a plataforma em suas atividades de ensino, inicialmente nas graduações que compõem o programa Business Communication and Media. Alunos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas terão acesso a Sprout, utilizando os mesmos recursos hoje disponíveis para marcas, agências e profissionais de social media. A implementação começa já no início do semestre letivo de 2026 e envolverá disciplinas como Engajamento e Influência; e o próprio TCC, trabalho de conclusão do curso de Publicidade.   “Hoje, decisões de marketing são tomadas com base em dados, não mais em achismo. A Sprout Social é uma das plataformas globais que sustentam essa mudança, permitindo mapear uma base de mais de 10 milhões de influenciadores, analisar conversas e mensurar resultados em tempo real. Colocar essa tecnologia nas mãos dos estudantes é formar profissionais já preparados para o que agências e anunciantes exigem na prática”, afirma André Alves, diretor-executivo da Spark, responsável pela operação da plataforma no Brasil.  Entre as possibilidades de uso da Sprout Social na formação acadêmica, estão o planejamento e acompanhamento de campanhas de marketing de influência, o monitoramento de menções a marcas e temas específicos (social listening), a análise de métricas de desempenho, identificação de influenciadores digitais por nicho em diferentes plataformas e a produção de relatórios analíticos. Essas são competências cada vez mais fundamentais no mercado da creator economy e na comunicação das marcas com seus consumidores.  Para o professor Eric Messa, coordenador das graduações em Publicidade e Relações Públicas da FAAP, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a atualização constante dos cursos e com uma formação multidisciplinar em comunicação: “O mercado muda muito rápido, especialmente quando falamos de redes sociais e influência digital. Trazer a Sprout Social para dentro da FAAP, por meio da Spark, é uma forma concreta de manter nossos alunos conectados às práticas mais atuais. Eles não vão apenas estudar marketing de influência na teoria; vão aprender usando uma plataforma profissional, que é a mesma utilizada por grandes marcas e agências. Isso aumenta significativamente o nível de preparo com que eles chegam ao mercado de trabalho”, pontua Eric.  O movimento também simboliza a conexão entre diferentes gerações de profissionais formados pela instituição. Ex-aluno da FAAP e responsável por viabilizar a parceria, o co-CEO da Spark, Raphael Pinho, enxerga na iniciativa uma forma de devolver à academia parte do que recebeu em sua trajetória. “Voltar à FAAP como parceiro, trazendo uma tecnologia global como a Sprout Social para a formação dos estudantes, é fechar um ciclo. Nosso objetivo é contribuir para que a próxima geração de profissionais de comunicação pense campanhas com criadores de conteúdo a partir de dados, estratégia e visão de negócio”, finaliza


Business Communication and Media

FAAP firma parceria internacional com a EU Business School para lançar programa de Dupla Titulação 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) anuncia a assinatura de um Acordo Acadêmico de Colaboração com a EU Business School (EU), instituição europeia de ensino superior com unidades na Suíça, Barcelona, Munique e modalidade on-line, reconhecida internacionalmente.  A parceria estabelece oficialmente um programa de Dupla Titulação que permitirá aos alunos da FAAP concluírem parte de sua formação na Europa e obterem dois diplomas de nível superior. A oferta é destinada aos estudantes do programa BCM (Business Communication and Media), que engloba os cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. Pelo acordo, esses estudantes poderão cursar um ano acadêmico na EU Business School, após concluírem sete semestres na FAAP. Ao final do programa, receberão o diploma da FAAP e um diploma de bacharelado internacional emitido pela EU Business School.  Para os alunos do BCM, esta parceria representa uma vantagem estratégica singular. Ao integrar a sólida formação em comunicação e marketing da FAAP com um bacharelado europeu focado em negócios, o estudante constrói um perfil profissional híbrido e globalizado. Essa combinação amplia significativamente as oportunidades de carreira, preparando-o para posições de liderança em mercados internacionais e multinacionais que exigem competências tanto criativas quanto gerenciais.  Como funciona o programa?  O modelo de Dupla Titulação prevê que o aluno realize 3 anos e meio de formação na FAAP (totalizando 7 semestres) e, em seguida, ao invés de cursar o último semestre na FAAP, ele pode optar por fazer dois semestres completos na EU Business School.  O programa exige a obtenção mínima de 90 ECTS no período internacional, com créditos adicionais variáveis conforme o curso de origem:  • Relações Públicas: 20 ECTS extras (total 110 ECTS)  • Jornalismo: 25 ECTS extras (total 115 ECTS)  • Publicidade e Propaganda: 15 ECTS extras (total 105 ECTS)  Os créditos adicionais podem ser cursados durante os semestres regulares ou no Summer Semester da EU, e cobrados separadamente.  A parceria também garante aos alunos da FAAP 10% de bolsa aplicada sobre o valor do semestre acadêmico na EU Business School.  Bacharelados disponíveis para o aluno FAAP na EU Business School  O estudante participante do programa poderá escolher cursar, na EU, qualquer um dos seguintes bacharelados:  • BBA – Bachelor of Business Administration  • BA – Communication & Public Relations  • BA – Leisure & Tourism Management  • BA – International Relations  • BA – Sports Management  • BA – Digital Business, Design & Innovation  • BS – Business Finance  Os programas podem ser realizados nos campi da EU em Barcelona, Munique, Suíça ou na modalidade on-line, conforme disponibilidade.  Admissão e requisitos  Para ingressar no programa de Dupla Titulação, o aluno deve apresentar:  • Comprovação de 7 semestres concluídos na FAAP  • Histórico escolar  • Diploma de Ensino Médio  • Proficiência em inglês (TOEFL 80/213, IELTS 6.0 ou exame interno da EU — escrito e oral)  • Duas cartas de recomendação  • Um essay  Com esta parceria, FAAP e EU Business School reforçam seu compromisso com a internacionalização do ensino e com a oferta de oportunidades globais de formação para estudantes brasileiros interessados em ampliar sua experiência acadêmica e profissional no cenário


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e


Jornalismo

Encontro Folha Faap: O Jornalismo Muda o Mundo 

A FAAP recebe, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a FAAP que reúne nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios da profissão e o jornalismo político.  O encontro acontece no Centro de Convenções da FAAP, a partir das 9h, com uma programação que se estende ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha, Luis Sobral, CEO da FAAP, e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, dão as boas-vindas e apresentam a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, oferece uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o futuro da profissão. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação. Confira abaixo a programação completa:  Mesa 1 – Os bastidores da notícia (9h30 às 10h30)  A primeira mesa tem como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes irão discutir como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participam:  Após a mesa, haverá intervalo para café às 10h30.  Mesa 2 – Ponto de partida: experiências de jovens jornalistas (10h45 às 11h45)  A segunda mesa, “Ponto de partida”, traz jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem, em falas de 10 minutos cada, experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participam:  O intervalo para almoço está previsto a partir das 12h.  Mesa 3 – Jornalismo e Política (14h30 às 15h30)  No período da tarde acontece o debate sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP


Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter