O ESTUDO “MÍDIAS SOCIAIS 360º”, UMA PARCERIA ENTRE A FAAP E A SOCIALBAKERS, REVELA QUE A INTERAÇÃO NAS REDES SOCIAIS VOLTA AOS PATAMARES PRÉ-PANDEMIA

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Quarentena, expansão da Covid-19, educação remota e home office foram mudanças que impactaram não apenas a vida das pessoas, mas a maneira como elas usam as redes sociais. É o que mostra o estudo “Mídias Sociais 360º”, realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Socialbakers.

O estudo – que analisa os 100 perfis de celebridades e marcas no Facebook e Instagram com mais interações – vem acompanhando uma verdadeira montanha-russa nos números de curtidas e comentários, especialmente no Instagram.

Nos três primeiros meses do ano, por exemplo, foi identificado um salto nos números dos perfis de celebridade. Naquela ocasião, a média de interações era de 150.385 por post (crescimento de 20,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior). Já em abril, maio e junho, no auge da pandemia, a média de curtidas e comentários nos perfis de celebridades caiu para 86.503 em cada postagem.

Já na mais recente análise, compreendendo os meses de julho, agosto e setembro, a interação nos perfis de celebridade subiu para 102.030. Essa média é muito próxima do que foi observado no mesmo período de 2019, que era de 105.637, quando nem se falava em coronavírus.

Para os pesquisadores do NiMD FAAP, durante o auge da pandemia houve uma falta de entendimento sobre o papel dos criadores de conteúdo, que perderam seguidores. Mas com o afrouxamento da quarentena, o público voltou a acompanhá-los.

 

Marcas crescem de um ano para outro no Instagram

Enquanto as celebridades ficam nesse sobe e desce, as marcas estão, desde 2019, em alta no que diz respeito à média de seguidores em seus perfis. Comparando o terceiro trimestre de 2019 com o mesmo período deste ano, houve um crescimento aproximado de 22% entre as 100 principais marcas acompanhadas no Instagram.

Se em uma das redes de Mark Zuckerberg a tendência é de crescimento, na outra os números estão praticamente estáticos entre 2019 e 2020. No Facebook, o segmento “Marcas/Institucional” tinha uma média de 2.697.511 de curtidores em julho, agosto e setembro do ano passado. Nos mesmos meses deste ano, os números nessa categoria ficaram em 2.664.168.

Já a categoria “e-commerce” apresentou declínio na quantidade de curtidores no Facebook. No terceiro trimestre de 2019, a média era de 1.729.220 de usuários. Em 2020, no mesmo período, foi de 1.664.357.

Outros achados da pesquisa

– A categoria “Bens de Consumo” é a que mais investiu em impulsionamento de posts no 3º trimestre de 2020: 55% de suas postagens foram promovidas.

– A categoria “Entretenimento” gerou mais engajamento no Facebook no período analisado, com 3.171 interações em média por postagem.

– As marcas fizeram, em média, 22 postagens por semana no Instagram em julho, agosto e setembro de 2020. Nos três meses imediatamente anteriores, esse número era de 14.

– 33% das postagens dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram, realizadas no terceiro trimestre, não utilizaram nenhuma hashtag.

Os relatórios do estudo “Mídias Sociais 360o” (#MS360FAAP) estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Quarentena, expansão da Covid-19, educação remota e home office foram mudanças que impactaram não apenas a vida das pessoas, mas a maneira como elas usam as redes sociais. É o que mostra o estudo “Mídias Sociais 360º”, realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Socialbakers.

O estudo – que analisa os 100 perfis de celebridades e marcas no Facebook e Instagram com mais interações – vem acompanhando uma verdadeira montanha-russa nos números de curtidas e comentários, especialmente no Instagram.

Nos três primeiros meses do ano, por exemplo, foi identificado um salto nos números dos perfis de celebridade. Naquela ocasião, a média de interações era de 150.385 por post (crescimento de 20,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior). Já em abril, maio e junho, no auge da pandemia, a média de curtidas e comentários nos perfis de celebridades caiu para 86.503 em cada postagem.

Já na mais recente análise, compreendendo os meses de julho, agosto e setembro, a interação nos perfis de celebridade subiu para 102.030. Essa média é muito próxima do que foi observado no mesmo período de 2019, que era de 105.637, quando nem se falava em coronavírus.

Para os pesquisadores do NiMD FAAP, durante o auge da pandemia houve uma falta de entendimento sobre o papel dos criadores de conteúdo, que perderam seguidores. Mas com o afrouxamento da quarentena, o público voltou a acompanhá-los.

 

Marcas crescem de um ano para outro no Instagram

Enquanto as celebridades ficam nesse sobe e desce, as marcas estão, desde 2019, em alta no que diz respeito à média de seguidores em seus perfis. Comparando o terceiro trimestre de 2019 com o mesmo período deste ano, houve um crescimento aproximado de 22% entre as 100 principais marcas acompanhadas no Instagram.

Se em uma das redes de Mark Zuckerberg a tendência é de crescimento, na outra os números estão praticamente estáticos entre 2019 e 2020. No Facebook, o segmento “Marcas/Institucional” tinha uma média de 2.697.511 de curtidores em julho, agosto e setembro do ano passado. Nos mesmos meses deste ano, os números nessa categoria ficaram em 2.664.168.

Já a categoria “e-commerce” apresentou declínio na quantidade de curtidores no Facebook. No terceiro trimestre de 2019, a média era de 1.729.220 de usuários. Em 2020, no mesmo período, foi de 1.664.357.

Outros achados da pesquisa

– A categoria “Bens de Consumo” é a que mais investiu em impulsionamento de posts no 3º trimestre de 2020: 55% de suas postagens foram promovidas.

– A categoria “Entretenimento” gerou mais engajamento no Facebook no período analisado, com 3.171 interações em média por postagem.

– As marcas fizeram, em média, 22 postagens por semana no Instagram em julho, agosto e setembro de 2020. Nos três meses imediatamente anteriores, esse número era de 14.

– 33% das postagens dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram, realizadas no terceiro trimestre, não utilizaram nenhuma hashtag.

Os relatórios do estudo “Mídias Sociais 360o” (#MS360FAAP) estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter