No dia 2 de junho, o curso de Cinema da FAAP realizará a 4ª edição do “Diálogos na WEB –FAAP”, que contará com a participação do cineasta e roteirista Hilton Lacerda e do ator Jesuíta Barbosa.
Durante o encontro, Hilton contará sobre sua trajetória e a profissão de diretor roteirista. Jesuíta falará sobre a diferença entre atuar no cinema e na televisão.
Destinado aos alunos e professores da FAAP, o evento será realizado por meio da plataforma Zoom, pelo link: https://zoom.us/j/97780437804
HILTON LACERDA é formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Começou suas atividades como assistente de direção e corroteirista. Nos anos 90, formou com Helder Aragão a dupla Dolores & Morales, responsável pela direção de vários videoclipes da cena Manguebeat, como Mestre Ambrósio, Mundo Livre S/A e Chico Science e Nação Zumbi. Escreveu o roteiro junto com Lírio Ferreira e Paulo Caldas do filme “Baile Perfumado”. Roteirizou cinco longas-metragens dirigidos por Claudio Assis, que foram “Febre do rato”, “Baixio das bestas”, “Amarelo Manga”, Big Jato”, em parceria com Anna Francisco, e “Piedade”, em parceria com Anna Francisco e Dillner Gomes. Escreveu ainda os roteiros dos filmes “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele, “Árido Movie”, de Lírio Ferreira, e “Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano, em parceria com o diretor Gabriel Domingues. Dirigiu e roteirizou, juntamente com Lírio Ferreira, o documentário “Cartola – Música para os Olhos”, e estreou na direção com o filme “Tatuagem”, ganhando os prêmios de Melhor Filme em Gramado, Melhor filme do júri e do público do Festival do RJ. Seu mais recente trabalho é “Fim de Festa”, de 2019. Já dirigiu duas séries para o Canal Brasil e está com a próxima em produção, baseada no universo do filme “Tatuagem”.
JESUÍTA BARBOSA nasceu em Salgueiro, Pernambuco. Mudou-se para Fortaleza, onde começou a atuar em grupos de teatro na escola. Fez Licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará. Participou do coletivo de teatro chamado As Travestidas, que viajou por diversas cidades do nordeste. Atuou também da peça “Corpos Aprisionados e Deserdados”, com o Centro de Experimentação em Movimentos e fez parte por dois anos da Cia. de Teatro do Improviso. Estreou no cinema com o curta-metragem “Dias em Cuba”. Atuou no filme “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, que lhe rendeu vários prêmios, entre eles o de melhor ator no Festival do Rio, em 2013, “Praia do Futuro”, de Karim Ainouz, “Malasartes e o Duelo com a Morte”, de Paulo Morelli, e o “Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues. Estreou na televisão, na Globo, com a minissérie “Amores Roubados”. Em seguida, atuou em “O Rebu”, “Ligações Perigosas”, “Justiça”, “Onde Nascem os Fortes” e, por fim, fez a novela “Verão 90”.
“O DIRETOR ROTEIRISTA E A ATUAÇÃO EM CINEMA/TV”
DIA: 02/06 (TERÇA-FEIRA)
HORÁRIO: 16h
DURAÇÃO: 1 HORA