A mais recente pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, em parceria com a Socialbakers, mostra que os usuários do Instagram têm seguido cada vez mais marcas na plataforma.
O levantamento mede a atividade dos 100 perfis de negócios no Brasil com mais interações nas mídias sociais. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.
No último trimestre analisado, a média de crescimento de seguidores de perfis de Marcas no Instagram, foi cerca de 140 mil. No trimestre anterior, o número médio foi de 99 mil novos seguidores.
As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior – abril, maio e junho. São cerca de 3 publicações por dia.
Outro dado interessante do relatório diz respeito às postagens do tipo carrossel, com mais de uma foto ou vídeo. Os posts foram os que mais geraram curtidas e comentários nos perfis das marcas. No entanto, em páginas de celebridades, também avaliado no estudo, foram as publicações com apenas uma imagem que geraram mais “likes” entre os usuários.
Ainda que seja a rede com mais seguidores, o Facebook começa a enfrentar uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o aumento médio de fãs caiu de 83.325 nos meses de abril, maio e junho para apenas 50.505 entre julho, agosto e setembro.
Mas a queda maior – e mais surpreendente –, por se tratar de um período eleitoral, se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.
Mais números:
– Mesmo com os especialistas de mercado indicando o vídeo como sendo o formato preferencial no Facebook, a maior parte das marcas prefere postagens de fotos na plataforma.
– 29% das publicações feitas por marcas no Instagram não utilizam nenhuma hashtag.
– As celebridades brasileiras com mais interações no Instagram possuem, em média, 7,8 milhões de seguidores.
Todos os gráficos do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.