NÚCLEO DE INOVAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL DA FAAP DIVULGA ESTUDO QUE MOSTRA AS AÇÕES SOCIAIS DAS EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA

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O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NIMD FAAP) acaba de concluir a primeira fase de um estudo amplo sobre a “Responsabilidade Social: Políticas Empresariais durante a Pandemia”. O objetivo do levantamento é elencar e analisar como as empresas têm buscado desenvolver ações para atenuar os efeitos da pandemia para a população brasileira.

Dividido em 10 eixos, o trabalho conta com a coordenação dos professores Vera Pacheco (Comunicação e Marketing), Monica Rugai Bastos (Sociologia e Política Cultural), José Luiz Bueno (Filosofia) e Diogo Bornhausen (Comunicação e Semiótica), além da participação da aluna Giovanna Barbato de Souza, que cursa Publicidade e Propaganda.

O modelo exploratório consolida e analisa as informações divulgadas pela imprensa sobre os programas desenvolvidos pelas companhias.

O Eixo 1 da pesquisa, já concluído, aborda os programas Contra a Pobreza. Nesse segmento, 40% das ações focaram na distribuição de alimentos e cestas básicas, 20% na entrega de material de higiene e limpeza, 20% no apoio a ONGs e 20% foram para outras iniciativas.

As ações foram realizadas principalmente no início da pandemia, voltadas a comunidades carentes. Como primeira fase de análise, o estudo concluiu que “embora extremamente necessárias, tais ações não se caracterizam pela construção de política empresarial e, sim, pela mitigação imediata das necessidades advindas da perda de renda ocasionada pela pandemia. Considera-se a impossibilidade de manutenção dessas atividades, uma vez que a pandemia perdura, se manterá durante o próximo ano e seus efeitos econômicos e sociais serão vistos por, pelo menos, cinco a dez anos. E isso ocorreu tanto em pequenas empresas como em grandes grupos empresariais.”

Demais eixos

Os outros eixos da pesquisa realizada pelo NIMD FAAP serão divulgados periodicamente, conforme forem sendo concluídos. Eles abordarão os temas “Apoio em Relação à Violência Doméstica”, “Geração e Manutenção de Renda/Preparo de Profissionais”, “Preservação do Equilíbrio Emocional/Autoestima”, “Equipamentos de Saúde (instituições/empresas) – Reforma e Construção”, “Preservação de Negócios/Empresas/Instituições – Apoio Tecnológico”, “Sustentabilidade/Meio Ambiente”, “Atenção a Profissionais da Linha de Frente – Saúde, Educação, Coleta de Lixo”, “Doação de Material de Trabalho”, “Apoio a Atividades Artísticas e Culturais”, “Afastamento de Mídias que Propagam Fake News”.


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O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NIMD FAAP) acaba de concluir a primeira fase de um estudo amplo sobre a “Responsabilidade Social: Políticas Empresariais durante a Pandemia”. O objetivo do levantamento é elencar e analisar como as empresas têm buscado desenvolver ações para atenuar os efeitos da pandemia para a população brasileira.

Dividido em 10 eixos, o trabalho conta com a coordenação dos professores Vera Pacheco (Comunicação e Marketing), Monica Rugai Bastos (Sociologia e Política Cultural), José Luiz Bueno (Filosofia) e Diogo Bornhausen (Comunicação e Semiótica), além da participação da aluna Giovanna Barbato de Souza, que cursa Publicidade e Propaganda.

O modelo exploratório consolida e analisa as informações divulgadas pela imprensa sobre os programas desenvolvidos pelas companhias.

O Eixo 1 da pesquisa, já concluído, aborda os programas Contra a Pobreza. Nesse segmento, 40% das ações focaram na distribuição de alimentos e cestas básicas, 20% na entrega de material de higiene e limpeza, 20% no apoio a ONGs e 20% foram para outras iniciativas.

As ações foram realizadas principalmente no início da pandemia, voltadas a comunidades carentes. Como primeira fase de análise, o estudo concluiu que “embora extremamente necessárias, tais ações não se caracterizam pela construção de política empresarial e, sim, pela mitigação imediata das necessidades advindas da perda de renda ocasionada pela pandemia. Considera-se a impossibilidade de manutenção dessas atividades, uma vez que a pandemia perdura, se manterá durante o próximo ano e seus efeitos econômicos e sociais serão vistos por, pelo menos, cinco a dez anos. E isso ocorreu tanto em pequenas empresas como em grandes grupos empresariais.”

Demais eixos

Os outros eixos da pesquisa realizada pelo NIMD FAAP serão divulgados periodicamente, conforme forem sendo concluídos. Eles abordarão os temas “Apoio em Relação à Violência Doméstica”, “Geração e Manutenção de Renda/Preparo de Profissionais”, “Preservação do Equilíbrio Emocional/Autoestima”, “Equipamentos de Saúde (instituições/empresas) – Reforma e Construção”, “Preservação de Negócios/Empresas/Instituições – Apoio Tecnológico”, “Sustentabilidade/Meio Ambiente”, “Atenção a Profissionais da Linha de Frente – Saúde, Educação, Coleta de Lixo”, “Doação de Material de Trabalho”, “Apoio a Atividades Artísticas e Culturais”, “Afastamento de Mídias que Propagam Fake News”.


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FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

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