NÚCLEO DE INOVAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL DA FAAP DIVULGA ESTUDO QUE MOSTRA AS AÇÕES SOCIAIS DAS EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA

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O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NIMD FAAP) acaba de concluir a primeira fase de um estudo amplo sobre a “Responsabilidade Social: Políticas Empresariais durante a Pandemia”. O objetivo do levantamento é elencar e analisar como as empresas têm buscado desenvolver ações para atenuar os efeitos da pandemia para a população brasileira.

Dividido em 10 eixos, o trabalho conta com a coordenação dos professores Vera Pacheco (Comunicação e Marketing), Monica Rugai Bastos (Sociologia e Política Cultural), José Luiz Bueno (Filosofia) e Diogo Bornhausen (Comunicação e Semiótica), além da participação da aluna Giovanna Barbato de Souza, que cursa Publicidade e Propaganda.

O modelo exploratório consolida e analisa as informações divulgadas pela imprensa sobre os programas desenvolvidos pelas companhias.

O Eixo 1 da pesquisa, já concluído, aborda os programas Contra a Pobreza. Nesse segmento, 40% das ações focaram na distribuição de alimentos e cestas básicas, 20% na entrega de material de higiene e limpeza, 20% no apoio a ONGs e 20% foram para outras iniciativas.

As ações foram realizadas principalmente no início da pandemia, voltadas a comunidades carentes. Como primeira fase de análise, o estudo concluiu que “embora extremamente necessárias, tais ações não se caracterizam pela construção de política empresarial e, sim, pela mitigação imediata das necessidades advindas da perda de renda ocasionada pela pandemia. Considera-se a impossibilidade de manutenção dessas atividades, uma vez que a pandemia perdura, se manterá durante o próximo ano e seus efeitos econômicos e sociais serão vistos por, pelo menos, cinco a dez anos. E isso ocorreu tanto em pequenas empresas como em grandes grupos empresariais.”

Demais eixos

Os outros eixos da pesquisa realizada pelo NIMD FAAP serão divulgados periodicamente, conforme forem sendo concluídos. Eles abordarão os temas “Apoio em Relação à Violência Doméstica”, “Geração e Manutenção de Renda/Preparo de Profissionais”, “Preservação do Equilíbrio Emocional/Autoestima”, “Equipamentos de Saúde (instituições/empresas) – Reforma e Construção”, “Preservação de Negócios/Empresas/Instituições – Apoio Tecnológico”, “Sustentabilidade/Meio Ambiente”, “Atenção a Profissionais da Linha de Frente – Saúde, Educação, Coleta de Lixo”, “Doação de Material de Trabalho”, “Apoio a Atividades Artísticas e Culturais”, “Afastamento de Mídias que Propagam Fake News”.


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O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NIMD FAAP) acaba de concluir a primeira fase de um estudo amplo sobre a “Responsabilidade Social: Políticas Empresariais durante a Pandemia”. O objetivo do levantamento é elencar e analisar como as empresas têm buscado desenvolver ações para atenuar os efeitos da pandemia para a população brasileira.

Dividido em 10 eixos, o trabalho conta com a coordenação dos professores Vera Pacheco (Comunicação e Marketing), Monica Rugai Bastos (Sociologia e Política Cultural), José Luiz Bueno (Filosofia) e Diogo Bornhausen (Comunicação e Semiótica), além da participação da aluna Giovanna Barbato de Souza, que cursa Publicidade e Propaganda.

O modelo exploratório consolida e analisa as informações divulgadas pela imprensa sobre os programas desenvolvidos pelas companhias.

O Eixo 1 da pesquisa, já concluído, aborda os programas Contra a Pobreza. Nesse segmento, 40% das ações focaram na distribuição de alimentos e cestas básicas, 20% na entrega de material de higiene e limpeza, 20% no apoio a ONGs e 20% foram para outras iniciativas.

As ações foram realizadas principalmente no início da pandemia, voltadas a comunidades carentes. Como primeira fase de análise, o estudo concluiu que “embora extremamente necessárias, tais ações não se caracterizam pela construção de política empresarial e, sim, pela mitigação imediata das necessidades advindas da perda de renda ocasionada pela pandemia. Considera-se a impossibilidade de manutenção dessas atividades, uma vez que a pandemia perdura, se manterá durante o próximo ano e seus efeitos econômicos e sociais serão vistos por, pelo menos, cinco a dez anos. E isso ocorreu tanto em pequenas empresas como em grandes grupos empresariais.”

Demais eixos

Os outros eixos da pesquisa realizada pelo NIMD FAAP serão divulgados periodicamente, conforme forem sendo concluídos. Eles abordarão os temas “Apoio em Relação à Violência Doméstica”, “Geração e Manutenção de Renda/Preparo de Profissionais”, “Preservação do Equilíbrio Emocional/Autoestima”, “Equipamentos de Saúde (instituições/empresas) – Reforma e Construção”, “Preservação de Negócios/Empresas/Instituições – Apoio Tecnológico”, “Sustentabilidade/Meio Ambiente”, “Atenção a Profissionais da Linha de Frente – Saúde, Educação, Coleta de Lixo”, “Doação de Material de Trabalho”, “Apoio a Atividades Artísticas e Culturais”, “Afastamento de Mídias que Propagam Fake News”.


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Espetáculo “Prima Facie” estreia no Teatro FAAP 

Neste último sábado, 12, aconteceu a estreia do reverenciado espetáculo Prima Facie, um monólogo com Débora Falabella, sob direção de Yara de Novaes, que segue em cartaz no Teatro FAAP até o dia 08 de junho deste ano.   Em seu primeiro solo teatral, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo, em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.  Desde a sua estreia em Londres, em 2022, Prima Facie seguiu uma trajetória meteórica. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End Inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.   No Brasil, a montagem estreou em abril de 2024, no Rio de Janeiro, e se tornou um fenômeno de público instantâneo, com sessões extras e um debate que reuniu advogadas de diversas esferas. Em agosto de 2024, o espetáculo se apresentou em Brasília e recebeu a ministra do STF Carmen Lucia, o ex-ministro do STF Ayres Britto e a subprocuradora Geral da República, Raquel Dodge, para uma conversa após a sessão.  Nos debates que Prima Facie realizou em Brasília e no Rio de Janeiro, foram discutidos temas como a representatividade feminina no judiciário, a legislação de violência sexual e o fenômeno que a peça vem causando em diversas montagens ao redor do mundo.   As sessões no Teatro FAAP acontecem entre sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos através do site ou diretamente na bilheteria, sujeito a lotação.  Premiações  Débora Falabella recebeu o 35º Prêmio Shell de Teatro, como melhor atriz; o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz de Teatro em 2024 e também recebeu o Prêmio Arcanjo de Melhor Solo.   Além disso, o espetáculo recebeu duas indicações para o Prêmio Shell de Teatro:  Melhor Direção (Yara de Novaes) e Música (Morris) e sete indicações ao Prêmio APTR: Melhor Espetáculo, Melhor Produção não-musical, Atriz (Débora Falabella), Direção (Yara de Novaes), Cenografia (André Cortez), Iluminação (Wagner Antonio) e Figurino (Fabio Namatame).  Espetáculo Prima Facie  Temporada: de 12 de abril a 08 de junho de 2025  Horário: sextas e sábado, às 20h, e domingo, às 17h  Local: Teatro FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis   Classificação indicativa: 14 anos   Duração: 100min  Ingressos: R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia

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