Fernanda Magnotta, professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) integra a delegação brasileira que irá representar o Brasil no Youth 20 (Y20), a ser realizado em Pequim e Xangai (China), entre os dias 24 e 30 de julho. O intuito do encontro é debater temas como superação da pobreza, empreendedorismo e pensamento criativo, justiça social e oportunidades iguais, governança global e sustentabilidade.
O Y20 é o grupo oficial de compromisso da juventude do G20, que oferece a oportunidade de discutir questões globais e propor soluções a líderes mundiais. Esse encontro é realizado anualmente e visa promover processos transformativos internacionalmente.
Neste ano, a Cúpula Y20 fará debates sob o tema “Innovation and Partnership for an Inclusive World” (Inovação e Parceria para um Mundo Inclusivo). Os resultados da reunião serão expostos aos líderes do G20, que levarão em conta a perspectiva da juventude durante o encontro. A delegação assistirá às reuniões e participará ativamente da elaboração de recomendações sobre questões importantes da agenda internacional.
Além de Fernanda, participam também desta equipe o arquiteto Ariel Macena, o publicitário Pedro Oliveira e os engenheiros Petrina Santos e Thomaz Talarico. A seleção foi realizada com a ajuda do Instituto Global Attitude – uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos. O objetivo é promover a cooperação internacional com o programa Diplomacia Civil, que desde 2011 engaja jovens brasileiros na agenda mundial através da capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo.
Pesquisa sobre a voz da sociedade brasileiraPara destacar a imensidão e a riqueza da diversidade brasileira, a delegação do Brasil de 2016 quer levar a voz da nossa sociedade para a China. Para isso, estão abrindo uma pesquisa, onde qualquer pessoa pode participar compartilhando suas ideias.
O resultado dessa pesquisa será utilizado como referência nos debates da delegação brasileira. Os interessados em contribuir com esse trabalho devem responder ao questionário disponível neste link.