GABRIEL WICKBOLD APRESENTA OBRAS INÉDITAS NO MUSEU DE ARTE BRASILEIRA DA FAAP (MAB FAAP)

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


As séries autorais de Gabriel Wickbold são construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas pelo fotógrafo, que apresenta a exposição individual “Surface” no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP). Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra foi reaberta com uma nova sala denominada “SóMóS”, com obras inéditas feitas durante o período de distanciamento social em função da pandemia da Covid-19.

O artista se reinventou e mergulhou na criação de algo que representasse esse momento de desconexão tátil e traduzisse o desejo da aproximação física. A série traz obras que exploram uma linguagem híbrida entre a fotografia de estúdio, a manipulação digital e a pintura diretamente sobre a imagem, refletindo sobre o contato, o tato, o isolamento, a incerteza e o escurecimento de vidas.

Além de “SóMóS”, o artista reúne mais de 100 obras que integram cinco séries autorais desenvolvidas durante 14 anos de trabalho. São elas: “I am Light”, “Naïve”, “Sexual Colors”, “I am on-line” e “Sans Tache”, que estão divididas em seis salas no MAB FAAP, em um percurso que permite conectar a trajetória do artista por meio de seus trabalhos mais icônicos.

“SóMóS” (2020) reflete a ansiedade, a ocultação da identidade e a distância física no retrato; “I am Light” (2018) converge pinturas humanas com a aplicação de glitter e tem como resultado telas com cores potentes, que criam efeitos de aura nos personagens. “Sans Tache” (2014) critica a relação do homem com o envelhecimento e provoca uma reflexão sobre as marcas de expressão e o uso abusivo de recursos de computação para manipular uma estética inatingível. Em “I am online” (2016), o fotógrafo discute o sufocamento causado pelo excesso de conectividade com a internet e as máscaras que criamos para as redes sociais.

A exposição individual no MAB FAAP é uma oportunidade para o público conhecer a pesquisa e a estética do trabalho do artista, que já passou por importantes exposições no Brasil e no mundo. O espaço prestigiado já recebeu outros relevantes nomes da fotografia, como Mario Testino, Bob Wolfenson, Bob Gruen e JR Duran.

A BMW do Brasil é patrocinadora oficial e a Espaço Laser patrocinadora máster da exposição.

O MAB FAAP estava fechado desde março deste ano por conta da Covid-19, seguindo as determinações das autoridades públicas de saúde e com parte de suas mostras sendo exibidas em plataforma on-line. Com a autorização da Prefeitura Municipal de São Paulo – uma vez que a cidade entrou na “fase verde” do Plano São Paulo – a Instituição está reabrindo as portas, mantendo as diretrizes e recomendações que garantam a segurança de funcionários e visitantes, conforme explica, em vídeo no Youtube da FAAP, a Diretora Administrativa do Museu, Fernanda Celidonio. https://www.youtube.com/watch?v=6X5BYyJ_1Xw&feature=youtu.be

Sobre o artista

Desfrutando do reconhecimento crítico e comercial alcançado nos últimos anos, o artista foi mais uma vez sucesso de vendas na SP-Arte e na SP-Foto de 2019. Teve seu trabalho exibido internacionalmente no ano passado em exposições individuais em Lisboa e Londres e na Xposure, um dos maiores festivais de fotografia do mundo, realizada nos Emirados Árabes Unidos, onde foi um dos homenageados e conquistou definitivamente o respeito da crítica mundial.

 

Confira algumas obras que estão na exposição:

http://www.faap.br/exposicoes/gabrielwickbold/galeria.asp

 

 

Surface

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP)

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Quando: 21 de outubro de 2020 a 31 de janeiro de 2021

Horários: De quarta a segunda, das 11h às 17h

Informações: (11) 3662- 7198

Visitas somente com horário agendado pelo site https://visitante.agendamento.faap.br/

Entrada Gratuita


COMPARTILHE

COMPARTILHE

As séries autorais de Gabriel Wickbold são construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas pelo fotógrafo, que apresenta a exposição individual “Surface” no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP). Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra foi reaberta com uma nova sala denominada “SóMóS”, com obras inéditas feitas durante o período de distanciamento social em função da pandemia da Covid-19.

O artista se reinventou e mergulhou na criação de algo que representasse esse momento de desconexão tátil e traduzisse o desejo da aproximação física. A série traz obras que exploram uma linguagem híbrida entre a fotografia de estúdio, a manipulação digital e a pintura diretamente sobre a imagem, refletindo sobre o contato, o tato, o isolamento, a incerteza e o escurecimento de vidas.

Além de “SóMóS”, o artista reúne mais de 100 obras que integram cinco séries autorais desenvolvidas durante 14 anos de trabalho. São elas: “I am Light”, “Naïve”, “Sexual Colors”, “I am on-line” e “Sans Tache”, que estão divididas em seis salas no MAB FAAP, em um percurso que permite conectar a trajetória do artista por meio de seus trabalhos mais icônicos.

“SóMóS” (2020) reflete a ansiedade, a ocultação da identidade e a distância física no retrato; “I am Light” (2018) converge pinturas humanas com a aplicação de glitter e tem como resultado telas com cores potentes, que criam efeitos de aura nos personagens. “Sans Tache” (2014) critica a relação do homem com o envelhecimento e provoca uma reflexão sobre as marcas de expressão e o uso abusivo de recursos de computação para manipular uma estética inatingível. Em “I am online” (2016), o fotógrafo discute o sufocamento causado pelo excesso de conectividade com a internet e as máscaras que criamos para as redes sociais.

A exposição individual no MAB FAAP é uma oportunidade para o público conhecer a pesquisa e a estética do trabalho do artista, que já passou por importantes exposições no Brasil e no mundo. O espaço prestigiado já recebeu outros relevantes nomes da fotografia, como Mario Testino, Bob Wolfenson, Bob Gruen e JR Duran.

A BMW do Brasil é patrocinadora oficial e a Espaço Laser patrocinadora máster da exposição.

O MAB FAAP estava fechado desde março deste ano por conta da Covid-19, seguindo as determinações das autoridades públicas de saúde e com parte de suas mostras sendo exibidas em plataforma on-line. Com a autorização da Prefeitura Municipal de São Paulo – uma vez que a cidade entrou na “fase verde” do Plano São Paulo – a Instituição está reabrindo as portas, mantendo as diretrizes e recomendações que garantam a segurança de funcionários e visitantes, conforme explica, em vídeo no Youtube da FAAP, a Diretora Administrativa do Museu, Fernanda Celidonio. https://www.youtube.com/watch?v=6X5BYyJ_1Xw&feature=youtu.be

Sobre o artista

Desfrutando do reconhecimento crítico e comercial alcançado nos últimos anos, o artista foi mais uma vez sucesso de vendas na SP-Arte e na SP-Foto de 2019. Teve seu trabalho exibido internacionalmente no ano passado em exposições individuais em Lisboa e Londres e na Xposure, um dos maiores festivais de fotografia do mundo, realizada nos Emirados Árabes Unidos, onde foi um dos homenageados e conquistou definitivamente o respeito da crítica mundial.

 

Confira algumas obras que estão na exposição:

http://www.faap.br/exposicoes/gabrielwickbold/galeria.asp

 

 

Surface

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP)

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Quando: 21 de outubro de 2020 a 31 de janeiro de 2021

Horários: De quarta a segunda, das 11h às 17h

Informações: (11) 3662- 7198

Visitas somente com horário agendado pelo site https://visitante.agendamento.faap.br/

Entrada Gratuita


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da DNA Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade da FAAP 

O FAAPCast desta semana recebeu Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade e Propaganda da FAAP. Durante a entrevista, o visionário Mitelman falou sobre como surgiu a ideia para o que seria sua futura empresa, a DNA Conteúdo Digital, uma edtech especializada no desenvolvimento de experiências educacionais digitais para o mercado corporativo, que quebra barreiras e potencializa resultados.  Por meio do conceito de edutainment, a desenvolvedora de escolas on-line traz um olhar disruptivo para as experiências de educação e atrai grandes empresas do país.   Com ampla experiência no mercado, Eduardo também é Co-fundador da recém-lançada Inner AI. A inteligência artificial vai funcionar como um hub de criação de conteúdo para as empresas. Por ali, companhias poderão criar de forma muito mais prática reports, e-mails, comunicados e até vídeos com ajuda dos robôs. Os usuários terão a possibilidade de transformar um conteúdo já existente em outro formato, por exemplo, um texto em vídeo.  Além disso, Mitelman já passou por grandes empresas do setor de comunicação e produção audiovisual, como Young&Rubicam e Conspiração Filmes, atendendo projetos do HSBC, P&G, Crayola, WWF, Canal Fox, SBT e MTV.   Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Mitelman, acompanhe a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no Youtube.


Na FAAP

Totó Parente, Secretário Municipal da Cultura, visita a FAAP 

A FAAP recebeu, nesta última terça-feira, 06 de maio, a visita de José Antônio “Totó” Parente, atual Secretário de Cultura do Município de São Paulo para um encontro na sede da Mantenedora.   Na pauta do encontro, diversos assuntos que reforçam a parceria da FAAP com este órgão público de extrema importância para nossa rotina de trabalho no mundo acadêmico e social.   Na ocasião, a FAAP demonstrou o interesse der ter a SMC e a SP Negócios como parceiros na Res Artis, a maior rede global de programas de residência artística – que será realizada na FAAP, em setembro. Também na agenda, um projeto em conjunto com o Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, no Butantã, com ativações da cadeia produtiva da moda junto com nosso programa de Práticas Extensionistas.  A FAAP também se prontificou a colaborar com a formação de mais de 450 jovens, potenciais agentes da cultura, abrindo nossas operações de teatro, oficinas, ateliês e exposições para treinamento e qualificação desse pessoal para que, no futuro, possam prestar serviços nos equipamentos, instituições, museus culturais privados e públicos de São Paulo.  Totó Parente, acompanhado de Carol Lafemina, ex-aluna da FAAP, e atual Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, e Fabio Portela, o atual Secretário de Comunicação da cidade de São Paulo, ex-gerente de Comunicação da FAAP, foram recebidos por Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.  Na reunião, também estavam presentes Luis Sobral, CEO da FAAP, Rogério Massaro, Diretor-Acadêmico da FAAP, Marcos Moraes, Diretor-Geral do Museu de Arte Brasileira FAAP e Alessandra Andrade, Gestora do nosso Business HUB e atual Presidente da SP Negócios.


Na FAAP

FAAPCast recebe Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda 

O FAAPCast desta semana recebeu Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda da FAAP. Mestre em artes e ciências pela Universidade de Nova York (NYU), ela foi professora de cursos de pós-graduação nas áreas de negócios, conteúdo e marketing da FAAP, por mais de catorze anos.  Adriana lançou, recentemente, o seu segundo livro e audiobook, Conexões, narrado por ela mesma. Também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.   A autora alcançou o sucesso em empresas nacionais e internacionais, sempre valorizando a importância das conexões pessoais e profissionais e o empoderamento de outras mulheres. Numa eficiente mistura de relatos e exemplos práticos, ao longo do episódio Adriana nos conta que Conexões nos mostra como o amor e a dedicação tanto pelo trabalho quanto por quem está ao nosso lado movem montanhas e abrem as portas para as mais diversas oportunidades.   Do mundo da publicidade e televisão, passando por empresas como Nickelodeon e Cartoon Network, até sua ascensão no mundo corporativo, como a Audible Brasil, Adriana Alcântara defende que confiança, transparência, sinergia e empatia são ingredientes indispensáveis para criar vínculos verdadeiros e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.  Alcântara, também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.  Atualmente, Alcântara lidera a estratégia comercial, o lançamento das operações e a estruturação do serviço da Audible no país e, além disso, possui uma carreira de destaque na indústria de conteúdo e mídia, já tendo ocupado cargos de liderança nas áreas de desenvolvimento de negócios, produção, marketing e branding, no Brasil e na América Latina, em grandes empresas, como Warner Bros. Discovery, Apple, OiTV, Globosat, Viacom Networks Brasil e MSNBC, em Nova York.   Além de suas conquistas no mundo corporativo, já foi apresentadora de TV e atriz de teatro e novelas brasileiras, o que enriqueceu ainda mais sua experiência na indústria do entretenimento. Para saber mais sobre a sua trajetória acesse a entrevista completa no canal oficial do FAAPCast no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter