No dia 24 de abril, a FAAP, em parceria com a Fundação Bienal, realiza a palestra “Afinidades Afetivas: algumas ideias sobre a 33ª Bienal de São Paulo”, com a participação do curador da exposição, Gabriel Pérez-Barreiro, e mediação do coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, Marcos Moraes.
Durante o encontro, o palestrante, a partir de sua trajetória profissional, abordará aspectos relativos ao seu atual projeto curatorial para a 33ª Bienal de São Paulo, bem como a relação com o programa da Residência Artística FAAP, da qual participam alguns dos artistas convidados para essa edição da Bienal.
Nascido em La Coruña, Espanha, em 1970, Gabriel Pérez-Barreiro vive atualmente entre São Paulo e Nova York (EUA). É doutor em História e Teoria de Arte pela Universidade de Essex (Reino Unido) e mestre em História da Arte e Estudos Latino-americanos pela Universidade de Aberdeen (Reino Unido). Em seus mais de 20 anos de atuação, foi curador de arte latino-americana no Blanton Museum of Art, na Universidade do Texas (2002-2008), curador-chefe da 6ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2007), e diretor de Artes Visuais na The Americas Society, em Nova York (2000-2002). Trabalhou ainda como coordenador de exposições e programas na Casa de América, em Madri (1998-2000), e como curador fundador da coleção de arte latino-americana da Universidade de Essex (1993-1998). Foi conselheiro da Fundação Iberê Camargo e curador, no Brasil e no exterior, de exposições de artistas como Lygia Pape, Geraldo de Barros, Rivane Neuenschwander, Waltercio Caldas e Willys de Castro. É diretor e curador-chefe da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, com sedes em Nova York e Caracas, e curador da 33ª Bienal de São Paulo (2018).
Palestra “Afinidades Afetivas: algumas ideias sobre a 33ª Bienal de São Paulo”
Data: 24 de abril Horário: 11h
Local: Centro de Convenções da FAAP – Prédio 5
Mais informações: (11)3662.7058