Folha de S. Paulo destaca orientação jurídica dos alunos FAAP para afetados por chuvas no litoral norte de SP  


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Alunos de Direito FAAP indo para Barra do Sahy


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Uma iniciativa da FAAP, mais precisamente da coordenação do Curso de Direito, foi destaque na coluna de Fabio Zanini, na Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira.  

O Curso de Direito da FAAP, em atividades extensionistas, estuda e trabalha com formas de transmitir à comunidade, em especial as menos favorecidas, a cultura de entender os seus direitos e deveres nos mais diversos setores de sua vida em sociedade.

Para além de estudar e trabalhar com projetos dirigidos ao atendimento de comunidades carentes, em vários semestres da formação profissional dos alunos, ensinando e conscientizando a população sobre direitos fundamentais que possuem enquanto cidadãos, desenvolve um trabalho semestral específico com vistas a uma determinada fração social, buscando recepcionar uma demanda característica daquele grupamento e da realidade social que o cerca.

Nesse semestre, uma das missões do curso de Direito será realizar o atendimento de pais, alunos, professores e toda comunidade ligada ao Instituto Verdescola , na Barra do Sahy, em São Sebastião, no Estado de São Paulo. A região é egressa de um desastre ecológico relativamente recente e, em razão disso, deverá ser atendida com vistas à necessidade que tiveram de se reconstruir e de se reorganizar para a retomada de suas atividades.

Contando com um grupo de 15 alunos de vários semestres e um professor responsável, o projeto, que se desenvolveu durante todo o primeiro semestre de 2024, visitará o local nos dias 07 e 08 de junho próximo, para apresentação de seminários sobre direitos e garantias individuais, seguido de atendimento ao púbico para orientação em demandas que apresentarem os membros da comunidade.

Na oportunidade, serão distribuídos materiais de higiene e alguns brindes para as crianças, eventualmente presentes, com a entrega do Manual de Primeiros Socorros Jurídicos, material didático produzido pelos alunos, com orientações básicas e endereços de referência para a população, sobre atendimento jurídico e acesso aos serviços essenciais ligados ao Direito, com informações de utilidade pública, endereços e telefones de contato locais.

Referido manual foi proposital e prioritariamente dirigido aos temas relacionados às crianças e adolescentes, como a violência contra menores e o Estatuto da Criança e do Adolescente, em atenção ao público que se busca atingir.

A FAAP e o Curso de Direito uma vez mais aproxima as leis e o aprendizado das práticas legais da comunidade, exercitando as práticas humanitárias e cidadãs que norteiam a formação do cidadão e do profissional do Direito em nossa instituição.

Leia a matéria completa aqui: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/06/alunos-da-faap-dao-orientacao-juridica-a-afetados-por-chuvas-no-litoral-norte.shtml  


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Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em


ESG

Professora da FAAP integra a delegação brasileira na COP30 

A professora Mayara Longuini, do curso de Direito da FAAP, participou da COP30, durante os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025, como integrante da delegação brasileira. Credenciada pelo Governo Federal, ela representou os governos subnacionais e também a Regions 4, rede internacional que atua nas negociações climáticas por meio da Local Governments and Municipal Authorities (LGMA) Constituency, dedicada ao fortalecimento de cidades e regiões como protagonistas da ação climática global.  Na condição de observer delegate, a professora teve acesso à Zona Azul, espaço oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as negociações diplomáticas, reuniões técnicas e eventos paralelos de alto nível.  Para Mayara, a edição deste ano marca uma virada importante no processo multilateral. Segundo ela, a conferência evidencia uma pressão crescente para que os compromissos climáticos avancem da formulação para a implementação. “Um dos momentos mais marcantes é ver a ciência ocupar, pela primeira vez, um lugar formal dentro do processo diplomático. A elaboração de um documento científico encomendado especificamente para orientar as negociações e a inauguração do Pavilhão da Ciência Planetária – liderado por Johan Rockström e Carlos Nobre – sinalizam uma mudança de paradigma: decisões climáticas precisam ser guiadas por evidências e não apenas por discursos”, afirma.  Durante sua participação, a professora acompanhou sessões oficiais na Zona Azul, participou de side events acadêmicos, dialogou com organizações internacionais e observou de perto tanto as dinâmicas políticas quanto as mobilizações da sociedade civil.  Mayara destaca ainda o significado simbólico e pessoal da realização da COP30 na Amazônia. “Como acreana e pesquisadora da atuação de governos subnacionais, ver a conferência acontecer em Belém tem um significado especial. A presença da Amazônia como sede trouxe visibilidade, legitimidade e profundidade para debates que, muitas vezes, ficam periféricos nas grandes conferências, especialmente aqueles sobre povos tradicionais, territórios, desigualdades regionais e a importância estratégica dos estados amazônicos na agenda climática global.”  Para a professora, a COP30 se consolidou como um espaço de intensa aprendizagem e observação institucional. A centralidade da ciência, a urgência da implementação e a força crescente da voz amazônica colocam esta edição como um marco decisivo para o futuro da governança

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