FILME “AS JANELAS QUE ENCONTRAMOS NO CAMINHO”, DE ALUNOS DA FAAP, RECEBE O IMPORTANTE PRÊMIO ABC 2020

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Equipe

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho”, produzido pelos alunos do curso de Cinema Thaís Orchi Abdala, Elissa Sanitá, Gabriel Bassani, Amanda Pinho, Paulo Leider, Isabela Guimarães e Felipe Balerini, recebeu o Prêmio ABC 2020 como melhor fotografia em filme universitário.

Realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia, o Prêmio ABC é considerado o mais importante do Brasil na categoria.

O filme retrata a história de três gerações de mulheres que, diante da iminente morte do patriarca da família, buscam lidar, cada uma a sua maneira, com as consequências dessa ausência que vai se concretizando.

A realização do curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho” partiu de um acontecimento muito significativo na vida da diretora do filme, a aluna Thaís Orchi Abdala: a perda de seu avô. Após a primeira perda de sua vida, a questão da morte passou a ecoar com frequência em sua mente.

“O processo da produção desse filme foi extremamente especial, pois além do empenho constante da equipe – com o trabalho exemplar da arte, som e produção – houve uma troca riquíssima e emocionante com o elenco, pois passamos juntos pela perda do avô de um dos integrantes do grupo. O desejo de dar vida a essa história se materializava a cada encontro, sobretudo, em conjunto – o que acredito ser um dos pilares do fazer cinema”, comenta Thaís.

O aluno Gabriel Bassani, entrou no projeto antes mesmo de ser o diretor de fotografia do curta. Em uma conversa num café, Thaís contou para ele a sua ideia de fazer o filme e, a partir desse momento, iniciaram a parceria. Começaram a pensar juntos como seria a construção da linguagem da história e como se comunicariam com o espectador.

“A morte é uma experiência universal e em todas as culturas encontramos signos e símbolos que expressam a sua presença”, reflete a diretora. Para ela, o maior desafio da equipe foi encontrar na técnica cinematográfica formas de expressar a perda, a memória afetiva, a nostalgia e algumas das sensações presentes na vivência familiar.

Para isso, o diretor de fotografia trouxe um aspecto de imagem para cada momento do filme, criando diferenças no comportamento de câmera e movimentos representativos de cada personagem, usando perfis de lentes específicos, iluminações diferentes, mas sempre mantendo uma unidade no contraste entre luz e sombra. Em todos os momentos, o foco percorre o espaço até encontrar os vazios da composição dos cenários e essa alusão a uma falta só foi possível por haver um diálogo constante com a arte e a sua capacidade de trazer objetos e compor cenários que são a própria expansão do universo pessoal de cada personagem.

Em vez de escolher uma perspectiva única, o roteiro traz três mulheres de gerações distintas, cada uma vivenciando a perda de maneira diferente. Esse foi o eixo da direção: representar o olhar de cada uma dessas personagens de maneira singular, sempre permitindo que o espectador tenha acesso a eles.

Foi a partir do encontro dessas múltiplas vivências, do saber olhar e observar, da sensibilidade, dedicação e trabalho de toda equipe que resultou em uma linguagem particular, que agora é reconhecida através da premiação de melhor fotografia de filme universitário.

Veja o anúncio oficial Prêmio: https://www.youtube.com/watch?v=ygndj-uusQA&t=5s


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Colégio FAAP valoriza talentos olímpicos com bolsas de estudo especiais 

O Colégio FAAP – São Paulo anuncia uma iniciativa que reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e o incentivo ao protagonismo do aluno: jovens medalhistas em Olimpíadas Científicas agora podem conquistar bolsas de estudo de até 40% em nosso Colégio.  Reconhecendo o esforço, a dedicação e o talento dos jovens que se destacam em competições de conhecimento, o Colégio FAAP oferece:  Essa oportunidade é válida para estudantes premiados em algumas das mais prestigiadas olimpíadas do país, como:  OBMEP (Matemática) • OBF (Física) • OBQ (Química) • OBB (Biologia) • OBA (Astronomia) • ONHB (História) • Canguru de Matemática • OBBiotec (Biotecnologia) • ONC (Ciências) • OBL (Linguística) • OLITEF (finanças)  Por que escolher o Colégio FAAP?  Com uma proposta pedagógica inovadora e alinhada às demandas do século XXI, o Colégio FAAP oferece uma experiência de Ensino Médio que vai muito além da sala de aula. Aqui, os alunos têm acesso à infraestrutura universitária da Fundação Armando Alvares Penteado, com laboratórios de ponta, oficinas criativas, ambientes tecnológicos e uma vivência acadêmica única.  Além disso, o colégio conta com 12 itinerários formativos por semestre, permitindo que cada estudante personalize sua jornada de aprendizado com temas como Cinema, Moda, Direito, Arquitetura, Inteligência Artificial, entre outros.  Venha estudar em um colégio que reconhece conquistas, valoriza talentos e oferece as ferramentas certas para que você avance ainda mais.   Entre em contato e saiba como garantir sua bolsa!  Colégio FAAP – São Paulo | Tradição, inovação e excelência em um só


Na FAAP

Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter