Fernanda Magnotta compõe o grupo Global Fellows do Wilson Center

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira/ FAAP



DATA


COMPARTILHE


_FAS5231 copy

Foto: Fernando Silveira


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, o novo programa na área de negócios da instituição, acaba de ser convidada para compor o seleto grupo de “Global Fellows” do Wilson Center, de Washinton, DC. Trata-se de um dos mais poderosos think tanks do mundo e dos maiores dos Estados Unidos. Esse gesto reconhece a Profa. Magnotta como uma liderança intelectual no Brasil e a inclui como parte de uma das redes de relacionamento mais prestigiadas do planeta.

Fernanda é prata da casa. Graduou-se na FAAP, em 2009, tornou-se parte do corpo docente ainda como “jovem professora”, em 2010, e ocupa a coordenação do curso de Relações Internacionais desde 2013. Ao todo, já são 14 anos de docência e dedicação a inúmeros projetos.

Fernanda tem mestrado e doutorado na área, é especialista em política dos EUA, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. Seu trabalho inclui publicações acadêmicas e artigos de opinião especializados com circulação em diferentes idiomas. Já foi consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB, em São Paulo, e atualmente é Senior Fellow do CEBRI, do Rio de Janeiro. Além disso, contribui regularmente como colunista para o Portal UOL e para a Rádio CBN.

Reconhecida internacionalmente, liderou a delegação da Cúpula da Juventude do G20 do Brasil na China, e observou as eleições dos EUA de 2016 em Ohio, convidada pela Embaixada dos EUA. Selecionada para o Programa W30 da UCLA em 2017, está entre os top 30 em gestão acadêmica global. Recebeu uma concorrida bolsa Fulbright para realizar pesquisa na University of Southern California em 2022.

Suas análises aparecem nos principais meios de comunicação no Brasil, nos EUA e na Europa frequentemente. Magnotta é palestrante regular de cursos e treinamentos para diplomatas e oficiais militares, lidera projetos envolvendo autoridades, pesquisadores e o setor privado principalmente no Brasil e nos Estados Unidos.


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira/ FAAP


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e ULisboa Promovem Conferência Online para Práticas Extensionistas e 18º. ODS  

O Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), através da Faculdade de Direito (FDUL), anunciam a realização da conferência online “Rumo à Concretização dos ODS: Responsabilidade Social e Práticas Extensionistas no Ensino Universitário dos Dois Lados do Oceano”. O evento, com foco na colaboração lusófona para o impacto social, ocorrerá no dia 29 de outubro de 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube da FAAP.  A conferência terá início às 10h00 (horário de Brasília) e 13h00 (horário de Lisboa), com a Sessão de Abertura que contará com a presença de líderes de ambas as instituições, incluindo representantes da FAAP (como o CEO Luiz Sobral e Prof. Mestre Rógerio Massaro Suriani, Diretor Acadêmico) e da ULisboa (Prof. Doutor João Peixoto, Vice-Reitor, e Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz, Diretor da FDUL). Os mediadores deste encontro terão os professores e responsáveis pelas práticas extensionistas de ambas instituições: Rute Saraiva, Joana Soares e  Valdir Cimino  A programação está dividida em três blocos que exploram a cooperação transatlântica:  BLOCO 1: NAVEGANDO SABERES: Focado na criação de estruturas e avaliação da Responsabilidade Social Extensionista, com destaque para o projeto “Voz e Visibilidade” da FAAP e o ORSIES Lisboa.  BLOCO 2: CONEXÕES TRANSATLÂNTICAS: Apresentação de práticas inspiradoras, como o projeto “Missão Amazônia” da FAAP, que levou cursos como Moda e Direito a povos originários, e o “Acesso M23” da ULisboa.  BLOCO 3: FORÇA LUSÓFONA: Discute o impacto de projetos sociais como o “Tempo Rei de Histórias” e “Literatura que Liberta” da FAAP (que promovem escuta qualificada e remição de pena por leitura), além dos estudos em Direitos Animais (NEDA) e Luso-Brasileiro (NELB) da ULisboa.  O encontro visa fortalecer parcerias estratégicas, promover o intercâmbio de saberes e práticas extensionistas de alta relevância social, alinhando a educação e a pesquisa dos países lusófonos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da


Na FAAP

FAAP participa de evento de Integração Sul promovido pelo CEAL Brasil e Uruguai em Montevidéu

Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) participou da Missão organizada pelo Conselho Empresarial de América Latina (CEAL), reunindo representantes da região.  O evento, sediado nas instalações da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) e na Zonamerica (zona franca de Montevidéu), foi palco de discussões estratégicas sobre o futuro econômico, social e político do continente.  Com o intuito de fortalecer a integração regional baseada no protagonismo de líderes empresariais e institucionais, o encontro contou com a participação de figuras-chave de diversos setores, que debateram desafios e oportunidades emergentes na conjuntura geopolítica atual. Em um momento marcado por intensas transformações internacionais, a Missão CEAL destacou a necessidade urgente de cooperação pragmática entre países da América Latina, especialmente diante dos impactos causados pelas recentes mudanças no cenário global.  O evento contou com a participação da Presidente em exercício do Uruguai, Carolina Cosse, além de autoridades de diversos países da América Latina. Pela FAAP, estiveram presentes Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP e Vice-Presidente do CEAL Brasil; o Sr. Luis Sobral, CEO da FAAP; e Dra. Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.    Durante o evento, os participantes se engajaram em painéis e mesas-redondas que abordaram questões fundamentais para a região, incluindo: Agroindústria e Segurança Estratégica, Geopolítica e Transformação Digital e Diálogo Político e Econômico Regional.  Neste contexto, a FAAP, representada por seu Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, sublinhou a relevância central da educação como motor do desenvolvimento sustentável e enfatizou que a educação precisa ser reimaginada para estimular competências críticas, digitais, tecnológicas e humanas, preparando líderes aptos a impulsionar a prosperidade nos próximos anos.  Como destaque especial, foi anunciada a formação da Aliança Acadêmica América Latina de Liderança. Essa iniciativa inovadora, conduzida no âmbito do CEAL, visa integrar instituições de educação superior sul-americanas, solidificando parcerias, intercâmbios e projetos colaborativos para a formação de lideranças regionais.  Além disso, representa um compromisso institucional para intensificar a colaboração educacional e intelectual como base para uma América Latina mais unida, competitiva e socialmente

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter