Ex-aluno de Administração da FAAP e um dos maiores estilistas do país, Rodrigo Rosner tem uma carreira consolidada na moda festa, com ênfase em vestidos de noivas e de madrinhas de casamento. Descendente de húngaros, os avós e pais de Rodrigo já possuíam uma fábrica de confecção e apesar de ainda jovem achar que não seguiria carreira na área, aos poucos foi se envolvendo no desenvolvimento de produtos, e aos 17 anos lançou a sua primeira coleção.
Na fábrica de seus pais, que era uma fábrica de atacado, Rosner nos conta que confeccionava por coleção. Só que a partir do momento que suas amigas começaram a casar ou ser madrinhas de casamento, ele começou a receber pedidos para produzir os vestidos de festa, foi quando realmente encontrou a sua linguagem de trabalho, as peças sob medida.
“Quando você faz sob medida você tem que entender aquela cliente. Quando você faz uma coleção, você teoricamente está entendendo a cliente da marca. Mas cada vez você vai aprimorando esse exercício. Eu não acho que é um talento, eu acho que é um exercício”, afirma o estilista.
Rodrigo conta que o seu processo criativo vem muito da experimentação. Ao fazer uma coleção nova, ele cria uma lista de coisas que gostaria de experimentar, uma lista de referências e, então, a partir dali vai desdobrando as ideias. “Tem gente que senta e faz a coleção inteira. Eu não, eu vou fazendo aos poucos, vou desenvolvendo esses ramos de experimentações, e só depois que eu sigo. Cada processo criativo é individual”, conclui.
Outro case de sucesso de Rodrigo surgiu em meio a pandemia, a marca Sorvete Discreto. Incentivado por uma amiga que tinha criado um perfil no Instagram para vender produtos de casamento, Rosner fez da receita familiar a sua nova ocupação durante o período da quarentena, transformou o sorvete de avelã da sua avó em sorvete de nutella e começou a divulgar de forma misteriosa no Instagram a sua própria produção.
“Primeiro eu comecei a fazer uns stories como se eu tivesse comprado. E então as minhas clientes da moda começaram a comprar e eu passei a presentear pessoas influentes na internet para divulgar o meu sorvete. No final, eu tinha 19 sabores com um time de celebridades que me ajudou a divulgar, e ninguém ainda sabia quem era. Sabiam só que era uma pessoa da moda”, explica Rodrigo.
Quando as festas voltaram, Rosner teve a ideia de homenagear as mulheres que o ajudaram, fez então um vestido para cada uma delas, inspirado nos sabores de sorvete. “Saiu uma foto linda na VOGUE, falando do sorvete e dessa reinvenção. E essas peças servem como mostruário para outras clientes. É um universo de inspiração para os vestidos novos que eu tenho feito”, conta o artista.
Para ouvir mais sobre a história do estilista acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube.