FAAPCAST recebe Flávia Junqueira, artista visual com exposições de sucesso no Brasil e no exterior

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_RCS0192

Flávia Junqueira


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A artista visual Flávia Junqueira, ex-aluna de Artes Visuais da FAAP, especializou-se em fotografia e hoje tem um trabalho consolidado que explora a relação entre infância e espaço público. Com mestrado e doutorado na área, ela recentemente finalizou uma exposição na FIESP e atualmente expõe no Brasil e na Europa.

Desde criança, Flávia já demonstrava interesse por arte, fazendo cursos extracurriculares enquanto crescia em uma família de médicos. Inicialmente, chegou a ingressar no curso de Direito na FAAP, mas seu desejo de seguir na área artística a levou a mudar para Artes Visuais. A estrutura da instituição foi determinante para sua escolha de permanecer na FAAP.

Durante a graduação, ela teve uma experiência marcante como estagiária em cenografia teatral, o que influenciou sua produção artística, que hoje traz temáticas teatrais. Outro momento decisivo foi sua participação na Anual de Arte da FAAP, que lhe proporcionou visibilidade no mercado. Ela conta que a Anual de Arte foi essencial para sua trajetória, por conta da visibilidade, já que a exposição sempre atraiu muitos galeristas, dessa forma Flávia ficou conhecida no circuito artístico, e antes mesmo de se formar ela já havia entrado em uma galeria.

Flávia também participou da Residência Artística FAAP – Paris, uma experiência que considera transformadora tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Ela conta que nunca tinha morado sozinha, e estar em Paris, imersa no processo artístico, fez seu trabalho mudar completamente. O período na França a incentivou a buscar outras oportunidades, levando-a diretamente para uma residência na Ucrânia, onde teve uma vivência muito diferente que complementou sua pesquisa.

Hoje, Flávia administra um estúdio com uma equipe de três pessoas e colaboradores eventuais, equilibrando a produção de diversas exposições ao mesmo tempo. Ela ressalta que os professores da FAAP foram fundamentais para seu desenvolvimento. Eles sempre a incentivaram a mergulhar de cabeça em seus interesses, e isso foi essencial para sua pesquisa.

Saiba mais sobre sua trajetória no episódio completo: https://www.youtube.com/watch?v=lnCpDDZ2ODs


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter