FAAPCast recebe André Soler, fundador da ONG SP Invisível  

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


_RCS1693

André Soler, fundador da ONG SP Invisível e ex-aluno de Cinema da FAAP, durante a gravação do FAAPCast


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Apaixonado por imagens e fotografia, André Soler estudou Cinema na FAAP e ainda durante o seu período letivo deu início ao que viraria uma ONG exemplar no atendimento à população em situação de rua, a SP Invisível. O FAAPCast desta semana conta a trajetória dessa iniciativa que, só neste último ano, conseguiu atingir a métrica de 50 milhões de visualizações com o conteúdo das redes sociais do projeto, oferecer 50 mil refeições para pessoas desassistidas pelas ruas de São Paulo, doar 30 mil moletons e entregar 250 mil itens de higiene.  

A ideia surgiu quando André era aluno da FAAP e ao mesmo tempo trabalhava com comunicação para uma igreja “a proposta era que todos os adolescentes da Igreja saíssem pela cidade de São Paulo e fotografassem aquilo que eles achavam invisível. Só que ninguém tinha colocado um limite ou algum apontamento assim, a gente iria descobrir, era uma experiência. Mas todos tiraram fotos da população em situação de rua”, compartilha Soler.   

Tal fato chamou muito a atenção de André, foi quando em uma conversa com seu amigo Vinicius, estudante de Jornalismo, ambos decidiram escutar e divulgar as histórias da população em situação de rua. Na época os relatos eram compartilhados no Facebook e Soler conta que “essa curiosidade que até então achava que era só minha, descobri que também era a de muita gente, muitas pessoas queriam saber quem eram essas pessoas. Então, a SP Invisível nasce de um contexto de comunicar, de contar a história dessas pessoas e que acaba virando um trabalho de conscientização social e de humanização daquelas pessoas”.  

Agora, com 10 anos de existência, o projeto se expandiu e se profissionalizou. O que começou com uma escuta ativa, se transformou em uma Instituição que arrecada e distribui alimentos, itens de higiene, roupas e, além disso, ainda faz o importante papel de capacitar tais pessoas para a reinserção no mercado de trabalho. A SP Invisível conta com mais de 1.800 voluntários, além de uma equipe fixa de 10 funcionários que atuam na captação de recursos, no planejamento estratégico a longo prazo, entre outros.  

André ainda compartilha que até o final deste ano, pretendem lançar um projeto chamado “Dados Invisíveis”, onde ele e sua equipe estão compilando dados sobre a população em situação de rua e, estão criando uma forma visual para o que Brasil todo possa interagir com tais informações.  

Todas as terças, quartas e quintas, a SP Invisível tem ações diretas nas ruas da capital.  Para se inscrever como voluntário e ter mais informações sobre o projeto acesse o site oficial e para acompanhar a entrevista na íntegra, acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube. 


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter