FAAPCAST entrevistou o ex-aluno e deputado estadual Thiago Auricchio

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


202381717832

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Autor do Código Paulista de Defesa da Mulher e do Protocolo Não se Cale, o advogado e deputado estadual Thiago Auricchio, reeleito para o seu segundo mandato com o maior número de votos da história da cidade de São Caetano, foi o entrevistado do FAAPCAST desta semana, que a cada novo episódio entrevista ex-alunos que fazem sucesso em suas áreas de atuação. 


 O deputado aproveitou para parabenizar a iniciativa do programa que aproxima alunos, ex-alunos e professores. “Essa integração é muito importante para todos nós, que passamos pela FAAP. É sempre uma honra e uma oportunidade muito feliz de estar neste lugar que me traz tantas boas lembranças”. 

Principal legislação em defesa da mulher em São Paulo e referência no Brasil, o Código Paulista de Defesa da Mulher unificou em um só documento 65 leis em vigor no Estado, com o objetivo de facilitar a consulta e a preservação dos direitos da mulher no combate à violência e discriminação, além de sua saúde e bem-estar. 

O Protocolo Não se Cale é uma lei de combate à violência sexual em bares, baladas e restaurantes, que prevê entre outras medidas, a capacitação de funcionários desses estabelecimentos para que saibam identificar e combater casos de assédio e estupro contra mulheres que frequentam e trabalham nesses ambientes. 

 Thiago também tem em seu currículo a Lei que criou em São Paulo a campanha “Fevereiro Laranja”, um conjunto de ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia e atuou como relator da CPI da Fundação para o Remédio Popular (Furp), que investigou denúncias de irregularidades na maior fábrica de medicamentos da América Latina. 

Para Thiago a política é um ato de servir ao próximo, ”a politica é o que transforma a vida das pessoas, e eu agradeço todo dia essa oportunidade de poder mudar a vida de alguém. Quando não acordamos com essa vontade não faz mais sentido estar na política”. 

O convidado respondeu a perguntas da plateia, sobre os desafios para um parlamentar em uma sociedade que sofre de polarização política, sobre a questão das câmeras nas fardas dos policiais, o aumento das taxas judiciais, a dificuldade em lidar com os parlamentares que não tem uma formação adequada para ocuparem o cargo, sobre o machismo estrutural e o baixo número de mulheres no legislativo. 

 “Apesar de ser jovem eu não acho que só os jovens podem mudar a politica, não é questão de idade, a politica precisa de pessoas boas e os jovens precisam ter vocação política”, finalizou o deputado. 

Assista aqui o episódio na íntegra.

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação. Os alunos podem assistir as entrevistas e colaborar com perguntas. 

 O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.   


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Relações Internacionais

Estudantes da FAAP participam de simulação da ONU em Nova York 

Há mais de 20 anos, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é referência nacional e internacional em práticas de simulação das Nações Unidas. Este ano, um grupo de cinco estudantes do curso de Relações Internacionais, acompanhadas pelo professor Victor Grinberg, participaram do WFUNA International Model United Nations (WIMUN NY 2026), realizado em Nova York.  Organizado pela WFUNA – uma organização da sociedade civil vinculada à ONU –, o WIMUN é reconhecido como uma das simulações mais fiéis às práticas multilaterais das Nações Unidas, proporcionando aos participantes uma experiência acadêmica e diplomática singular.  As alunas da FAAP integram três comitês diferentes: dois da Assembleia Geral e um da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas. Nesses espaços de debate, elas aplicam não apenas o conteúdo aprendido em sala de aula, mas também resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos em PDCIs/Práticas Extensionistas, como o Fórum FAAP, contribuindo para uma participação qualificada e ativa nas discussões.  A programação em Nova York inclui ainda visitas institucionais. Na sede das Nações Unidas, o grupo conversou com o Sr. Maher Nasser, Diretor da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicação Global da ONU. As estudantes também estiveram no escritório do Banco do Brasil em Nova York, onde foram recebidas por Carolina Beghelli e por Maurício Itaghyba, ex-aluno de Economia da FAAP e gerente da unidade, além de visitarem a Missão Permanente do Brasil junto à ONU e o Consulado-Geral do Brasil na


Na FAAP

FAAP sedia II Encontro com Prefeitos e Secretários Municipais de Educação de São Paulo

O II Encontro com Prefeitos e Secretários Municipais de Educação do Estado de São Paulo, iniciativa do Sebrae-SP, foi realizado no Teatro FAAP, e teve a Fundação como instituição anfitriã. O evento teve o objetivo de fortalecer o diálogo institucional e qualificar a tomada de decisão das políticas públicas educacionais municipais, reunindo gestores públicos, especialistas e lideranças educacionais em um ambiente estratégico de reflexão técnica, troca de experiências e disseminação de práticas inovadoras. Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu o evento que contou com a presença de Nelson Hervey Costa (Diretor-superintendente do SEBRAESP), Marco Vinholi (Diretor Técnico do SEBRAESP), Samuel Ralize de Godoy (Secretário-Adjunto de Educação de São Paulo/SP), Itamar Borges (Deputado estadual do estado de São Paulo), Vladimir do Carmo Reggiani (Prefeito de Itápolis), Geninho Zulani (Prefeito de Olímpia), entre outros, além de toda a comunidade FAAP e convidados Sebrae. Considerando a diversidade territorial, econômica e social do Estado de São Paulo, o encontro promoveu debates sobre educação empreendedora como política pública estruturante, alinhada às diretrizes da educação integral, da inovação pedagógica e do desenvolvimento local sustentável, contribuindo para o fortalecimento das redes municipais de ensino. A programação buscou compartilhar conhecimentos, práticas inovadoras e estratégias de gestão, com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras, socioemocionais e cidadãs de gestores educacionais, educadores e estudantes, reforçando o papel da educação como eixo central para a transformação

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter