“Ser empreendedor dói, mas constrói”, esse é o aprendizado do ex-aluno do curso de Administração Rodrigo Albuquerque, entrevistado do FAAPCAST desta semana. Rodrigo é CEO do Grupo Petland&CO e empreendedor por convicção, abriu seu primeiro negócio aos 23 anos e, em 2014, antevendo a escalada do mercado pet, trouxe ao Brasil a empresa norte-americana e criou um modelo agressivo de expansão de franquias, único nos 19 países em que a rede está presente.
Hoje a Petland possui 165 lojas e 72 unidades da rede de clínicas e consultórios veterinários Dra. Mei. O desempenho de Rodrigo à frente da marca fez com que a Petland americana decidisse comprar uma participação na empresa brasileira, que é a operação mais bem-sucedida da marca no mundo. Também fazem parte do Grupo Petland&CO as marcas 100% Pet, Pet Choice, Pet Pay e o centro de distribuição Petland Log.
O convidado contou que o dono precisa formar substitutos, “se você ficar escravo do seu negócio não vai conseguir expandir. É preciso investir na formação de novas lideranças, pois o objetivo é que você se torne dispensável para o dia a dia da sua empresa e possa focar na parte estratégica”.
Sua primeira empresa foi no mercado financeiro, em 2008, e os dois primeiros anos foram muito difíceis. “Quase quebrei, eu não tinha processos e não controlava os custos. Tive que demitir meus funcionários e voltar a morar com minha família. Depois disso comecei a entender o que era gestão e metodologia”.
Foi daí que surgiu a ideia para a Petland, “andando pela rua observei a quantidade de petshops que aumentava cada vez mais, encomendei uma pesquisa e descobri que o mercado era gigante e que crescia 10% ao ano. Óticas, academias e farmácias estavam deixando de ser negócios de bairro e virando redes. E meu foco foi fazer isso com os petshops também, organizar os pequenos colocando bandeira, tecnologia e marca”.
Para Rodrigo, um negócio de sucesso tem que te tirar da cama de manhã, não só por dinheiro, mas também por paixão. “Quando se trabalha com o que gosta não é trabalho, é diversão, não tem a relação de troca de tempo por trabalho. Todo negócio tem que ter uma causa por trás para atrair pessoas que se identifiquem com ele”.
O convidado deu algumas dicas sobre o que ele vê para o futuro do varejo, com o aumento do e-commerce e a diminuição das megastores, “uma série de fatores vem mostrando que o futuro do varejo está em lojas menores onde você consiga criar uma relação mais próxima com seus clientes, conversando com a comunidade e prestando serviço. Todo mundo é consumidor, mas o cliente é aquele que só compra com você”.
Assista aqui o episódio na íntegra.
Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.
Os alunos podem assistir às entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.