FAAPCAST entrevistou o CEO do grupo Petland&Co Rodrigo Albuquerque

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira / FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


19.10.23_FAAPCAST-entrevistou-o-CEO-do-grupo-Petland&Co-Rodrigo-Albuquerque

COMPARTILHE

COMPARTILHE

“Ser empreendedor dói, mas constrói”, esse é o aprendizado do ex-aluno do curso de Administração Rodrigo Albuquerque, entrevistado do FAAPCAST desta semana. Rodrigo é CEO do Grupo Petland&CO e empreendedor por convicção, abriu seu primeiro negócio aos 23 anos e, em 2014, antevendo a escalada do mercado pet, trouxe ao Brasil a empresa norte-americana e criou um modelo agressivo de expansão de franquias, único nos 19 países em que a rede está presente.  

Hoje a Petland possui 165 lojas e 72 unidades da rede de clínicas e consultórios veterinários Dra. Mei. O desempenho de Rodrigo à frente da marca fez com que a Petland americana decidisse comprar uma participação na empresa brasileira, que é a operação mais bem-sucedida da marca no mundo. Também fazem parte do Grupo Petland&CO as marcas 100% Pet, Pet Choice, Pet Pay e o centro de distribuição Petland Log.  

O convidado contou que o dono precisa formar substitutos, “se você ficar escravo do seu negócio não vai conseguir expandir. É preciso investir na formação de novas lideranças, pois o objetivo é que você se torne dispensável para o dia a dia da sua empresa e possa focar na parte estratégica”.  

Sua primeira empresa foi no mercado financeiro, em 2008, e os dois primeiros anos foram muito difíceis. “Quase quebrei, eu não tinha processos e não controlava os custos. Tive que demitir meus funcionários e voltar a morar com minha família. Depois disso comecei a entender o que era gestão e metodologia”. 

Foi daí que surgiu a ideia para a Petland, “andando pela rua observei a quantidade de petshops que aumentava cada vez mais, encomendei uma pesquisa e descobri que o mercado era gigante e que crescia 10% ao ano. Óticas, academias e farmácias estavam deixando de ser negócios de bairro e virando redes. E meu foco foi fazer isso com os petshops também, organizar os pequenos colocando bandeira, tecnologia e marca”.  

Para Rodrigo, um negócio de sucesso tem que te tirar da cama de manhã, não só por dinheiro, mas também por paixão. “Quando se trabalha com o que gosta não é trabalho, é diversão, não tem a relação de troca de tempo por trabalho. Todo negócio tem que ter uma causa por trás para atrair pessoas que se identifiquem com ele”.  

O convidado deu algumas dicas sobre o que ele vê para o futuro do varejo, com o aumento do e-commerce e a diminuição das megastores, “uma série de fatores vem mostrando que o futuro do varejo está em lojas menores onde você consiga criar uma relação mais próxima com seus clientes, conversando com a comunidade e prestando serviço. Todo mundo é consumidor, mas o cliente é aquele que só compra com você”. 

Assista aqui o episódio na íntegra.  

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.  

Os alunos podem assistir às entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira / FAAP


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter