O circuito itinerante da 32ª Bienal de São Paulo chega a Ribeirão Preto em 16 de março e fica em cartaz até 14 de maio deste ano. O saguão da Fundação Armando Alvares Penteado abriga a exposição individual da artista inglesa Heather Phillipson, composta por vídeos, áudios e esculturas em escala humana, que constituem a obra TRUE TO SIZE (“Fiel ao tamanho”). A instalação apresenta cenas em torno da devastação, clima extremo, sexo virtual, relações entre homens e animais, conflitos de guerra, extinção iminente, sobrevida, dilúvio e consumo. O mesmo recorte seguirá para a unidade da FAAP em São José dos Campos, a partir de 20 de maio.
Intitulada INCERTEZA VIVA [“Live Uncertainty”], a 32a Bienal de São Paulo ocorreu entre setembro e dezembro de 2016 e teve como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. Sua proposta foi traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva, assim como ecologias naturais e sistêmicas. Foi concebida em torno das obras de 81 artistas e coletivos sob curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).
As etapas da itinerância em Ribeirão Preto e São José dos Campos renovam a parceria institucional entre a Fundação Bienal de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado, que desde 2013 promove mostras nos espaços da FAAP e um extenso programa de residências artísticas com artistas participantes das bienais.
Saiba mais sobre a artista.
Confira algumas imagens
32ª Bienal – Itinerâncias: FAAP Ribeirão Preto
Data: de 16 de março a 14 de maio
Local: Av. Independência, 3670 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: Segundas a sextas, das 9h às 21h Sábados, das 9h às 15h
Informações: (16) 3913 6300