Como parte das comemorações pelo centenário da Semana de Arte Moderna de 22, a FAAP realiza, nos dias 23 e 30 de outubro, os debates “Semana de 22: antes e depois”. Abertos ao público, os encontros contam com a participação das professoras do curso de pós-graduação da instituição em Histórias das Artes.
No dia 23/10, a professora Maria Izabel Branco Ribeiro fala sobre a atuação de alguns participantes no ambiente cultural que antecedeu a semana, entre eles Anita, Di Cavalcanti, Rego Monteiro, John Graz e Victor Brecheret. A professora Maria de Lourdes Eleutério, por sua vez, faz uma breve análise da presença do circo na São Paulo do início do século XX.
No dia 30/10, a professora Verônica Stigger avalia os desdobramentos da Semana de 22, tomando a capa da primeira edição de Paulicéia Desvairada, de Mario de Andrade, como uma imagem dialética. Em seguida, a professora Gênese Andrade discute as confluências de ideias nos modernismos brasileiros e as vanguardas hispano-americanas.
A mediação dos encontros ficará por conta da professora Maria Carolina Duprat Ruggeri, coordenadora da pós-graduação em História das Artes da FAAP.
Semana de 22: antes e depois
23/10 – 10 às 12h
Modernistas antes da Semana – Profa. Dra. Maria Izabel Branco Ribeiro
Piolin, Serafim e Abelardo: o universo do circo da obra de Oswald de Andrade – Profa. Dra. Maria de Lourdes Eleutério
30/10 – 10h às 12h
Dialéticas das formas arlequinais – Profa. Dra. Verônica Stigger
Modernismos brasileiros e vanguardas hispano-americanas: confluências e diálogos nos anos 1920 – Profa. Dra. Gênese Andrade.