Na próxima sexta-feira, 1º de abril, às 9h30, o jornalista Jamil Chade lança o seu mais novo livro Luto: reflexões sobre a reinvenção do futuro, em evento aberto ao público no Centro Universitário FAAP. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo link.
O evento marca o lançamento da pós-graduação em Jornalismo Internacional da FAAP, coordenado pelas professoras Edilamar Galvão e Fernanda Magnotta. Jamil Chade é um dos professores da especialização ao lado de outros grandes nomes da comunicação e da academia.
Correspondente internacional do UOL, do Canal Mynews e do Grupo Bandeirantes, Jamil Chade completa, com Luto: reflexões sobre a reinvenção do futuro, sete livros publicados no Brasil e nos EUA. Dois deles foram finalistas do Prêmio Jabuti. Na Suíça, também recebeu o prêmio Nicolas Bouvier por sua obra sobre a fome. Com viagens a mais de 70 países, percorreu trilhas com imigrantes, visitou acampamentos de refugiados na Europa, África e Oriente Médio e entrevistou membros de governos acusados de crimes de guerra.
O lançamento do livro será seguido de sessão de autógrafos. Os inscritos devem chegar com pelo menos 35 minutos de antecedência.
Sobre a publicação
Luto: reflexões sobre a reinvenção do futuro, reúne agudas reflexões sobre a pandemia e as suas consequências sociais. Nas palavras do prefaciador Padre Júlio Lancelotti: “Jamil Chade nos ajuda a não perder a coragem de lutar e sonhar, indignados, mas com esperança teimosa, que insiste em não desaparecer. Todos e todas fazemos parte desta história, o importante é saber de que lado estamos e sem medo de perder e sem a obsessão de ganhar. Lutar e saber que a luta é histórica, com desafios e contradições.” Na orelha do livro, Zélia Duncan assinala que “Jamil nos dá a balsâmica sensação de não estarmos sós. Seu olhar de jornalista franco e responsável, sua verve de escritor que observa, age, pensa e torce por nossa evolução, nos encoraja e faz companhia. Ter esses textos ao alcance das mãos tem também um papel de memória e escudo contra tantas desesperanças!”
Sobre a pós-graduação em Jornalismo Internacional
O curso é organizado em dois grandes Núcleos: “Mundo” e “Jornalismo e Democracia”, e apresenta um panorama global e uma ampla visão das principais questões do mundo contemporâneo. O núcleo Mundo coloca no centro de suas disciplinas oito atores geopolíticos, país ou região, que jogam um papel fundamental nas relações internacionais contemporâneas: Estados Unidos, China, Rússia, União Europeia, África, Oriente Médio, América Latina e o Brasil na Conjuntura Internacional.
No núcleo “Jornalismo e Democracia”, as matérias desenvolvem a íntima relação entre o desenvolvimento da democracia e a atuação do jornalismo no mundo. Além de apresentar aspectos históricos/teóricos que constituem o tema, o assunto das disciplinas é apresentado por meio de estudos de casos jornalísticos específicos e emblemáticos, seja por ter desencadeado um efeito político, econômico e um avanço da democracia, seja por ter inaugurado um novo modo de fazer jornalismo.
Em cada uma das matérias, professores doutores especializados na área apresentam o histórico dos acontecimentos para decifrar as grandes questões, as tensões e os conflitos contemporâneos, as relações de força entre os vários interesses envolvidos entre esses atores geopolíticos, além das tentativas históricas de construir uma paz duradoura no mundo e os principais motivos que continuam a ameaçar e desafiar esse objetivo. Renomados jornalistas, que atuam na editoria e na correspondência internacional ainda abordam os principais desafios da cobertura.
A pós-graduação, oferecida no formato híbrido e com tempo de conclusão de 12 meses, é voltada para jornalistas, internacionalistas e demais profissionais interessados em compreender as grandes questões do mundo contemporâneo, além dos desafios do jornalismo internacional e suas melhores práticas.
Mais informações sobre o investimento, corpo docente e programa estão disponíveis no site da FAAP.
Lançamento do livro “Luto: reflexões sobre a reinvenção do futuro” e da pós-graduação em Jornalismo Internacional
Data: 1º/4
Horário: às 9h30
Local: auditório 1 da FAAP – Rua Alagoas, 903.