No dia 9 de agosto, acontece na FAAP um bate-papo com a equipe da 2ª temporada da série do GNT “Quebrando Tabu”, seguido da exibição do episódio “Depressão”, doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
Estarão presentes no evento Guilherme Melles, diretor do projeto Quebrando Tabu e diretor-geral da série, Andrea Giusti, head de Entretenimento da Spray e produtora da série, Pio Figueiroa, diretor do episódio “Depressão”, e Lili Fialho, diretora do episódio “Privilégios”, além do coordenador do curso de Cinema da FAAP Humberto Neiva.
O seriado propõe debates escolhidos pelo público sobre importantes temas da sociedade. Depressão, privilégios, masculinidade e adoção são alguns dos assuntos que serão abordados nos novos episódios.
Ao longo dos oito episódios, a série conta com entrevistas e depoimentos de personalidades nacionais e internacionais que são referência em suas áreas de atuação. Assim como na primeira temporada, líderes mundiais, artistas, youtubers, pessoas com experiência prática e visão acadêmica contribuem na ampliação dos temas selecionados. Em diálogo com o público no processo da elaboração de roteiro e pesquisa, a temporada promete elevar o nível do debate com análises profundas e racionais dos assuntos escolhidos. O ator americano Terry Crews, o escritor Andrew Solomon, de “O Demônio do Meio-Dia” e finalista do Prêmio Pullitzer, o jornalista Glenn Greenwald e a deputada federal Tabata Amaral são alguns dos nomes que marcarão presença nessa edição da série.
O episódio “Depressão”, que será exibido na FAAP, abordará questionamentos como: Como a depressão impacta o trabalho, os relacionamentos e as outras relações da vida? Como essas pessoas enxergam sua própria realidade? Qual a importância de falar sobre a doença para as pessoas ao seu redor? Quais são os tratamentos disponíveis e as dificuldades para controlar a doença? O que dizem as pessoas que passaram por estado grave de depressão e hoje vivem uma vida normal?
Os personagens que estarão presentes no episódio são:Laizinha, estudante indígena, Iole Gassibe, professora, advogada e idosa, Paola Valentina Xavier, produtora cultural trans, Nauzila Campo, jornalista e advogada, Pedro Bial, jornalista e escritor, Leticia Silva de Angelis, assistente operacional, Giovana Feix, jornalista, Baco Exu do Blues, rapper e compositor, Bia Gremion, modelo, Leandro Barcellos Prior, policial e Coordenador Nacional de Segurança Pública da ANLGBTI, Luciana Coen, executiva de comunicação e sustentabilidade. Eles compartilham do impacto em receber o diagnóstico e apresentam seus próprios modos de lidar com a doença e com a vida. Andre Solomon, autor dos best-sellers O Demônio do Meio-Dia e Longe da Árvore, Adriana Barbosa Pereira, professora de Psicologia da PUC-SP, Dr. Paulo Rossi, chefe do Departamento de Medicina Preventiva FMUSP, Dévora Kestel, diretora do Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias / Organização Pan-Americana da Saúde, Drª. Mariza Theme, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Drª. Melissa G. Hunt, PhD e diretora associada no departamento de Psicologia da Universidade da Pennsylvania, Drª. Diana Ramos de Oliveira, PhD e Psicóloga Social, Drª. Alessandra Pereira, médica psiquiatra, Karina Fukumitsu, psicóloga são os especialistas que explicam a doença em seus detalhes. Drª. Athena Robinson, PhD e médica-chefe no Woebot Labs, traz uma ferramenta moderna e digital para o diálogo sobre o assunto.
Data: 9 de agosto
Local: Auditório 1 da FAAP – Prédio 3
Horário: das 9h20 às 11h10