A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza, de 18 a 22 de março, mais uma edição dos “Encontros de Comunicação”, evento tradicional no calendário da Instituição, que reúne – em uma programação aberta ao público – profissionais das áreas de Animação, Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas.
O evento terá palestras que abordarão temas como fake news, reputação de marcas, transformação digital, inteligência artificial, além de festival de música, mostra de trabalhos, entre outros. Fazem parte ainda da programação o lançamento da 2ª temporada da série “Carcereiros”, a exibição de filmes como “Albatroz”, seguida por debate com o diretor e ex-aluno da FAAP Daniel Augusto, e “Sinfonia Amazônica”, primeiro longa-metragem animado brasileiro – uma película do acervo da Filmoteca FAAP.
Os Encontros trarão nomes como o produtor Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2018 com o sucesso “Me Chame pelo seu Nome”; o escritor Contardo Caligaris, idealizador da série “PSI”; Elisa Prado, da Vivo Telefônica; Martha Schubert, da Comunicação Digital Global na Alpargatas; entre outros.
Confira a programação completa:
18/3 (segunda-feira)
11h às 12h50
ComunicasomFestival de Música dos alunos da FAAP
Auditório 1, com transmissão ao vivo pela Rádio FAAP e TV FAAP
14h30 às 16h30
“A Cidade dos Piratas” (2019), de Otto Guerra
Exibição de longa-metragem de animação
Auditório 1
19h às 22h30 – Auditório 1
“O Albatroz” (2019), de Daniel Augusto
Exibição do filme seguida de debate com o diretor Daniel Augusto, ex-aluno da FAAP.
O fotógrafo Simão (Alexandre Nero), casado com Catarina (Maria Flor), uma compositora de jingles publicitários, se apaixona pela atriz judia Renée (Camila Morgado), com quem viaja a Jerusalém. Lá, ele acaba registrando um atentado terrorista, o que lhe torna mundialmente famoso. Mas, ao mesmo tempo, surgem críticas negativas por ter fotografado em vez de tentar evitar a tragédia. Simão entra em depressão e fica na fronteira entre realidade, sonho e delírio.
19/3 (terça-feira)
9h20 às 11h – Auditório 2
Fato ou Fake? A importância da checagem na era da desinformação
Com o jornalista Thiago Reis, coordenador do Núcleo de Dados, Fact-Checking e Projetos Especiais no Portal G1; e Marcelo Moreira, editor-chefe do RJTV da Rede Globo.
9h20 às 11h – Centro de Convenções
Mídia & Consumo: do marketing direto à inteligência artificial
Como a inteligência artificial tem otimizado diferentes etapas da elaboração e gestão de uma campanha de comunicação. Com Marcelo Lobianco, consultor de transformação digital (ex-CEO da agência Sapient AG2 e ex-Head of Sales do Facebook).
9h20 às 11h – Auditório 1
“Sinfonia Amazônica” (1953)
Película do acervo da Filmoteca FAAP, primeiro longa-metragem animado brasileiro. Produzido inteiramente por Anélio Latini Filho, que durante cerca de cinco anos produziu sozinho aproximadamente 500 mil desenhos, criando suas próprias técnicas e procedimentos para a realização das animações. O filme apresenta um conjunto de sete lendas Amazônicas contadas pelo indiozinho Curumim e um boto, seu fiel companheiro.
11h10 às 12h50 – Auditório 1
“Carcereiros”
Palestra seguida de exibição sobre o lançamento da 2ª temporada da série “Carcereiros”, da TV Globo.
11h10 às 12h50 – Centro de Convenções
Pitching de Animação
Apresentação dos alunos para os Trabalhos de Conclusão de Curso de Animação que serão desenvolvidos a partir dessa seleção.
19h30 às 22h – Centro de Convenções
Criação é Ciência
Como dados podem ser utilizados como fontes de insight para criação de campanhas de Publicidade e Relações Públicas. Com Rafa Caldeira, Creative Data Leader; Louis Millard, Data Scientist; e Isabela Marangoni, Creative da agência SOKO.
19h às 22h30 – Auditório 1
“Sobre Rodas” (2019), de Mauro D’Addio
Exibição do filme seguida de debate com o diretor.Lucas volta à escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís e, juntos, partem para uma aventura em busca do pai que a menina nunca conheceu. Ela vai de bicicleta e ele de cadeira de rodas.
20/3 (quarta-feira)
9h20 às 11h – Auditório 2
O jornalismo contra da desinformação
O fenômeno da desinformação e da disseminação de notícias falsas se transformou num dos maiores desafios do mundo contemporâneo. E o jornalismo profissional se apresenta como uma das mais importantes ferramentas para combater essa verdadeira ameaça à democracia e aos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.Com José Orenstein, jornalista e editor-executivo do Nexo Jornal; Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora de produção do Estadão; e Uirá Machado, secretário-assistente de Redação da Folha de S. Paulo.
9h20 às 11h – Centro de Convenções
Out of Home: do planejamento ao encantamento
Quando o ambiente digital é integrado ao espaço urbano, a publicidade é capaz de oferecer experiências de marca ao consumidor, que encantam e geram resultados efetivos para a empresa. Com Isabel Borba, Head de Aeroportos da JCDecaux.
9h20 às 11h – Auditório 1
Mostra de Curtas FAAP
Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.
Exibição dos curtas-metragens: “Com Cassis?”; “Ego Sum Qui Sum”; “Desperados”; “Larus e Niu”; e “Raízes”.
11h10 às 12h50 – Auditório 1
Reflexões digitais e o impacto da inteligência artificial na comunicação e na criação e conteúdo
Com o profissional de Marketing Edson Rocha.
19h às 20h40 – Auditório 1
Mostra de Curtas FAAP
Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.
Exibição dos curtas-metragens: “Filme Morto”; “Fôrra”; “Colmeia”; e “Sentinela”.
19h30 às 21h30 – Centro de Convenções
A interação entre branding e reputação de marca
Silvio Sato, professor da FAAP e sócio-fundador da Casa Semio, apresenta, junto com Elisa Prado, da empresa VIVO Telefônica, seus apontamentos sobre a importância cada vez maior das empresas definirem estratégias claras tanto para construção da marca quanto para manutenção da sua reputação.
20h50 às 22h30 – Auditório 1
Mostra de Curtas FAAP
Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.
Exibição dos curtas-metragens: “Amor só de Mãe”; “Avise Quando Chegar”; “A Vida Privada das Árvores”; “Cetim Rosa”; e “Fofa”.
21/3 (quinta-feira)
9h20 às 11h – Auditório 2
União Europeia: Brexit, Populismo e Migrações
O curso de Jornalismo realiza, em parceria com o projeto de Public Diplomacy da União Europeia “ALUE”, o debate União Europeia: Brexit, Populismo e Migrações para promover o conhecimento das principais questões que afetam hoje a União Europeia e de que modo elas interferem na política global. Com Carlo Cauti, jornalista italiano, correspondente no Brasil das revistas italianas Limes e EastWest e da Rádio Monte Carlo; David Magalhães, professor da FAAP; e Kai Lehmann, professor da USP.
22/03 (sexta-feira)
9h20 às 11h – Auditório 2
A força da TV no mundo conectado
Vivemos uma era de transformações comportamentais que refletem os hábitos de mídia, principalmente entre as novas gerações.
Kantar Ibope Media
9h20 às 11h – Centro de Convenções
Transformação digital: e a criação com isso?
O consumidor mudou, as empresas se adaptaram, o mercado se transformou. E a criação, como ficou nessa história? Uma conversa com Rafael Ziggy, da Agência DPZ&T para refletir e discutir sobre as mudanças que aconteceram e as que estão por vir para quem trabalha nessa área.
9h20 às 11h – Auditório 1
Mostra de Curtas FAAP
Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema. Exibição dos curtas-metragens: “O Navegador”; “Como o Réu se Declara”; “Uma Longa Noite até Você Voltar”; e “Há Sexualidade”.
11h10 às 12h50 – Auditório 1
Como ir à Antártida e fazer uma cobertura multiplataforma
Com Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora de produção do Estadão; e Clayton de Souza, repórter fotográfico do Estadão. Luciana e Clayton produziram o Diário Estadão na Antártida do dia 18 de fevereiro a 01 de março de 2019.Vagas Limitadas, inscrições no Núcleo de Inovação em Mídia Digital.
19h às 20h50 – Auditório 1
Me chame pelo seu nome
Encontro com Rodrigo Teixeira, fundador da RT Features, produtor dos filmes: “A Bruxa”; “Frances Há”; “Love”; “Me Chame Pelo Seu Nome” (indicado ao Oscar de Melhor Filme); entre outros sucessos do cinema.
19h30 às 21h30 – Centro de Convenções
Chuva de likes: quando a publicidade vira conversa e entretenimento
Ações de comunicação que engajam o consumidor. Com a ex-aluna, Nicole Cassiano, social marketing manager do Google Brasil; e Adriano Cerullo, professor da FAAP e diretor de arte da BFerraz.
Encontros de Comunicação
Data: 18 a 22/3
Local: FAAP SP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Programação completa: http://www.faap.br/encontros2019/
Informações: (11) 3662-7332 / facom@faap.br
Entrada gratuita