Localizada no bairro de Higienópolis, em um dos prédios mais emblemáticos da região, a FAAP integrará a programação da Jornada do Patrimônio – Uma Cidade, Muitas Mãos, que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e movimentará a capital nos dias 18 e 19 de agosto.
Durante esses dois dias, o público poderá conhecer o interior do prédio, projetado pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX.
Especialmente para a ocasião, será remontada a exposição “Abrindo Arquivos” que revela a importância de Auguste Perret para a arquitetura moderna. A mostra traz as plantas originais, cartas, livros, revistas, croquis, imagens e outros documentos que apresentam a concretização do edifício da FAAP, reconhecido, principalmente, por abrigar um painel de vitrais assinados por artistas como Lasar Segall, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, entre outros.
O edifício-sede da FAAP é a única obra de Perret no Brasil e – possivelmente – na América Latina. O arquiteto foi pioneiro na utilização do concreto armado.
A Fundação estará aberta para visitação nos dias 18 e 19/8, das 10h às 18h, ocorrendo uma visita guiada sempre às 12h. Toda a programação da Jornada do Patrimônio é gratuita e tem o objetivo de aproximar a população dos espaços históricos ou com valor afetivo que fazem parte da história da cidade. Ao todo, serão realizadas mais de 300 atividades por São Paulo.
O início de tudo
A história do edifício-sede da FAAP tem início no ano de 1938, quando o conde Armando Alvares Penteado registrou em seu testamento a vontade de criar uma escola de artes e uma pinacoteca. Ao falecer, em 1947, coube a D. Annie Alvares Penteado, sua esposa, dar continuidade a esse desejo, criando a instituição que levaria seu nome.
Armando Alvares Penteado havia deixado um esboço do projeto arquitetônico da FAAP, que foi aprimorado em estudo preliminar pelo arquiteto franco-polonês radicado no Brasil Antoni Wincenty Dygat (1886-1949) e, a pedido de D. Annie, encaminhado a Auguste Perret, em 1947. Em 1949, o projeto definitivo ficou a cargo dos irmãos Perret, da empresa Frères Perret: Auguste (1874-1954), Gustave (1876-1952) e Claude (1880-1960).
As obras dos irmãos Perret têm um significado muito abrangente, indo da teoria da arquitetura ao desenvolvimento de processos de construção inovadores.
A exposição do MAB FAAP traz novamente à tona a arquitetura perretiana, por muito tempo estigmatizada e vista com desconfiança por sua estética evidentemente clássica, seus vínculos com o historicismo e por fugir dos padrões modernistas mais disseminados.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES.
Jornada do Patrimônio – programação na FAAP
Datas: 18 e 19 de agosto de 2018
Horário: das 10h às 18h – visita guiada às 12h
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Entrada gratuita