FAAP leva alunos para a celebração dos 200 Anos das Relações BRA-EUA


DATA


COMPARTILHE


FAAP

Alunos de RI da FAAP assistem ao Seminário


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Sob o apoio e colaboração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), um conjunto de eventos marcantes teve lugar no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para celebrar os 200 anos de vínculos diplomáticos entre o Brasil e os Estados Unidos.

Uma parceria colaborativa entre o Ministério das Relações Exteriores, a FAAP e a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), mostrou ao público presente sobre as relações de longa data e de relevância estratégica em diversas esferas temáticas.

Foram 30 alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP que tiveram a oportunidade de explorar pontos de interesse significativos na capital brasileira, incluindo o Memorial JK, o Memorial dos Povos Indígenas, o Palácio do Planalto, entre outros. Além das visitas culturais, os alunos também participaram dos eventos comemorativos do bicentenário, enriquecendo ainda mais sua experiência acadêmica e cultural.

Iniciando as comemorações, houve um seminário no qual foram discutidas várias perspectivas das relações bilaterais entre os dois países. Com painéis que incluíram figuras ilustres como o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, o embaixador Rubens Ricupero, a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley, a ministra da cultura, Margareth Menezes, entre outros.

Seguindo pelo lançamento do livro “Reflexões sobre os 200 Anos de Relações Brasil-Estados Unidos”, que foi organizado pela coordenadora do curso de Business and International Affairs da FAAP, Professora Fernanda Magnotta, e que conta com a contribuição de renomados acadêmicos, diplomatas e personalidades brasileiras. Este trabalho de significância ímpar foi lançado em dois idiomas, português e inglês, ampliando seu alcance e impacto.

Encerrando este dia memorável, a FAAP promoveu uma exposição especial, intitulada “Encontros: 200 Anos de Amizade Brasil-Estados Unidos”, que resgatou a rica história desta relação duradoura e abrangente. Com mais de 100 fotografias, artefatos históricos, recortes de jornais e outros elementos dispostos cronologicamente, a exposição proporcionou uma jornada visual e informativa sobre os laços entre as duas nações.

“Celebramos uma parceria duradoura que promove o desenvolvimento mútuo e o entendimento intercultural” disse Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, na abertura da exposição que celebra este marco tão significativo para os dois países.

Estas iniciativas refletem o compromisso contínuo da FAAP com a excelência acadêmica e o intercâmbio de conhecimento, reafirmando seu papel como pioneira nos círculos que promovem a compreensão mútua e o fortalecimento dos laços culturais e diplomáticos.


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter