A FAAP realiza no dia 28 de março, às 11h, roda de conversa mediada pela psicanalista Maria Homem, para discutir as vulnerabilidades da mulher na sociedade, como a pobreza menstrual. Participam a ex-aluna da instituição, Luana Escamilla, do Fluxo Sem Tabu, Karen Brandoles, da Passarela Alternativa, e a empreendedora e egressa do sistema prisional, Karina Dias. O evento será híbrido e, no ato da inscrição, é necessário optar pela participação online ou presencial.
O evento é parte da campanha Sororidade no Mês da Mulher, idealizado pela área FAAP Social, que arrecada absorventes para o projeto Fluxo Sem Tabu, iniciativa sem fins lucrativos criada pela ex-aluna Luana Escamilla, e que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso à higiene íntima das camadas mais vulneráveis da sociedade.
Para contribuir com a campanha, o público externo pode deixar a doação no ponto de coleta disponível na Portaria 2 da FAAP, localizada na Rua Alagoas, 903 (Higienópolis – SP). Há ainda caixas de arrecadação espalhadas pelo campus para alunos, professores e funcionários.
Sobre as convidadas:
Maria Homem /mediadora – Psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP e professora do Centro Universitário FAAP. Tem pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII / Collège International de Philosophie e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Colunista da “Folha de São Paulo” e autora de “Lupa da alma”, “Coisa de menina?”, “No limiar do silêncio e da letra”, entre outros.
Karen Brandoles – Idealizadora e fundadora da Associação de Justiça Restaurativa PASSARELA ALTERNATIVA. Formanda em Moda, Marketing e especialista em Gesta~o de Terceiro Setor, atua há 18 anos como volunta´ria e há nove anos profissionalmente na defesa de direitos sociais como desenvolvedora de projetos de impacto para mulheres em situação de vulnerabilidade e egressas prisionais por meio da formação e geração de renda no segmento da moda. Criadora dos aBIOsorventes e do movimento adote um ciclo.
Luana Escamilla – Fundadora do Fluxo Sem Tabu, projeto de distribuição de absorventes e itens de higiene íntima que já atendeu mais de 17 mil pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do Brasil.
Karina Dias – Mãe, empreendedora e egressa do sistema prisional. Depois das experiências que viveu, tornou-se ativista pela causa e conta sua história para que meninas e mulheres não passem pelo que passou. É dona de um brechó e está escrevendo um livro sobre sua trajetória.
O conteúdo da roda de conversa estará disponível em formato de podcast, posteriormente, no Youtube da FAAP.
Roda de Conversa – Os tabus de ser mulher
Data: 28 de março (segunda-feira)
Horário: a partir das 11h
Inscrições: presencial (B-Hub FAAP – Rua Alagoas, 903) I online (Youtube)