Por ocasião da pandemia do novo coronavírus, a FAAP doou mais de 60 m² de tecido 100% algodão, suficientes para a produção de pelo menos mil máscaras, para a comunidade do Jardim Panorama, na zona sul de São Paulo, e Malvinas, na região de Guarulhos. Além do tecido, as costureiras receberam moldes e instruções sobre como produzir, utilizar e higienizar as máscaras, seguindo o protocolo de segurança do Ministério da Saúde.
As máscaras podem ser muito eficazes para reduzir a propagação do vírus, em especial nesses locais, onde o isolamento social é mais difícil.
A Instituição tem realizado ações com a comunidade do Jardim Panorama, em parceria com a associação Mãe Peregrina (AMAP), há alguns anos e, mais recentemente, começou a trabalhar com os moradores da comunidade Malvinas.
O objetivo é trocar experiências e aproximar os alunos de uma realidade distante das suas. São realizadas várias atividades como oficinas educativas com crianças e adolescentes, plantação de hortas em garrafas PET, além das doações de materiais de higiene e presentes de Natal.
Criado em 2003, o FAAP Responsabilidade Social busca auxiliar comunidades/grupos em situação de vulnerabilidade social, além de formar profissionais conscientes sobre a realidade do País. Entre os principais projetos, destacam-se o “Fome de Saber” – que montou oito bibliotecas completas em cidades do interior de São Paulo – e a “Adoção da Barra do Chapéu” – pequena cidade do município do Vale do Ribeira/SP, que recebeu apoio educacional e econômico.
Atualmente, a área realiza campanhas como doação de sangue, alimentos e agasalhos, trote solidário com a participação de calouros e veteranos e workshops de capacitação em diferentes áreas de conhecimentos.