Em parceria com a consultoria Ideia Sustentável, a FAAP apresentou seu posicionamento em educação para ESG (sigla, em inglês, para governança ambiental, social e corporativa), inédito para o segmento do ensino superior e composto por um conjunto de compromissos afinados com os desafios contemporâneos da educação para a sustentabilidade.
O posicionamento vai incluir a inserção de mais conteúdos de sustentabilidade nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, que sempre foi um dos pilares da FAAP, ampliando o programa para outras áreas de apoio ao aluno, como o centro de inovação e empreendedorismo (FAAP Business Hub), além de todos os canais internos de divulgação e nas ações de cidadania empresarial.
O novo conjunto de compromissos inclui a ampliação da oferta de programas de sustentabilidade para comunidades, já realizadas pela área FAAP Responsabilidade Social, que completa 20 anos de atividades em 2023.
“Queremos potencializar as ações e projetos já desenvolvidos pela Fundação, tendo como primeiro alinhamento os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)”, explica o diretor acadêmico do Centro Universitário FAAP, Rogério Massaro Suriani.
Também está prevista uma parceria com a Plataforma Liderança com Valores, iniciativa da Ideia Sustentável, com 11 anos, que reúne líderes brasileiros convidados a compartilhar histórias de como estão fazendo a mudança para a sustentabilidade em suas empresas.
A FAAP sediará esses encontros que, em pouco mais de uma década, mobilizaram mais de 500 líderes. A parceria com a Plataforma Liderança com Valores resultará também na criação do projeto Propósito, um espaço permanente para reunião de líderes empresariais, governos e organizações da sociedade civil e para discussão dos grandes temas de sustentabilidade e ESG.
Uma das iniciativas mais importantes do pacote de ações será o lançamento, no primeiro trimestre de 2023, de um programa de pós-graduação em ESG, com ênfase em inovação e sustentabilidade, conteúdos e metodologia concebidos com base em necessidades do mercado e na intenção de formar líderes orientados por valores e preparados para atuar na gestão e estratégia de sustentabilidade nas empresas brasileiras.
Rogério Massaro explica que um dos objetivos principais é criar um programa de educação em ESG, agregando toda a excelência de 75 anos de ensino da FAAP para ser uma nova referência de formação nos grandes temas ligados aos desafios trazidos por esta sigla. “As prioridades mudaram, criando novas demandas e exigindo que todos estejam preparados para um futuro incerto, dinâmico e volátil. Nesse cenário, a educação é peça-chave”, diz.
De acordo com Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável, “o programa integra uma iniciativa mais ampla, por meio da qual vamos propor conteúdos de sustentabilidade em todas as ações da FAAP”, explica. “Nesse esforço, vamos tomar como inspiração os PRME (Principles for Responsible Management Education), uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e instituições de ensino superior”, completa.
20 anos de atividades
O conceito de responsabilidade social norteia os princípios da FAAP desde antes de sua fundação, em 1947, quando o conde Armando Alvares Penteado e sua esposa Annie Alvares Penteado já sonhavam em erguer uma escola de artes.
Em 2003, foi criado o departamento FAAP Responsabilidade Social para centralizar, planejar e executar as ações sociais que, naquele momento, deixavam de ser uma série de atividades não correlatas, transformando- se em grandes projetos, com o auxílio a comunidades/grupos em situação de vulnerabilidade social, além da formação de profissionais conscientes da realidade social do País, para que atuem como agentes transformadores da sociedade.
Exemplos relevantes de projetos já desenvolvidos são o “Fome de Saber”, que montou oito bibliotecas completas em cidades do interior de São Paulo, e “Adoção de Barra do Chapéu”, que atuou nas áreas educacional e econômica para auxiliar a pequena cidade do Vale do Ribeira.
Todos os anos, o FAAP Responsabilidade Social realiza diversas campanhas, como a de doação de sangue, alimentos e agasalhos; trote solidário; workshops de capacitação em diferentes áreas do conhecimento, entre outras atividades.
O departamento também encaminha e acompanha os alunos interessados em trabalho voluntário, levando em consideração as habilidades e a disponibilidade de cada um. Um reforço às ações do departamento são as atividades socioculturais realizadas também pelo MAB FAAP e os atendimentos gratuitos do Juizado Especial Cível (JEC-FAAP), que auxilia o cidadão em casos jurídicos.