FAAP é a única brasileira a participar da 69ª edição do Harvard National Model United Nations


DATA


COMPARTILHE


Evento é uma das conferências mais exclusivas do circuito universitário 

O Centro Universitário FAAP foi a única instituição de ensino superior brasileira participante da 69ª edição do Harvard National Model United Nations (HNMUN), que aconteceu de 16 a 19 de fevereiro em Boston, nos Estados Unidos. Esta é a mais antiga e prestigiosa simulação de organizações multilaterais do mundo e, nesta edição, contou com a participação de 1300 alunos, de 150 faculdades de 27 países, debatendo os principais temas da Agência Internacional. 

“Há 20 anos, a FAAP criou seu modelo de simulação – o Fórum FAAP – baseado neste evento internacional. Por isso, é gratificante voltar dessa experiência com 15 alunos e sendo a única faculdade do Brasil selecionada”, comemora Victor Grinberg, coordenador geral da pós-graduação da FAAP. 

Victor acompanhou os 15 alunos de graduação do curso de Relações Internacionais, que representaram os países de Cuba e Andorra, em atividades de imprensa e terceiro setor. O professor explica que os estudantes tiveram a chance de integrar conhecimentos de simulação, abordagem onde a FAAP foi pioneira, agregados pela experiência prática do Fórum FAAP. Isso possibilitou uma participação competitiva no evento, com mais de 8 horas de debates por dia e atividades sociais que fomentaram a integração multicultural.

No evento foram discutidas questões internacionais urgentes, onde os alunos aprenderam a negociar e trabalharam juntos em propostas de políticas e programas detalhados para resolver importantes problemas globais em vários tópicos: desarmamento e segurança internacional, tráfico humano no mundo moderno, uso do espaço sideral, modificação genética de pessoas, automação, desemprego estrutural, feminização da pobreza, crimes cibernéticos, prevenção à fraude de criptomoedas, povos indígenas e direito internacional. 

“A FAAP não só acredita na simulação como ferramenta pedagógica, mas fomenta que os alunos tenham contato para sedimentar essa vivência. Nem todas as faculdades investem nesse tipo de atuação”, explica Victor. 

Carolina Watanabe, aluna do 3° semestre que participou do Fórum FAAP com um Projeto Integrador sobre simulações, conta que, “a preparação para a conferência durou alguns meses e as simulações foram bem parecidas com que o que já fazemos na FAAP”.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Evento é uma das conferências mais exclusivas do circuito universitário 

O Centro Universitário FAAP foi a única instituição de ensino superior brasileira participante da 69ª edição do Harvard National Model United Nations (HNMUN), que aconteceu de 16 a 19 de fevereiro em Boston, nos Estados Unidos. Esta é a mais antiga e prestigiosa simulação de organizações multilaterais do mundo e, nesta edição, contou com a participação de 1300 alunos, de 150 faculdades de 27 países, debatendo os principais temas da Agência Internacional. 

“Há 20 anos, a FAAP criou seu modelo de simulação – o Fórum FAAP – baseado neste evento internacional. Por isso, é gratificante voltar dessa experiência com 15 alunos e sendo a única faculdade do Brasil selecionada”, comemora Victor Grinberg, coordenador geral da pós-graduação da FAAP. 

Victor acompanhou os 15 alunos de graduação do curso de Relações Internacionais, que representaram os países de Cuba e Andorra, em atividades de imprensa e terceiro setor. O professor explica que os estudantes tiveram a chance de integrar conhecimentos de simulação, abordagem onde a FAAP foi pioneira, agregados pela experiência prática do Fórum FAAP. Isso possibilitou uma participação competitiva no evento, com mais de 8 horas de debates por dia e atividades sociais que fomentaram a integração multicultural.

No evento foram discutidas questões internacionais urgentes, onde os alunos aprenderam a negociar e trabalharam juntos em propostas de políticas e programas detalhados para resolver importantes problemas globais em vários tópicos: desarmamento e segurança internacional, tráfico humano no mundo moderno, uso do espaço sideral, modificação genética de pessoas, automação, desemprego estrutural, feminização da pobreza, crimes cibernéticos, prevenção à fraude de criptomoedas, povos indígenas e direito internacional. 

“A FAAP não só acredita na simulação como ferramenta pedagógica, mas fomenta que os alunos tenham contato para sedimentar essa vivência. Nem todas as faculdades investem nesse tipo de atuação”, explica Victor. 

Carolina Watanabe, aluna do 3° semestre que participou do Fórum FAAP com um Projeto Integrador sobre simulações, conta que, “a preparação para a conferência durou alguns meses e as simulações foram bem parecidas com que o que já fazemos na FAAP”.


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.


Relações Internacionais

Alunos da FAAP exploram a magia na Missão Estudantil em Orlando

Entre os dias 10 e 18 de outubro, um grupo de estudantes de Relações Internacionais participou de mais uma edição da Missão Estudantil à Cidade de Orlando – uma iniciativa estratégica da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que visa promover discussões e análises sobre Hospitalidade, Turismo, Gestão e Criatividade na “capital mundial do entretenimento”.  Sob a curadoria e acompanhamento do professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP e ex-Cast Member dos parques da Disney, os discentes cumpriram uma agenda abrangente que combinou exercícios observacionais nos parques temáticos da Disney e da Universal, sessões de diálogo com executivos, Cast Members e influenciadores – os quais forneceram diversas perspectivas dos negócios atrelados a esta indústria – e visitas especializadas.  As visitas incluíram a Visit Orlando – empresa responsável pela promoção turística da cidade –, o Consulado-Geral do Brasil em Orlando – onde foram recebidos pelo Cônsul-Geral, Sr. João Lucas Quental Novaes de Almeida –, a sede do Disney Programs – local onde realizaram um tour exclusivo, acompanharam atividades acadêmicas e participaram de uma Special Engagement Session com duas personalidades de destaque da empresa, Bob Weis e Djuan Rivers, que atuaram, respectivamente, como presidente da Walt Disney Imagineering e vice-presidente do Disney’s Animal Kingdom –, além de uma masterclass com visitação à Rosen College – University of Central Florida, uma das mais prestigiadas instituições de ensino no setor de hospitalidade.  “Essa viagem se configura como uma das mais valiosas experiências interdisciplinares que oferecemos. Embora, superficialmente, haja o componente recreativo de estar na Disney, conforme os próprios estudantes ressaltam, abordar essa vivência com uma ótica acadêmica, observando pessoas, processos e a atuação em tempo real, agrega uma nuance significativa às teorias ligadas a Customer Experience, Liderança e Inovação, o que é altamente relevante para seus currículos. Compreender o ‘padrão Disney’ é um diferencial no mercado de trabalho e, por essa razão, esses alunos se destacam profissionalmente”, salienta o professor Grinberg.  A Missão Estudantil foi precedida por atividades preparatórias. Semanas antes da viagem, o grupo visitou a sede da The Walt Disney Company no Brasil para dialogar com a equipe de Parks & Resorts, responsável pela promoção dessa linha de negócios no país. Nesse encontro, foram abordados tópicos como Marketing, Comunicação, Relações Públicas e projetos especiais, que, inegavelmente, estabeleceram uma base sólida para as observações in loco. O ciclo da Missão será finalizado nesta semana com uma roda de conversa on-line com a equipe da Vekoma, uma das principais fabricantes globais de sistemas de atrações e montanhas-russas.  “Embora eu já tenha participado de diversas Missões da FAAP, no 8º semestre e estagiando em uma multinacional que também valoriza a relação com o cliente, foi extremamente enriquecedor descobrir o que está por trás da magia – incluindo a análise de como outras empresas do segmento operam e como a cidade, e até mesmo a diplomacia brasileira, reage a todo esse ecossistema. Foi uma experiência notável!”, afirma Renata Pertusi, uma das participantes da Missão.  Esta é a terceira vez que a FAAP realiza essa imersão, e a cada edição, a instituição busca oferecer mais exclusividade, acesso e conhecimento aos seus participantes.  Para obter mais informações sobre as Missões e Imersões que a FAAP promoverá para todos os cursos de graduação em 2026, recomenda-se acompanhar os canais oficiais da instituição, onde todos os detalhes serão divulgados em


Publicidade e Propaganda

CoLab da FAAP inicia parceria com a Agência Tech & Soul 

Os alunos da CoLab, Agência Experimental da FAAP, deram início a uma parceria com a Tech & Soul, uma das agências mais premiadas do país, que carrega em seu portfólio 7 Leões, Clio, D&AD, entre outros prêmios.   “A parceria com a Tech & Soul, vai reforçar o compromisso da FAAP em proporcionar um ensino alinhado ao que está sendo praticado atualmente no mercado profissional, colocando os alunos em contato direto com os profissionais que fazem o mercado da comunicação diariamente”, afirma o Prof. Dr. José Roberto D’Elboux .  Através do programa Agência Madrinha, que tem o objetivo de aproximar agências do mercado e a FAAP, os alunos vão desenvolver um projeto para a ClickBus, cliente da Tech & Soul, orientados por professores do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e por profissionais da agência, aplicando na prática os ensinamentos vistos em sala de aula.  “Acompanhar de perto o lançamento de uma campanha real para a Clickbus está sendo enriquecedor, abrindo meus olhos para todo o processo criativo e para a dinâmica de uma agência. Essa vivência está sendo transformadora e me traz não só aprendizado, mas também inspiração”, relata a aluna Mariana Leite.  A aluna Sofia Vazquez, nos conta que “trabalhar em conjunto com a Tech & Soul está sendo fantástico! Tanto no âmbito profissional, através dos projetos que estamos desenvolvendo, quanto no pessoal, a partir dos insights que tenho tido nesse período”.   Sobre a CoLab  Criada em 2020, a CoLab é uma iniciativa da coordenação de Publicidade e Propaganda aberta aos alunos de todos os cursos da instituição. Neste espaço colaborativo, os estudantes transformam conhecimento em prática, trabalhando em projetos reais e gratuitos para ONGs, instituições sem fins lucrativos e iniciativas privadas.  Com equipes multidisciplinares e mentoria dos professores de PP, os estudantes aprendem a trabalhar com criação, marketing e atendimento.  E tem mais: a CoLab também impulsiona os alunos em competições estudantis como o Effie College, onde os alunos foram vencedores em 2022 e 2024, e estão entre os finalistas desde

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to save temporary file for atomic writing. in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:34 Stack trace: #0 /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents() #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 34