FAAP APOIA O LANÇAMENTO DE CARTILHA QUE INFORMA A MIGRANTES E REFUGIADOS QUAIS SÃO SEUS DIREITOS EM AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


202295172815

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Com o apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e do Chubb Rule of Law Fund, foi lançada no dia 26 de agosto a Cartilha “Migrantes, Refugiados e Audiência de Custódia”. O evento de lançamento contou com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. 

O material apresenta os direitos dos presos estrangeiros provisórios e foi elaborado por uma parceria entre o Instituto Pro Bono, escritório Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, Cyrus C. Vance Center, New York City Bar e BNY Mellon. 

A cartilha tem como objetivo não apenas informar os estrangeiros de seus direitos, mas também auxiliar o Judiciário sobre como atuar de acordo com a legislação nacional e internacional, nestes casos específicos. 

Com versões em três idiomas, o documento auxilia operadores do direito e presos estrangeiros provisórios sobre como deverá funcionar o primeiro encontro com um juiz, as garantias da pessoa presa e as informações que poderão ser importantes para a avaliação da sua situação jurídica. 

A Audiência de Custódia é um procedimento da Justiça brasileira em que se analisam as condições legais das prisões em flagrante. Nela, o preso se encontra pela primeira vez com um juiz, que verifica se a prisão se faz realmente necessária, ou se a pessoa presa em flagrante deve responder em liberdade. Pela lei, essa audiência deverá ocorrer em até 24 horas após o flagrante. 

A Cartilha fala também sobre as necessidades nas prisões provisórias de mulheres e pessoas LGBTQ+. 




DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter