A exposição individual “Oração” do professor da FAAP, Thiago Honório, ganhou destaque internacional ao ser eleita uma das 10 melhores do mundo de 2023 pela revista Frieze. Além disso, a mostra recebeu o Prêmio APCA / Arte Contemporânea 2023.
A Galeria Luisa Strina é o palco dessa experiência única, onde Thiago Honório conduz os visitantes por um fascinante percurso, equiparado a uma procissão. Destaque para a obra “Texto” (2020–2023), que incorpora uma roca, figura religiosa do século XVII. Estrategicamente posicionada entre feixes de algodão e direcionada para uma tela do mesmo material, a obra evoca tanto o passado colonial do Brasil quanto os instrumentos históricos de controle na escravidão e na religião.
O primeiro ato do trabalho “Texto” também foi adquirido pelo Inhotim Cultural, importante instituto de arte contemporânea, com obras a céu aberto, em Minas Gerais. O segundo ato, foi apresentado entre os meses de julho e outubro na Capela do Morumbi, em São Paulo.
Camila Belchior, em sua análise publicada na edição de setembro da revista Frieze, elogia a habilidade de Honório na combinação entre a produção de objetos artesanais e industriais. A crítica destaca que essa mescla bem-sucedida remete ao poder de enquadrar o conhecimento e os sistemas de exibição de arte, ressaltando o papel dos mercados dentro dos quais a sociedade e seus subprodutos existem e operam.
A exposição “Oração” também recebeu Prêmio APCA / Arte Contemporânea 2023, que será entregue ao artista em cerimônia marcada para o dia 22 de abril, destacando-se pela relevância e excelência no cenário artístico. O Prêmio APCA é uma referência na premiação das produções culturais brasileiras, reconhecendo e enaltecendo projetos de destaque em diversas categorias.
A premiação de “Oração” pela APCA 2023 confirma não apenas a consistência do trabalho de Thiago Honório, mas também o impacto significativo que sua exposição exerce no panorama artístico contemporâneo.
Saiba mais sobre o curso na FAAP
No curso de Artes Visuais da FAAP o aluno faz experimentações e investigações nas diversas linguagens da visualidade contemporânea. Passa pela criação e desenvolvimento de sua trajetória artística pessoal, convivendo com múltiplas narrativas da arte e dialogando com distintos profissionais nos processos de pesquisa, formação, produção e difusão. Navega também nas metodologias plurais e abordagens inovadoras da educação no campo das artes, identificando, mapeando ambientes e processos de inserção no campo profissional. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.