Exposição “Oração”, do Professor da FAAP Thiago Honório, recebe o Prêmio APCA 2023

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Bob Wolfenson e Edouard Fraipont



DATA


COMPARTILHE


BW-20230620-ThiagoHonório_0100 (1) (2)

Foto: Bob Wolfenson


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A exposição individual “Oração” do professor da FAAP, Thiago Honório, ganhou destaque internacional ao ser eleita uma das 10 melhores do mundo de 2023 pela revista Frieze. Além disso, a mostra recebeu o Prêmio APCA / Arte Contemporânea 2023.

A Galeria Luisa Strina é o palco dessa experiência única, onde Thiago Honório conduz os visitantes por um fascinante percurso, equiparado a uma procissão. Destaque para a obra “Texto” (2020–2023), que incorpora uma roca, figura religiosa do século XVII. Estrategicamente posicionada entre feixes de algodão e direcionada para uma tela do mesmo material, a obra evoca tanto o passado colonial do Brasil quanto os instrumentos históricos de controle na escravidão e na religião.

O primeiro ato do trabalho “Texto” também foi adquirido pelo Inhotim Cultural, importante instituto de arte contemporânea, com obras a céu aberto, em Minas Gerais. O segundo ato, foi apresentado entre os meses de julho e outubro na Capela do Morumbi, em São Paulo.

Foto: Edouard Fraipont



Camila Belchior, em sua análise publicada na edição de setembro da revista Frieze, elogia a habilidade de Honório na combinação entre a produção de objetos artesanais e industriais. A crítica destaca que essa mescla bem-sucedida remete ao poder de enquadrar o conhecimento e os sistemas de exibição de arte, ressaltando o papel dos mercados dentro dos quais a sociedade e seus subprodutos existem e operam.

A exposição “Oração” também recebeu Prêmio APCA / Arte Contemporânea 2023, que será entregue ao artista em cerimônia marcada para o dia 22 de abril, destacando-se pela relevância e excelência no cenário artístico. O Prêmio APCA é uma referência na premiação das produções culturais brasileiras, reconhecendo e enaltecendo projetos de destaque em diversas categorias.

A premiação de “Oração” pela APCA 2023 confirma não apenas a consistência do trabalho de Thiago Honório, mas também o impacto significativo que sua exposição exerce no panorama artístico contemporâneo.

Foto: Edouard Fraipont


Saiba mais sobre o curso na FAAP
No curso de Artes Visuais da FAAP o aluno faz experimentações e investigações nas diversas linguagens da visualidade contemporânea. Passa pela criação e desenvolvimento de sua trajetória artística pessoal, convivendo com múltiplas narrativas da arte e dialogando com distintos profissionais nos processos de pesquisa, formação, produção e difusão. Navega também nas metodologias plurais e abordagens inovadoras da educação no campo das artes, identificando, mapeando ambientes e processos de inserção no campo profissional. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Bob Wolfenson e Edouard Fraipont


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

MasterClass: Insights Exclusivos sobre Projetos Vencedores do Prêmio Master Imobiliário

A FAAP, integrante da Comissão Julgadora do Prêmio Master Imobiliário, tem a satisfação de anunciar a continuação da série MasterClass: Insights Exclusivos sobre Projetos Vencedores, realizado pela FIABCI-BRASIL e o Secovi-SP. O evento acontece no dia 25 de fevereiro, das 9h às 12h, na sede das entidades, em São Paulo. Este evento faz parte de uma série exclusiva que visa proporcionar uma visão aprofundada dos projetos mais inovadores e impactantes que foram premiados no Prêmio Master Imobiliário 2024. Nesta edição serão explorados três empreendimentos premiados, que se destacaram pela inovação, qualidade e impacto no mercado. QUADDRA Butantã – Vencedor na categoria Habitação Econômica, este empreendimento de grande porte conta com 1.197 apartamentos e se tornou um grande sucesso de vendas, elevando o padrão de qualidade do segmento. Ayra Pinheiros – Premiado na categoria Multifamily, esse projeto inovador traz uma torre de 25 andares e soluções modernas para moradia por assinatura, um conceito em crescimento no Brasil. GLP Guarulhos 2 – Na categoria Empreendimento Logístico, destaca-se como o maior condomínio logístico Triple A do Brasil, com infraestrutura sustentável certificada LEED Gold e localização estratégica para empresas de e-commerce. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre esses projetos de sucesso e se inspirar com insights exclusivos do setor imobiliário! Inscreva-se: https://secovi.com.br/evento/3a-edicao-masterclass-insights-exclusivos-sobre-os-projetos-vencedores/ Data: 25 de fevereiro de 2025 Horário: 9h às 12h Local: Rua Doutor Bacelar, 1043 – 2° andar – Vila Mariana – São Paulo (sede


Business and International Affairs

Pós-Graduação em Estudos Regionais: América Latina abre vagas para turma em 27 de março de 2025

A FAAP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Regionais: América Latina, com início em 27 de março de 2025. O programa faz parte de um projeto institucional que visa integrar perspectivas globais e regionais aos cursos da FAAP, alinhando-se às necessidades do mercado de trabalho e ampliando o conhecimento sobre a realidade dos países latino-americanos.  Com uma abordagem interdisciplinar, o curso combina estudos culturais com treinamento profissional avançado, visando aprofundar a compreensão da América Latina contemporânea. A pós-graduação oferece duas trilhas de formação: uma voltada para Administração, Relações Internacionais e Economia, e outra para Arte e Cultura, atendendo às demandas de profissionais que buscam se especializar nas questões regionais da América Latina.  A trilha de Administração, Relações Internacionais e Economia analisa a história recente da região, o estado de direito, processos democráticos e questões econômicas e ambientais, com foco em relações internacionais intra-regionais e com outros países. Já a trilha de Arte e Cultura investiga as culturas regionais, movimentos filosóficos, literários e artísticos, relações sociais, diversidade, interculturalidade e relações de gênero, abordando a descolonização e seus efeitos nas manifestações sociais, culturais e artísticas.  O curso inclui disciplinas obrigatórias sobre a realidade latino-americana, seminários de integração e aulas de idiomas (espanhol, português e chinês), além de atividades presenciais no campus da FAAP e encontros síncronos on-line. O programa também oferece projetos de cooperação virtual (COIL) com outras universidades da América Latina e a participação de professores estrangeiros renomados em palestras e seminários.  Os alunos poderão cursar disciplinas em instituições de ensino superior parceiras da FAAP e têm a possibilidade de continuar seus estudos no exterior. O curso também proporciona experiências internacionais, como visitas técnicas e a Missão do Cone Sul, que inclui países como Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.  Saiba mais:


Internacional

Curso de Chinês para Negócios começa em 24 de fevereiro

O Curso de Chinês para Negócios, oferecido pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP, visa ensinar o Mandarim em seus principais aspectos – escrita (ideogramas), leitura, fala e compreensão – enquanto desenvolve a competência intercultural dos alunos. Para garantir uma imersão completa no idioma, as aulas são ministradas exclusivamente por professores nativos chineses e utilizam materiais recomendados pelo HANBAN. Além disso, o curso inclui preparação para o teste HSK, exame oficial de proficiência em chinês. Dividido em dois módulos, curso é destinado a pessoas que desejam fazer negócios com chineses, que trabalham em uma empresa chinesa ou que desejam aprender a língua, mas não têm disponibilidade para ir presencialmente às aulas. Chinês para Negócios I Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Chinês para Negócios II Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Importante: Para ingressar diretamente no módulo II, é necessário demonstrar conhecimento prévio do idioma. Início das aulas: 24 de fevereiro de 2025 Mais informações e inscrições: https://www.faap.br/extensao-e-livres/chines-para-negocios/ Não perca essa oportunidade única de impulsionar sua carreira e se destacar no competitivo mercado de


Na FAAP

FAAP e IGENSIA assinam acordo de cooperação para participar do Programa Erasmus+ 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e o grupo educacional francês IGENSIA selaram um novo acordo de cooperação que amplia as oportunidades de intercâmbio para seus alunos, corpo docente e administrativo, agora com a possibilidade de participação no programa Erasmus+. A assinatura do acordo ocorreu com a presença de Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP, Meo Kositpaiboon, Gerente de relações internacionais da IGENSIA e Valida Mechri, Diretora do departamento Internacional para intercâmbios, projetos e parcerias da IGENSIA, que na mesma ocasião renovou outra assinatura de um acordo de colaboração já existente entre as duas instituições.  O Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia voltada para a educação, que oferece bolsas de estudo e intercâmbio, divididas em diferentes categorias, para estudantes, professores e profissionais de universidades localizadas fora da UE. O programa visa proporcionar experiências acadêmicas e profissionais internacionais, permitindo que os participantes ampliem seus horizontes educacionais e culturais, em uma relação bilateral de troca de conhecimentos que possam enriquecer de forma prática as aulas e projetos do centro universitário.  “A ideia é que possamos promover a Europa, principalmente a França, entre os seus colegas, mas também entre os alunos, além de dar a vocês a oportunidade de desenvolver projetos conosco e nos enviar seus colegas, seus alunos e seus professores, para que nos mostrem aquilo que vocês possuem aqui no Brasil que talvez não tenhamos na França. Essa é a ideia da cooperação que queremos criar entre as instituições”, afirma Meo Kositpaiboon, Gerente de RI da IGENSIA.  Além disso, a parceria prevê dar oportunidade – principalmente – para os alunos com vulnerabilidade social. O programa oferece uma ajuda de custo para que os alunos passem até 6 meses na França, podendo optar entre os campus de Paris, Lyon ou Toulouse, enquanto os professores e staff podem permanecer de 1 semana a 2 meses, ampliando as perspectivas e o desenvolvimento profissional dos participantes. A aplicação para o programa ocorre no dia 19 de fevereiro e o resultado sobre a aprovação será anunciada em julho.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter