Facilidade de uso, rapidez e comunicação direta feita através de imagens: é isso que procuram aqueles que se relacionam com as principais marcas brasileiras nas redes sociais. Essa é uma das conclusões da mais recente avaliação do Relatório Mídias Sociais 360° sobre as Top 100 (em volume de interações) empresas nacionais presentes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com o Socialbakers.
O estudo, que traz resultados trimestrais, mostrou um crescimento bastante acentuado no número de seguidores das marcas no Instagram em outubro, novembro e dezembro de 2016, especialmente quando comparado com o mesmo período de 2015. Naquela época, a média de novos seguidores era de 78.541. Em 2016, o número foi para 88.590. As marcas contavam com uma média total de 324.246 seguidores em 2015. No ano passado, esse número chegou a 733.510 em média, com um crescimento superior a 120%.
E-Commerce melhora atendimento no Facebook
Outro dado interessante, é que no relatório anterior, relativo aos meses de julho, agosto e setembro de 2016, as respostas das empresas do setor de e-commerce ao consumidor via Facebook levavam, em média, 22 horas e 14 minutos. Já nos três meses seguintes, esse tempo baixou para duas horas e 44 minutos.Vale destacar que, no último trimestre de 2015, o tempo de resposta médio do setor de e-commerce foi de 21 horas e 10 minutos.
YouTube também cresce
A plataforma de vídeo vem ganhando cada vez mais espaço no relacionamento das marcas com seus consumidores. O crescimento em um ano é espantoso. No primeiro trimestre de 2016, as Top 100 marcas tinham uma média de 36.313 inscritos em seus canais. Este número nos últimos três meses do ano passado chegou à média de 70.814.
Como consequência direta do aumento no número de inscritos nos canais, houve um crescimento também na média de visualizações em cada vídeo. Nos primeiros meses de 2016 – janeiro, fevereiro e março – o número médio era de 205.678 visualizações. Já no último trimestre do mesmo ano, os vídeos receberam uma média de 321.557 views. A título de comparação, no último trimestre de 2015, o número de views alcançava somente 149.330.
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