ESTUDO DA FAAP ANTECIPOU A EVOLUÇÃO DA PODOSFERA

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Um estudo desenvolvido em 2019 pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP revelou que havia a oportunidade e espaço para o surgimento de temas e novos formatos em podcasts, ainda pouco explorados no Brasil, como conteúdo voltado ao gênero Adulto/Erotismo. De lá pra cá, houve uma significativa mudança e, hoje, há desde conteúdos independentes até a entrada de canais de TV neste segmento da podosfera. 

No mês passado, por exemplo, foi anunciada a segunda temporada do podcast Sexy Hot. Há ainda o “Só para Maiores”, que estreou no final de 2021, com base nos roteiros dos filmes originais do canal. Com uma nova temporada em vista, o podcast agora dará vida às melhores histórias enviadas pelo público a partir de um site dedicado exclusivamente à ação.

“Quando havia algo para este nicho, normalmente era um episódio isolado e que estava no contexto de um bate-papo, mas o estudo previu que havia um mercado a ser explorado, uma vez que 24% dos que responderam à pesquisa na época demonstraram interesse nesse tipo de conteúdo”, explica o professor de criação e produção de áudio da FAAP, Marcelo Abud. 

Outra tendência relacionada pela pesquisa do NiMD-FAAP foi para a criação de mais conteúdos que explorassem a contação de histórias e audiodramas (feitos nos mesmos moldes das antigas radionovelas). No levantamento feito há dois anos, esse segmento correspondia a menos de 2% dos áudios disponíveis nas plataformas de podcasts. 

Hoje, há inúmeras iniciativas do gênero, desde aqueles dedicados a histórias para fazer a criança ninar, que tem como um dos destaques o “Era uma Vez Podcast”, de Carol Camanho, passando por iniciativas de grupos de teatro, como o tradicional Galpão, que fez a radionovela “Quer Ver? Escuta!”, até conteúdos tradicionais como a “Carta da Saudade”, de Eli Corrêa. Além disso, plataformas como o Spotify, com o Paciente 63, e a brasileira Orelo, com “A Febre de Kuru”, apostaram em grandes produções no formato de audiodrama. 

“Um dos fatores que pode ter impulsionado a criação de conteúdos mais elaborados é a necessidade de canais de TV e de artistas se reinventarem para continuar a entregar conteúdos criativos e de qualidade, só que agora produzidos a distância”, destaca o professor. Ele lembra, por exemplo, a temporada da Nova Escolinha do Professor Raimundo e outros programas da TV Globo que ganharam suas versões em séries de áudio. 

Para além da imposição que vem a partir do distanciamento social, o professor Marcelo aponta que os podcasts criados nos últimos dois anos possuem uma qualidade acima do que vinha sendo feito, o que torna a podosfera ainda mais atraente para um público cada vez mais diverso e amplo.

Outro fator apontado pelo professor é o cansaço do convívio com telas para as mais diferentes atividades, que também gerou uma busca pelo áudio para gêneros mais artísticos, como cinema e teatro.

Sobre oportunidades nesse universo, ele destaca que a produção de trilhas originais ainda é pouco valorizada. “Há espaço para a criação de marcas sonoras e trilhas que se identifiquem com os conteúdos. Hoje, temos bons exemplos acontecendo, mas ainda estão restritos a audiosséries e audiodramas. Cabe investir em trilhas para podcasts mais jornalísticos e, também, institucionais”, finaliza. 

O estudo “Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas”, desenvolvido em 2019, pode ser revisto no site do NiMD FAAP. 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Um estudo desenvolvido em 2019 pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP revelou que havia a oportunidade e espaço para o surgimento de temas e novos formatos em podcasts, ainda pouco explorados no Brasil, como conteúdo voltado ao gênero Adulto/Erotismo. De lá pra cá, houve uma significativa mudança e, hoje, há desde conteúdos independentes até a entrada de canais de TV neste segmento da podosfera. 

No mês passado, por exemplo, foi anunciada a segunda temporada do podcast Sexy Hot. Há ainda o “Só para Maiores”, que estreou no final de 2021, com base nos roteiros dos filmes originais do canal. Com uma nova temporada em vista, o podcast agora dará vida às melhores histórias enviadas pelo público a partir de um site dedicado exclusivamente à ação.

“Quando havia algo para este nicho, normalmente era um episódio isolado e que estava no contexto de um bate-papo, mas o estudo previu que havia um mercado a ser explorado, uma vez que 24% dos que responderam à pesquisa na época demonstraram interesse nesse tipo de conteúdo”, explica o professor de criação e produção de áudio da FAAP, Marcelo Abud. 

Outra tendência relacionada pela pesquisa do NiMD-FAAP foi para a criação de mais conteúdos que explorassem a contação de histórias e audiodramas (feitos nos mesmos moldes das antigas radionovelas). No levantamento feito há dois anos, esse segmento correspondia a menos de 2% dos áudios disponíveis nas plataformas de podcasts. 

Hoje, há inúmeras iniciativas do gênero, desde aqueles dedicados a histórias para fazer a criança ninar, que tem como um dos destaques o “Era uma Vez Podcast”, de Carol Camanho, passando por iniciativas de grupos de teatro, como o tradicional Galpão, que fez a radionovela “Quer Ver? Escuta!”, até conteúdos tradicionais como a “Carta da Saudade”, de Eli Corrêa. Além disso, plataformas como o Spotify, com o Paciente 63, e a brasileira Orelo, com “A Febre de Kuru”, apostaram em grandes produções no formato de audiodrama. 

“Um dos fatores que pode ter impulsionado a criação de conteúdos mais elaborados é a necessidade de canais de TV e de artistas se reinventarem para continuar a entregar conteúdos criativos e de qualidade, só que agora produzidos a distância”, destaca o professor. Ele lembra, por exemplo, a temporada da Nova Escolinha do Professor Raimundo e outros programas da TV Globo que ganharam suas versões em séries de áudio. 

Para além da imposição que vem a partir do distanciamento social, o professor Marcelo aponta que os podcasts criados nos últimos dois anos possuem uma qualidade acima do que vinha sendo feito, o que torna a podosfera ainda mais atraente para um público cada vez mais diverso e amplo.

Outro fator apontado pelo professor é o cansaço do convívio com telas para as mais diferentes atividades, que também gerou uma busca pelo áudio para gêneros mais artísticos, como cinema e teatro.

Sobre oportunidades nesse universo, ele destaca que a produção de trilhas originais ainda é pouco valorizada. “Há espaço para a criação de marcas sonoras e trilhas que se identifiquem com os conteúdos. Hoje, temos bons exemplos acontecendo, mas ainda estão restritos a audiosséries e audiodramas. Cabe investir em trilhas para podcasts mais jornalísticos e, também, institucionais”, finaliza. 

O estudo “Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas”, desenvolvido em 2019, pode ser revisto no site do NiMD FAAP. 


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP realiza a 3ª edição da Jornada Profissional com sucesso e diversidade de temas 

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a FAAP promoveu a 3ª edição da Jornada Profissional, um evento que proporcionou aos alunos uma imersão no futuro das diversas carreiras, com uma programação rica e variada.  Curso de Direito  Os alunos de Direito assistiram à palestra da Dra. Fernanda Herbella, Delegada de Polícia e graduada pela National Academy do FBI, que discutiu sua atuação e as funções da Polícia Civil. No terceiro dia, a Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, compartilhou sua trajetória e destacou a importância da instituição na promoção do acesso à justiça e na defesa dos direitos fundamentais.  Curso de Produção Audiovisual  Carolina Gazal, especialista em Transformação Digital e Conteúdo Multiplataforma, falou aos alunos de Produção Audiovisual sobre o mercado de mídia e entretenimento, combinando entretenimento, jornalismo e tecnologia.  Inteligência Artificial  Veri Lobo, CEO da Cubos, apresentou uma palestra sobre empreendedorismo, automação e o uso de IA como fator decisivo no mercado competitivo global. Ele compartilhou sua trajetória profissional, inspirando os alunos com relatos de seus erros e acertos.  Programa BCM  O Programa BCM teve um encontro promovido em parceria com a App Brasil, Globo e Propmark, discutindo “Criatividade em equilíbrio: quando a mente pede pausa em um mercado que nunca para”. A palestra “A Doença da Eficiência”, conduzida por Edmar Bulla, abriu o evento, seguida por um painel com profissionais de diversas áreas.  Curso de Cinema  Os alunos de Cinema tiveram uma experiência marcante com a exibição do filme “Homem com H” e um debate com o cineasta Esmir Filho. Além disso, a ex-aluna Beatriz Carvalho compartilhou os processos de criação e gestão de produções audiovisuais.  Curso de Animação  O curso de Animação contou com a presença do game designer Fabiano Onça, que realizou uma simulação prática de desenvolvimento de um jogo, esclarecendo a lógica por trás do processo criativo.  Curso de Moda  A fundadora da Conceria Artefatos em Couro, Jessica Janetti, conversou com os alunos sobre o processo artesanal de criação de bolsas e acessórios em couro. No Auditório 1, a jornalista Maria Prata compartilhou sua trajetória profissional e vivências no universo da moda.  Curso de Jornalismo  Renata Piza, redatora-chefe da Elle Brasil, conduziu uma palestra sobre “Jornalismo na Moda”, explorando temas como o mercado editorial e publicitário.  Curso de Design  Patricia Urquiola, renomada arquiteta e designer, compartilhou sua visão sobre o papel do designer na criação de experiências que geram conexões reais e enfatizou a importância do design responsável e sustentável.  Fórum O Otimista  A 7ª edição do Fórum O Otimista trouxe lideranças públicas, privadas e acadêmicas para discutir temas cruciais para a transformação do Brasil. O evento teve início com a presença ilustre do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, que destacou a importância do tema da segurança para a sociedade. Outro painel discutiu “Os impactos das novas políticas comerciais entre Brasil e EUA”, moderado pela Profa. Dra. Fernanda Magnotta e com participação de André Vasconcelos, Allisson David de Oliveira Martins e Leandro Almeida.  Encerramento com Diplomacia  O Programa BIA encerrou a Jornada com uma palestra sobre a “Vida de diplomata” com o Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo.  Conclusão  A Jornada Profissional FAAP 2025 foi um evento de grande relevância, proporcionando aos alunos uma visão ampla e atualizada das diversas áreas profissionais. Com mais de 50 atividades, o evento reafirmou o compromisso da FAAP em preparar seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho, incentivando a excelência e a responsabilidade


Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter