A FAAP realiza um debate no dia 29 de janeiro para tratar dos novos modelos de negócio gerados pela segmentação da TV e a produção de conteúdos digitais. O evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrição, ocorrerá no campus de São Paulo.
Estão confirmadas as presenças de Sebastián Gadea, diretor de conteúdo da produtora de TV Eyeworks Cuatro Cabezas, do grupo Time Warner, e do crítico de gastronomia Arnaldo Lorençato. A mediação será do professor Alvaro Bufarah, coordenador do curso de pós-graduação em Produção Executiva de TV e Produtos Multimídia da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP.
Segundo Alvaro, o objetivo é traçar um panorama sobre o cenário atual da mídia e fazer uma análise crítica sobre as ações em andamento para entender os movimentos do mercado, sem a pretensão de prever o futuro.
O crescimento da Internet como uma base de distribuição de conteúdos multimídia levou os espectadores a passar grande parte do tempo conectados às diversas plataformas e seus derivados (jogos, livros, players de músicas, etc.). Esse comportamento alterou o padrão de criação, produção, distribuição e as métricas de audiências para as outras mídias.
Com o público mais diluído em novos meios, não há espaço para produtos com altos índices de Ibope. Assim, será cada vez mais difícil assistir a capítulos de novelas com mais de 40 pontos de audiência, já que a “massa” está cada vez mais segmentada em grupos menores, com interesses diferentes.
O mercado está afunilando para as coproduções e produções independentes, por meio de parcerias entre players nacionais e internacionais. Embora exista uma concentração na área de entretenimento, em grandes conglomerados econômicos, pequenas produtoras têm ganhado espaço produzindo conteúdos diferenciados para as diversas plataformas digitais.
Pós em Comunicação para 2018
Além da pós-graduação em Produção Executiva de TV e Produtos Multimídia, a FAAP também está oferecendo outros cursos para 2018 na área de comunicação: Gestão da Produção e Negócios Audiovisuais; Documentário: Estéticas e Práticas; Escrita Criativa; Branding e Reputação de Marcas; Fotografia: Práticas Poéticas e Culturais; Roteiro para Cinema e Televisão; e Comunicação e Marketing Digital.
Segmentação da TV e Produção de Conteúdos Digitais
Data: 29/01/2018 – 19h30
Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7449
Sobre os palestrantes
Sebastián Gadea
Jornalista, produtor audiovisual e responsável pela produção de mais de 300 horas anuais de conteúdos para as principais emissoras do Brasil. Foi diretor de seis temporadas do jornalístico “A Liga”, da TV Bandeirantes, e produtor da Discovery Channel US Hispanic e The History Channel. Há mais de 15 anos atua nos mercados do Brasil, Argentina, Espanha, Chile e Equador.
Arnaldo Lorençato
É editor e crítico na área de gastronomia, tema de suas reportagens desde 1992. É produtor e diretor de vídeos sobre gastronomia no portal da revista Veja.