Convidados debaterão com alunos sua extensa participação internacional em assuntos ligados às relações exteriores
Em 9 de agosto, às 10h, no Centro de Convenções, a FAAP vai receber Roberto Teixeira da Costa e o embaixador Marcos Azambuja para a aula magna do curso de Relações Internacionais. O debate será sobre o tema “O Brasil tem medo do mundo? Discutindo relações exteriores e desafios brasileiros” e terá a mediação da coordenadora do curso Fernanda Magnotta.
Na ocasião também será lançado o livro “Is Brazil Afraid of the World? Discussing Brazilian Foreign Affairs and Challenges” do economista Roberto Teixeira da Costa.
Roberto Teixeira da Costa trabalhou com o mercado de capitais na Deltec, pioneira nessa atividade no Brasil, foi vice-presidente de investimentos no Unibanco e no Banco de Investimento do Brasil, presidente da Comissão de Valores Mobiliários e da Brasilpar. Atualmente é membro do Conselho de Administração do Interamerican Dialogue de Washington, do Conselho Deliberativo do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACINT), da Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos fundadores e também presidente internacional do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), membro do Conselho Curador do International Accounting Standards Board (IASB) e fundador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).
Marcos Azambuja serviu como Embaixador do Brasil na Argentina e na França, foi Chefe da Delegação do Brasil para Assuntos de Desarmamento e Direitos Humanos em Genebra e coordenador da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na Cúpula da Terra Rio 92. No Ministério das Relações Exteriores, serviu como Secretário-Geral, em Londres, Cidade do México e Nova York. Foi membro da Comissão de Armas de Destruição em Massa e do Fórum de Tóquio para a Não Proliferação Nuclear e Desarmamento. Atualmente é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Fundação Roberto Marinho, além de ser Conselheiro Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).
O evento é aberto ao público e os interessados em participar deverão se inscrever.