O título é concedido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e faz referência à obra de Auguste Perret, arquiteto francês que projetou o prédio em 1947.
“Existem muitos prédios históricos na cidade de São Paulo, por onde as pessoas passam e não têm ideia do que aconteceu ali. Estamos muito orgulhosos em receber essa placa que conta e homenageia a história da FAAP”, disse Fernanda Celidonio, diretora do MAB FAAP, durante a cerimônia.
O projeto Inventário Memória Paulistana busca reconhecer e proteger referências culturais da identidade e memória da cidade de São Paulo, dando visibilidade à história, fatos ou personagens. A homenagem coincide com as celebrações dos 75 anos da FAAP, em 2022.
Auguste Perret foi um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX. No Brasil, a única obra realizada por Perret foi o projeto arquitetônico do prédio da FAAP, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da instituição.
Além da referência arquitetônica, o edifício histórico também abriga um painel de vitrais assinados por artistas como Lasar Segall, Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake.
História do edifício
A história do edifício-sede da FAAP tem início no ano de 1938, quando o conde Armando Alvares Penteado registrou em seu testamento a vontade de criar uma escola de artes e uma pinacoteca. Ao falecer, em 1947, coube a D. Annie Alvares Penteado, sua esposa, dar continuidade a esse desejo, criando a instituição que levaria seu nome.
Armando Alvares Penteado havia deixado um esboço do projeto arquitetônico da FAAP, que foi aprimorado em estudo preliminar pelo arquiteto franco-polonês radicado no Brasil, Antoni Wincenty Dygat (1886-1949), e, a pedido de D. Annie, encaminhado a Auguste Perret, em 1947.
Em 1949, o projeto definitivo ficou a cargo dos irmãos Perret, da empresa Frères Perret: Auguste (1874-1954), Gustave (1876-1952) e Claude (1880-1960).As obras dos irmãos Perret têm um significado muito abrangente, que vai da teoria da arquitetura ao desenvolvimento de processos de construção inovadores.