No dia 12 de dezembro, a FAAP e a Edições Terceira Via realizam um debate seguido do lançamento do livro “Quando o Santo é Forte: Uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho”, com sessão de autógrafos.
Participam do bate-papo a autora do livro e professora da FAAP, Nathalie Hornhardt, e o filósofo e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, Luiz Felipe Pondé.
O livro, que tem prefácio do Pondé, evidencia, a partir dos depoimentos dos personagens do documentário Santo Forte, de Eduardo Coutinho, a busca dos indivíduos pela felicidade e pelo preenchimento da insuficiência humana, por meio de suas crenças e experiências religiosas. Com base no termo “insuficiência humana” cunhado por Blaise Pascal e conceitualizado por Luiz Felipe Pondé, vê-se que o homem necessita e é dependente do mundo sobrenatural, justamente, para preencher o vazio ao qual é inerente e que tanto o assola. Por meio de experiências místicas e de sua trajetória religiosa os personagens do filme evidenciam uma aceitação maior de suas vidas em razão da comunicação que dispõem com o sagrado.
Sobre os palestrantes
Luiz Felipe Pondé é coordenador do curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP. É doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade de Paris VIII. Possui pós-doutorado pelas Universidades de Tel Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha). Foi Professor convidado da Universidade de Marburg (Alemanha), da universidade de Sevilla na Espanha, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale (Louvain, Bélgica). Atualmente é colunista do Jornal Folha de S.Paulo.
Nathalie Hornhardt é professora na Faculdade de Comunicação da FAAP, onde ministra as disciplinas: “Teorias da Comunicação”, “Comunicação e Religião”, “Comunicação, Cultura e Contemporaneidade”, dentre outras; é radialista e colunista do site Update or Die, onde escreve principalmente sobre comportamento, mídia, redes sociais, religiosidade e contemporaneidade. Mestre em Mídia e Religião pela PUC-SP e graduada em Comunicação Social pela FAAP. Atua principalmente nos seguintes temas: religiões como mercado; comunicação; felicidade e ética; comportamento contemporâneo e mídias sociais digitais.
DEBATE E LANÇAMENTO DO LIVRO “QUANDO O SANTO É FORTE: UMA DISCUSSÃO SOBRE A INSUFICIÊNCIA HUMANA NO DOCUMENTÁRIO DE EDUARDO COUTINHO”
Data: 12 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Centro de Empreendedorismo da FAAP
Rua Alagoas, 903 – São Paulo – SP
Mais informações: 3662-7332