Diretor de TV Marcelo Amiky foi o entrevistado do FAAPCAST desta semana


DATA


COMPARTILHE


202392112150-1

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Ex-aluno e ex-professor da disciplina de Produção Executiva em cursos de Pós-Graduação e Rádio e TV da FAAP, Marcelo Amiky, foi o entrevistado do FAAPCAST desta semana. Amiky foi diretor de grandes projetos na TV como The Masked Singer (TV Globo), Dancing Brasil e Canta Comigo (Record TV), Iron Chef (Netflix), grandes shows e eventos ao vivo, como o DVD de 40 anos de carreira do cantor Daniel, recém-indicado ao Prêmio Grammy e do último especial do Criança Esperança (TV Globo). 

 

“Nos anos 80 meus pais compraram uma câmera VHS, pouca gente sabia mexer com aquilo e eu, muito moleque, comecei a fuçar na câmera para gravar um trabalho do colégio. Aquilo me despertou para um universo novo”, explicou o convidado que, ainda adolescente, montou uma empresa de gravação de casamentos, batizados e festas de 15 anos com dois amigos. 

Na volta de um intercâmbio na Inglaterra, já sabia que queria trabalhar com TV e entrou no curso da FAAP. No começo da graduação conseguiu seu primeiro estágio na TV Gazeta e logo depois na TV Cultura, no programa musical Bem Brasil, onde ficou durante 10 anos e foi de estagiário a diretor. “O programa era ao vivo e foi minha grande escola, não só do ponto de vista de fazer televisão ao vivo, mas também de tecnicamente aprender como funciona”. 

Marcelo explicou que ter experiência em produção foi fundamental na sua carreira, “conhecer todos os departamentos nos potencializa como diretor, porque essa função tem muito a ver com entender o fluxo de todas as coisas que envolvem um programa. O papel do diretor é uma interface entre todos os departamentos, pois é muito importante conseguir que todos os envolvidos possam ir pelo mesmo caminho”. 

O convidado respondeu perguntas dos alunos sobre seus projetos favoritos, sobre os avanços tecnológicos, TikTok e se a onda de vídeos curtos na internet acaba influenciando a TV ao vivo. “Na minha época existiam quatro ou cinco emissoras de TV em São Paulo, não existia internet e a TV a cabo estava engatinhando ainda, não existia celular com vídeo, o campo era muito pequeno, era difícil conseguir estágio. Apesar das pessoas acharem que a TV está acabando, eu penso o contrário. Porque hoje tudo virou vídeo e o campo se abriu em muitos sentidos. Quem sai da faculdade tem muitos caminhos possíveis com a internet e todas as possibilidades que isso traz”.

Assista aqui o episódio na íntegra. 

 Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação. 

Os alunos podem assistir às entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas. 


DATA


banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter