O curso de Cinema da FAAP realizará amanhã, 20 de outubro, a 23ª edição do “Diálogos na WEB – FAAP” por meio da plataforma ZOOM.
Com o tema “O documentário como fonte de expressão política e artística”, o evento contará com a participação da cineasta e artista visual Fernanda Pessoa e da realizadora de filmes e premiada diretora de fotografia Heloisa Passos.
Com mediação do professor Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da FAAP, o encontro é destinado à comunidade faapiana e ao público externo. O evento poderá ser visto clicando no link: https://zoom.us/j/93093676056?pwd=Tkt3ZXBLVjJXSkYvTlJUaVBwWHdxQT09 – Senha de acesso: 7r243d07
DIA: 20/10 (TERÇA-FEIRA)
HORÁRIO: 16h
DURAÇÃO: 1 HORA
PÚBLICO: ALUNOS E PROFESSORES E CONVIDADOS
ASSUNTO DO DEBATE: “O DOCUMENTÁRIO COMO FONTE DE EXPRESSÃO POLÍTICA E ARTÍSTICA”CONVIDADOS: FERNANDA PESSOA E HELOÍSA PASSOS
Fernanda Pessoa trabalha principalmente com cinema documental e videoinstalações. Formada em Cinema pela FAAP, com mestrado em Audiovisual na Sorbonne Nouvelle, Paris, sob orientação de Philippe Dubois. Em 2017, finalizou seu primeiro longa-metragem documental, “Histórias que nosso cinema (não) contava”, exibido em mais de 25 festivais internacionais e disponível no Netflix. Seu segundo documentário, “Zona Árida”, recebeu Menção Honrosa no Dok Leipzig em 2019 e fez sua estreia no Brasil em 08 de outubro de 2020.
Heloisa Passos é membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), do Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Cinema Brasileiro (DAFB) e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Fez assistência de câmera nos longas-metragens “Todos os Corações do Mundo”, de Murilo Salles, e “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues. Em 2017, dirigiu seu primeiro longa documental intitulado “Construindo Pontes”.